quarta-feira, 4 de maio de 2016

Ecologia para o ENEM: QUESTÕES

01) As citações:
I. “A floresta Amazônica deve ser preservada a qualquer custo. Afinal ela é o verdadeiro pulmão do mundo”.
II. “Diante das demandas promissoras dos mercados de carbono, algumas áreas de plantio na Amazônia têm sido abandonadas para dar lugar a uma nova dinâmica de recolonização nessas áreas”. foram extraídas, a primeira, de uma propaganda de TV de cunho ambientalista, e a segunda, de uma revista de divulgação científica. Considerando tais citações:

a) pode se falar em erro conceitual, quando se faz referências a florestas maduras como a Amazônia, como “pulmão do mundo”? Justifique sua resposta.
b) indique duas diferenças básicas encontradas entre comunidades de início e de final de sucessão relacionadas com a dinâmica dos processos ecofisiológicos em um ecossistema florestal.
Resolução:a) Sim. As florestas em equilíbrio atingem um estágio denominado estágio clímax, no qual tudo que é produzido através do processo da fotossíntese será consumido metabolicamente e, portanto não se observa a emissão de oxigênio e nem absorção do carbono a partir do meio-ambiente.
b) A comunidade inicial ou ecese apresenta baixa biodiversidade e alta produtividade primária, enquanto que a comunidade clímax ou final possui alta biodiversidade e baixa produtividade primária.
2) Em carta enviada à revista científica Science, cientistas brasileiros afirmaram que as mudanças no Código Florestal Brasileiro, aprovadas por comissão especial da Câmara dos Deputados neste ano, poderão levar mais de 100 mil espécies à extinção, além de aumentar substancialmente as emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

a) Qual o problema ambiental causado pelo aumento das emissões de gás carbônico e quais suas consequências?
b) Segundo os cientistas, a flexibilização no Código Florestal estimulará o desmatamento e reduzirá a restauração obrigatória de áreas nativas ilegalmente desmatadas. Explique como essas mudanças no código podem levar à extinção de espécies e ao aumento nas emissões de gás carbônico.
Resolução:
a) O aumento das emissões de gás carbônico na atmosfera aumenta o efeito estufa. As consequências são a ampliação da temperatura global e o derretimento das calotas polares, levando à elevação dos níveis dos Oceanos.
b) As mudanças no Código Florestal estimularão o desmatamento, que ocasionará uma redução da cobertura vegetal. Isso interfere nas teias alimentares, empobrece o solo, altera a temperatura e umidade do ambiente e reduz a transformação do carbono (CO2) em biomassa aumentando o seu teor na atmosfera.
3) Copaifera langsdorffii é uma árvore de grande porte, amplamente distribuída pelo Brasil e conhecida popularmente como copaíba. A dispersão das sementes da copaíba é feita por aves frugívoras.

a) Indique e explique objetivamente a relação ecológica que se estabelece entre a copaíba e as aves frugívoras.
b) Considerando que as sementes poderiam germinar ao redor da planta-mãe, por que a dispersão é importante para a espécie vegetal?
Resolução:
a) Proctocooperação. A árvore é beneficiada pela dispersão de suas sementes, enquanto as aves se alimentam da polpa carnosa de seus frutos
b) A dispersão das sementes é importante para a espécie vegetal porque diminui a competição entre a planta-mãe e sua descendência por nutrientes do solo e luz, e amplia a ocupação territorial.
4) As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar os diferentes níveis tróficos de um ecossistema e podem ser de três tipos: número de indivíduos, biomassa ou energia. Elas são lidas de baixo para cima e o tamanho dos retângulos é proporcional à quantidade que expressam. Considere uma pirâmide com a seguinte estrutura:


a) Que tipo de pirâmide, entre os três tipos citados no texto, não poderia ser representada por essa estrutura? Por quê?
b) Dê um exemplo de uma pirâmide que pode ser representada pela estrutura indicada. Substitua 1, 2 e 3 por dados quantitativos e qualitativos que justifiquem essa estrutura de pirâmide.
Resolução:
a) Pirâmide de energia. A pirâmide de energia só pode ser representada com a base larga (produtores) e com os níveis superiores mais estreitos, pois sempre há perda de energia quando se passa de um nível trófico para outro.
b) A pirâmide pode ser representativa da biomassa do plâncton marinho, na qual 1 representa a massa do fitoplâcton, 2, a massa do zooplâncton e 3, a dos peixes. A biomassa do fitoplâncton pode ser menor do que a do zooplâncton, porque a biomassa que o constitui se reproduz com grande velocidade e apresenta alta eficiência fotossintética, assegurando a nutrição do zooplâncton, que possui maior biomassa e menor capacidade reprodutora. A pirâmide também pode ser de números, na qual 1 pode ser uma árvore, 2, os pulgões parasitas dessa planta e 3, as joaninhas (besouros), que são predadores dos pulgões. Uma árvore pode nutrir milhares de parasitas, os quais alimentam um menor número de predadores.
5) A vaca é um ruminante, cujo estômago tem compartimentos onde ocorre o processo de digestão da celulose. Esse processo é auxiliado por microrganismos.

a) Que tipo de relação biológica existe entre a vaca e esses outros seres vivos? Justifique.
b) Que nutrientes do mesmo grupo da celulose os humanos conseguem digerir?
Resolução:
a) Mutualismo: é uma relação obrigatória, em que ambos os indivíduos ganham com a associação. O microrganismo encontra um ambiente (abrigo) com alimento e a vaca tem a digestão favorecida. b) A celulose é um polissacarídeo, assim como o amido e glicogênio.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?