quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Faz mal segurar o xixi por muito tempo?




Segurar a urina por muito tempo é prejudicial à saúde porque pode provocar infecção ou incontinência urinária e inclusive provocar a formação de pedra na bexiga.

O acúmulo de urina dentro da bexiga aumenta a formação de microrganismos e também quando se segura o xixi por muito tempo, a bexiga não relaxa completamente durante a micção e um pouco de urina pode ficar acumulada aumentando o risco de infecções. Além disso, segurar o xixi por muito tempo vai diminuindo a elasticidade da bexiga e isso pode provocar incontinência urinária, que é quando a roupa íntima fica molhada porque não se consegue segurar a urina devidamente.


Esse hábito também aumenta o risco de formação de pedras na bexiga, provocando dor quando vão ser eliminadas, em alguns casos pode mesmo ser necessário uma intervenção cirúrgica para a remoção da pedra.

Crianças que tendem a ficar segurando o xixi por muito tempo, porque não querem parar de brincar, devem ser estimuladas a ir ao banheiro antes de ir dormir e logo que acordar. Além disso, a criança deve ser levada para fazer xixi pelo menos mais 4 vezes ao dia.
O que fazer para evitar doenças

Para que o corpo possa se manter devidamente hidratado deve-se tomar 2 litros de água ou outros líquidos por dia, assim é natural ter necessidade de ir ao banheiro 6 a 7 vezes.

Assim, para evitar as doenças relacionadas ao hábito de ficar segurando o xixi muito tempo é recomendado ir ao banheiro sempre que sentir vontade ou pelo menos de 4 em 4 horas.


Já para evitar a perda involuntária de urina também é importante fortalecer a musculatura pélvica, que tende a ficar mais flácida e ineficiente com o envelhecimento natural, durante a gravidez e após o parto. Quando a incontinência já está presente, veja os exercícios de kegel que pode fazer para voltar a controlar a urina de forma eficiente.

Acordar a noite para ir ao banheiro pode indicar diabetes e por isso, se isto for frequente experimente fazer um exame de sangue para avaliar a taxa de açúcar no sangue
Quem não consegue ir ao banheiro fora de casa, porque tem dificuldade para usar o banheiro do trabalho, da escola ou de bares e restaurantes.

https://www.tuasaude.com/



Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?