segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Qual a diferença entre flor e rosa?







A rosa (do latim rosa) é uma das flores mais populares no mundo. Vem sendo cultivada pelo homem desde a Antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Celebrada ao longo dos séculos, a rosa, símbolo dos apaixonados, também marcou presença em eventos históricos importantes e decisivos. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.


Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae, e ao gênero Rosa L., com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maioria das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.

Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.

Flor: A flor é a parte das plantas classificadas como Angiospérmicas (Divisão Magnoliophyta) onde se encontram os seus órgãos sexuais. A função da flor é assegurar a reprodução. Depois da fertilização do óvulo, a flor transforma-se num fruto, que contém as sementes que irão dar origem a novas plantas da mesma espécie.


15 comentários:

  1. Podia ter esclarecido melhor. Ainda continua a dúvida para muita gente.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não está clara, se é que realmente existe diferença entre ambos conceitos.

    ResponderExcluir
  3. fiquei ainda em dúvida entre flor e rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa é uma flor, pertencente à família Rosaceae. Basicamente, todas as rosas são flores, mas nem todas as flores são rosas. Por exemplo: um lírio é uma flor, e não uma rosa. Simples assim. :D

      Excluir
  4. Rosa é um tipo de flor... é como perguntasse qual a diferença entre maçã e fruta. Pra mim esclareceu

    ResponderExcluir
  5. Catso que raio de comparacao e esta? Maca e fruta
    Rosa e flor. Maca e um tipo de fruta . Rosa e um tipo de flor. Não há diferenças. Há variedades de tipos

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que flor é fase inicial do fruto. Depois da fecundação ela trasnforma-se em uma fruta. A rosa é uma flor que não transforma-se em fruto. Um pé de rosa só bota rosas. kkkkk. deve ser assim.

    ResponderExcluir
  7. A diferença seria os espinhos? Q as rosas tem e na flor não tem...

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi a a rosa é um tipo de flor

    ResponderExcluir
  9. Será que eu entendi?as flores são tiradas das rosas e isso?

    ResponderExcluir
  10. Continuo sem entender pois camelias não tem semente nem espinhos

    ResponderExcluir