sábado, 10 de setembro de 2016

Seleção natural sempre cai no ENEM !!







A ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição.

A expressão mais adaptado refere-se à maior probabilidade de determinado indivíduo sobreviver e deixar descendentes em determinado ambiente.

A seleção natural atua permanentemente sobre todas as populações. Mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age de modo estabilizador, está presente, eliminando os fenótipos desviantes.
TENHO PODCAST SOBRE RELAÇÃO ECOLÓGICA






Entretanto, o ambiente não representa um sistema constante e estável, quer ao longo do tempo, quer ao longo do espaço, o que determina interações diferentes entre os organismos e o meio.

Essa heterogeneidade propicia diferentes pressões seletivas sobre o conjunto gênico da população, evitando a eliminação de determinados alelos que, em um ambiente constante e estável, não seriam mantidos. Dessa forma, a variabilidade genética sofre menor redução.



É o que acontece com a manutenção na população humana de certos alelos que normalmente seriam eliminados por serem pouco adaptativos. Um exemplo é o alelo que causa uma doença chamada anemia falciforme ou siclemia.

Essa doença é causada por uma alelo que condiciona a formação de moléculas anormais de hemoglobina com pouca capacidade de transporte de oxigênio. Devido a isso, as hemácias que as contêm adquirem o formato de foice quando a concentração de oxigênio diminui. Por essa razão são chamadas hemácias falciformes.

Os heterozigóticos apresentam tanto hemácias e hemoglobinas normais como hemácias falciformes. Apesar de ligeiramente anêmicos, sobrevivem, embora com menor viabilidade em relação aos homozigóticos normais.



Em condições ambientais normais, o alelo para anemia falciforme sofre forte efeito seletivo negativo, ocorrendo com baixa freqüência nas populações. Observou-se, no entanto, alta freqüência desse alelo em extensas regiões da África, onde há grande incidência de malária.

Essa alta freqüência deve-se à vantagem dos indivíduos heterozigotos para anemia falciforme, pois são mais resistentes à malária. Os “indivíduos homozigóticos normais” correm alto risco de morte por malária enquanto os “indivíduos homozigóticos para a anomalia” morrem de anemia. Os heterozigóticos, entretanto, apresentam, sob essas condições ambientais, vantagem adaptativa, propiciando a alta taxa de um alelo letal na população.

UMA QUESTÃO:

A anemia falciforme é uma doença caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice. É mais comum em indivíduos da raça negra e pode se manifestar de forma variada. Fundamentando-se na ilustração que demonstra a origem da depranocitose, marque a alternativa INCORRETA:


A) Na anemia falciforme, com a substituição do ácido glutâmico pela valina, há alteração da estrutura primária protéica e consequente disfunção dos mecanismos de transporte de oxigênio.
B) A ruptura de hemácias libera bilirrubina no sangue fazendo com que os olhos e a pele fiquem amarelados, configurando um quadro conhecido como icterícia.
C) Em crianças com anemia falciforme, o baço pode diminuir rapidamente, por sequestrar menos sangue retido nos pequenos vasos sanguíneos das mãos e dos pés, causando crises de dor.
D) Na célula com proteína normal, as moléculas não estão associadas umas com as outras e, cada conjunto tétrade (duas cadeias α e duas β), transporta o oxigênio.
E) A célula deformada possui a hemoglobina S, que resulta da interação das unidades tétrades e posterior cristalização fibrosa, diminuindo a capacidade de a hemácia oxigenar os tecidos.

RESPOSTA: C) Em crianças com anemia falciforme, o baço pode diminuir rapidamente, por sequestrar menos sangue retido nos pequenos vasos sanguíneos das mãos e dos pés, causando crises de dor.

Exemplos de seleção natural

Resistência a antibióticos ou a inseticidas

A resistência de bactérias a antibióticos e de insetos a inseticidas têm aumentado muito nos últimos anos, havendo sempre a necessidade de se desenvolverem novos antibióticos e novos inseticidas.


Tomemos como exemplo a resistência a antibióticos. Para isso imaginemos inicialmente a existência de indivíduos adaptados a determinada condição ambiental. Se introduzirmos nesse ambiente certa quantidade de antibiótico, haverá grande mortalidade de bactérias, mas algumas, que já apresentavam mutações que lhes conferem resistência a essa substância sobreviverão. Estas, por sua vez, ao se reproduzirem originarão indivíduos com características distribuídas em torno de outro tipo médio.

Se esses indivíduos forem submetidos a doses mais alta desse mesmo antibiótico, novamente haverá alta mortalidade e sobreviverão apenas os que já tiverem condições genéticas para resistir a doses mais altas do remédio. Repetindo-se o procedimento, será possível obter populações cada vez com mais indivíduos resistentes ao antibiótico em questão, podendo ocorrer um deslocamento da média das características no sentindo da maior resistência a determinada substância.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?