sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Afinal a LÍNGUA é o músculo mais forte do corpo ou não?

A língua é uma parte essencial, muitas vezes brincalhona, da anatomia humana. Muitos de nós crescemos acreditando na afirmação de que a língua é o músculo mais forte do corpo. Mas é realmente? A resposta curta é não. Mas a explicação não é tão simples como você pensa.
O site Scientific American perguntou a alguns especialistas em língua (sim, eles existem) por que o mito foi tão fácil de engolir. Maureen Stone, da Universidade de Maryland School of Dentistry, especula que o mito da força da língua surgiu a partir de sua resistência incrível e na precisão dos movimentos que existem em tarefas como comer e falar. “Quando foi a última vez que a sua língua estava cansada?”, ela pergunta. “se você não tem quaisquer distúrbios, a resposta é provavelmente nunca.” Stone diz que a tenacidade da língua brota da forma como ela é formada, através de lotes de pedaços de músculo semelhantes em que cada um pode realizar a mesma tarefa. “A língua não fadiga”, diz ela, “porque há um monte de redundância na arquitetura muscular. Você simplesmente ativa diferentes fibras musculares e obtém o mesmo resultado.”
fato ou ficcao a lingua e o musculo mais forte do corpo
Stephen Tasko, um cientista da Western Michigan University, diz que o mito da língua ser o músculo mais forte do corpo é também resultado de desinformação. Essa pedaço de carne macia que chamamos de língua não é apenas um músculo, é um conglomerado de oito músculos separados. Ao contrário dos outros músculos, tais como o bíceps, a musculatura da língua não se desenvolve em torno de um osso de suporte. Em vez disso, eles se entrelaçam para criar uma matriz flexível, formando o que é chamado de hydrostat muscular; esta estrutura é semelhante atentáculos de polvo ou uma tromba de elefante.
Quatro músculos na matriz, chamados de músculos extrínsecos, ligam a língua às estruturas na cabeça e no pescoço. Um músculo segura a base do crânio, outro liga-se a um osso na garganta, e existe ainda um músculo que se fixa na mandíbula inferior e outro enrolado em torno do palato. Estes impulsionam a língua de lado a lado, de frente para trás e para cima e para baixo. O resto dos músculos compõem o corpo da língua. Eles são o que lhe dá a capacidade de se contorcer em matrizes infinitas de formas e posturas. Eles fornecem forma para ajudar a falar, comer e engolir.
fato ou ficcao a lingua e o musculo mais forte do corpo1
Devido a língua ser puro músculo, sem osso, ela é muito flexível e ostenta uma enorme amplitude de movimentos e formas preservando ao mesmo tempo o seu volume. “É como uma espécie de balão de água”, diz Tasko. “Se você deformá-la em um lugar, ele vai saltar para fora em outros lugares.” Tasko acredita que o mito da força extraordinária tem persistido por causa da flexibilidade incansável da língua. “Nós todos sabemos que você pode fazer todos os tipos de ginástica com a língua”, diz ele.
Colocando uma espécie de balão flexível cheio de ar na boca de um sujeito, os cientistas podem medir a pressão máxima que a língua pode exercer sobre um objeto. Este dispositivo, chamado de instrumento de desempenho oral, Iowa, é colocado na língua e os sujeitos são convidados a empurrá-lo para o teto de suas bocas tão forte quanto puderem. Os cientistas também usam esse dispositivo para medir a resistência, ou por quanto tempo a língua pode manter uma certa postura. Tais medidas têm dado a mentira como mito!
Mas qual é, então, o músculo mais forte do corpo? A resposta acaba por ser complicado e depende de como a força muscular é definida, mas não importa, a língua não vence sob qualquer critério. Há muitas maneiras de medir a força. Uma delas é a força bruta, onde quando maior, melhor. Todos os músculos esqueléticos são feixes de muitas fibras individuais que contêm pequenas estruturas geradoras de força chamadas de sarcômeros. “De um modo geral, mais tecido muscular significa um número total maior de sarcômeros, o que significa maior geração de força máxima”, diz Tasko. Isso significa que os maiores músculos do quadríceps-na parte da frente das coxas e glúteo podem produzir mais força. Porém, o tamanho do músculo e força bruta não são tudo. Músculos trabalham puxando ossos, que agem como alavancas que convertem contrações musculares (movimentos pequenos, mas poderosos) em grandes movimentos.
Seu bíceps se movimenta sobre os ossos em seu antebraço para levantar o haltere. Devido ao tamanho longo de seu antebraço, o bíceps tem que puxar com muita força para mover sua mão até o seu ombro. O seu maxilar, em contraste, é uma alavanca muito mais curta. Devido a isso, o masseter, o principal músculo em sua mandíbula, também é um candidato para o músculo mais forte do corpo. Ou talvez não se trata de força em tudo, mas sim de trabalho global feito no curso de uma vida. Por essa medida, o músculo que mais trabalha em seu corpo é o que mantém o seu sangue fluindo: seu coração.
A língua pode não ser tão forte como os glúteos, mandíbula ou coração, mas fortalecê-la ainda pode ser útil. Tasko diz que há algumas evidências que sugerem que exercícios de fortalecimento podem beneficiar as pessoas que têm dificuldade em engolir, como aquelas se recuperando de acidente vascular cerebral. Alguns especulam que o fortalecimento da língua pode até mesmo melhorar habilidades de falar ou ajudar a tratar patologias da fala. Tasko adverte, no entanto, que essas afirmações são controversas e precisam de mais testes. Mas uma coisa é certa: a língua não é definitivamente o músculo mais forte do corpo. Talvez as pessoas continuem a acreditar em seu poder, simplesmente porque a língua é estranha e fica literalmente dentro de seus rostos, e as pessoas gostam superlativos.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?