quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Sobre o CICLO MENSTRUAL!! Entenda...

O ciclo menstrual geralmente dura cerca de 28 dias e é dividido em 3 fases, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem durante o mês. A menstruação representa os anos férteis da vida da mulher, que iniciam na adolescência e duram até a menopausa.
No entanto, é normal que a duração do ciclo varie entre 25 e 35 dias, mas ciclos com intervalos mais curtos ou mais longos do que estes podem representar problemas de saúde como ovários policísticos.

Ciclo menstrual normal

Entenda como funciona o Ciclo Menstrual
O ciclo menstrual normal dura em média 28 dias, tendo início no primeiro dia de menstruação e terminando quando a menstruação do mês seguinte inicia. Cada ciclo é dividido em 3 fases:
  • Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e dura em média 12 dias;
  • Fase ovulatória: dura cerca de 8 dias, e é quando ocorre a ovulação, que normalmente acontece na metade do ciclo. Para um ciclo de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece no 14º dia;
  • Fase lútea: dura em média 10 dias e prepara o útero para o início da próxima menstruação.
Após finalizadas as 3 fases, ocorre a menstruação, que é o descolamento do revestimento do útero, caracterizada por sangramento vaginal que dura cerca de 5 a 7 dias.

O que deixa o ciclo menstrual irregular

O ciclo menstrual irregular é aquele em que não se sabe quando a menstruação irá vir. As causas mais comuns de ciclo irregular são:
  • Início da vida fértil na adolescência, até 2 anos após a primeira menstruação;
  • Período pós gravidez;
  • Pré-menopausa, devido às intensas alterações hormonais;
  • Distúrbios da alimentação que causam perda de peso em excesso, como anorexia nervosa;
  • Excesso de atividade física intensa, principalmente em mulheres atletas;
  • Hipertireoidismo;
  • Ovários policísticos;
  • Mudança de anticoncepcional;
  • Estresse ou distúrbios emocionais;
  • Presença de inflamação, pólipos ou tumores no aparelho reprodutor feminino.
Na presença de ciclo menstrual irregular ou quando o ciclo menstrual não ocorre por mais de 3 meses, deve-se procurar o ginecologista para investigar a causa do problema.

Como calcular o período fértil - Tabelinha

O período fértil pode ser calculado através da técnica da tabelinha, mas essa técnica só é confiável se o ciclo menstrual for regular. O período fértil inclui o dia da ovulação + 3 dias antes + 3 dias depois, lembrando que a ovulação ocorre na metade do ciclo.

Como calcular o período fértil com ciclo irregular

Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como o ciclo menstrual não vem sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas.
No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.
Por exemplo: Se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.
Uma forma mais rigorosa de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular para as mulheres que desejam engravidar é recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo. Já para aquelas que não desejam engravidar, a tabelinha não é um método eficaz e, por isso, é importante utilizar métodos contraceptivos seguros, como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, por exemplo.
A tabelinha é um cálculo que se faz baseado nos dias do ciclo menstrual para saber quando é o período fértil da mulher e, por isso, ela pode ser utilizada para programar uma gravidez ou para evitá-la, embora como método contraceptivo ela não seja muito eficaz.
Para que a tabelinha seja mais eficiente e um método mais seguro, recomenda-se que a mulher anote num calendário todos os dias em que fica menstruada, durante, pelo menos, 1 ano.

Tabelinha para engravidar

Para utilizar a tabelinha para engravidar o casal deverá ter relações durante o período fértil da mulher, que é entre o 11º e o 17º dia, a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, e o 14º dia será o dia mais fértil.

Tabelinha para evitar a gravidez

Para utilizar a tabelinha para evitar a gravidez, recomenda-se que o casal não tenha relações durante o período fértil da mulher.
Para calcular quando o contato íntimo deve ser evitado, a mulher deve subtrair 18 dias do ciclo menstrual mais curto e 11 dias do ciclo menstrual mais longo, dos últimos 12 ciclos menstruais. Dessa forma, quando os ciclos menstruais forem irregulares e variarem de 26 a 29 dias, as relações devem ser evitadas a partir do oitavo dia até o décimo-oitavo dia de cada ciclo. Tabelinha

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?