quarta-feira, 21 de outubro de 2015

DIABETES,SAIBA TUDO OU QUASE TUDO!!

O Diabetes Mellitus é uma doença que afeta todo o corpo devido ao funcionamento incorreto ou a falta de um hormônio produzido pelo pâncreas, a insulina.
A insulina tem como objetivo quebrar as moléculas de glicose em subpartes muito menores e lançar todas para dentro das células, onde elas serão convertidas em energia depois de vários processos e utilizadas por todas as células do organismo como fonte energética para o metabolismo.
Quando a insulina não funciona, as moléculas de glicose começam a se acumular muito no sangue e provocam diversas reações adversas no organismo.
o-que-e-diabetes
O que faz a doença se originar?
O Diabetes pode ser originado no corpo por diversos fatores e isso pode depender de qual tipo da doença o portador desenvolverá, sendo que ela pode ser congênita ou não. Existem 2 tipos de diabetes, que é a Diabetes Tipo 2 e Diabetes Tipo 2 que abordaremos mais em detalhes em outros artigos aqui no blog.
Porém, mesmo ela tendo uma forte influência genética, existem muitas coisas que podem ser feitas afim de evitar a progressão da doença ou até que ela se origine, que vou mostrar mais adiante aqui no artigo.
A genética pode influenciar de diferentes maneiras no desenvolvimento da doença, sem contar que o portador já pode nascer com algum problema no pâncreas que já dificulte a produção do hormônio.
Além disso, o consumo regular de produtos químicos como fármacos, outros tipos de drogas ou até açúcar consumido em excesso podem ser fatores agravantes para o desenvolvimento do Diabetes.
Só para informar, o Diabetes não é uma doença contagiosa, e sem hereditária (o que depende do tipo, também). No caso do tipo 1, ela pode ser passada de pais para filhos, enquanto que no tipo 2 ela é desenvolvida por má alimentação e falta de exercícios físicos, que são coisas que estão no nosso controle e devemos nos cuidar para evitá-la.
Insulina x Glucagon
A insulina não é o único hormônio produzido pelo pâncreas. O glucagon também faz parte do equilíbrio da glicose no sangue, mas ele é ativado exatamente para cumprir a função contrária.
Após o estado alimentado, todo o carboidrato que ingerimos na alimentação se converte em glicose no sangue. Nesse momento, o corpo sinaliza para o pâncreas lançar mais insulina no sangue.
Já quando estamos em jejum, o nível de glicose no sangue cai, e então o glucagon é ativado para que quebre as reservas de glicose que temos, o glicogênio. As moléculas são liberadas no sangue e o equilíbrio é reestabelecido temporariamente.
Assim, o pâncreas é um órgão que está em constante atividade e, dependendo das necessidades do corpo, ele produz mais ou menos dos dois hormônios.
Maus hábitos
A genética não é a única culpada pela doença, principalmente em relação ao tipo 2. Má alimentação, sedentarismo e consumo de substâncias nocivas ao organismo também são responsáveis pelo desenvolvimento do Diabetes.
E a insulina não é o único hormônio afetado, o glucagon também sofre com essa transformação. E mesmo que o tipo 1 seja genético, esses fatores ambientas também ajudam a piorar o quadro da doença.
Agora vamos falar dos sintomas da pré-diabetes e também da diabetes em si que é muito importante você saber pois, só para se ter uma ideia, existem hoje no Brasil cerca de 26 milhões de brasileiros possuem diabetes e não sabem disso.
Isto ocorre, pois até as pessoas começarem a sentir os primeiros sintomas, a doença é SILENCIOSA. Isto é um grande problema da diabetes.
Sintomas do Pré Diabetes
O Pré-Diabetes não chega a ser uma doença em si, mas é uma prévia para quem pode desenvolver o Diabetes Mellitus Tipo 2. O quadro clínico se configura pelo aumento excessivo de insulina para tentar controlar os níveis de glicose que aumentam rapidamente no sangue em um curto período de tempo.
Como o Pré-Diabetes é um estado que antecede o Diabetes tipo 2, as causas estão ligadas ao desenvolvimento do tipo 2, como:
  • Sedentarismo;
  • Má alimentação;
  • Fatores genéticos;
  • Obesidade.
Já nesse estado, a glicose aumenta muito, assim como a insulina. Pela alta quantidade produzida, ela acaba não funcionando muito bem e aí começa a se configurar um estado de resistência ao hormônio.
Quais São os Sintomas da Pré-Diabetes?
O Que é Diabetes e Quais Os Tipos de Diabetes
Infelizmente, os portadores de Pré-Diabetes não apresentam sintomas relacionados à doença e isso é um problema, conforme já mencionamos acima e pode se tornar muito grave, pois faz com que o tratamento adequado não seja colocado em prática desde o início, levando a complicações mais sérias posteriormente devido o descobrimento tardio da doença.
Mas, então, como detectar alguém em que o Pré-Diabetes ainda esteja em desenvolvimento?
Geralmente são levados em conta diversos fatores que poderiam fazer com que a pessoa fosse uma portadora de Diabetes tipo 2.
Então, pessoas mais velhas, acima do peso, com histórico na família, com colesterol alto, que não se alimentam adequadamente e levaram desde sempre uma vida sedentária podem ter grandes chances de apresentar o Pré-Diabetes, isso se já não desenvolveram o Diabetes tipo 2.
Os testes são feitos através de exames de sangue e pode ser detectado através dos níveis de glicose no sangue que tem os limites definidos com base no sexo da pessoa.
Não vamos entrar em detalhes técnicos aqui no artigo sobre isto, mas só para você ter uma noção, no grupo que corre mais risco de desenvolver a doença, os níveis de glicemia em jejum entre 100 e 125 mg/dL são considerados indicativos de pré-diabetes.
Portanto, sempre que você for fazer exames de sangue, fique atento aos seus níveis de glicemia em jejum (sempre faça em jejum este exame) para saber se você está com fatores de risco para não chegar a desenvolver a doença.
Qual a Melhor Forma Para Evitar a Diabetes?
O Que é Diabetes e Quais Os Sintomas da Diabetes
A importância de se visitar regularmente um médico para testar os níveis de glicose no sangue se devem ao fato de que se ele for efetivo, a pessoa evita que o Diabetes tipo 2 se desenvolva.
Como a doença de fato ainda não se desenvolveu, a prevenção da doença é feita geralmente de forma natural. Ou seja, adotando os hábitos saudáveis dos quais já falamos, como se alimentar bem e se exercitar.
Em alguns casos, médicos também podem receitar medicamentos para pessoas que estiverem muito acima do peso. Não é o ideal, mesmo porque esses remédios para emagrecer são feitos geralmente à base de hormônios para controlar a ansiedade.
Mas, como é um caso de urgência, é aceitável o uso desses remédios por tempo determinado, afim de evitar que o próprio Pré-Diabetes se desenvolva e origine a Diabetes Tipo 2. Porém, essas práticas saudáveis não devem ser usadas apenas nesse período.
O ideal é que elas sejam seguidas para sempre, não só para se prevenir contra a Diabetes Tipo 2, mas para evitar uma série de complicações e outros tipos de doenças, como as cardiovasculares. Mesmo porque, quem corre o risco de desenvolver Diabetes por estar com o colesterol alto, ser sedentário e se alimentar mal corre um risco muito maior de ter o coração afetado.
São hábitos que, além de reverter o quadro do Pré-Diabetes, ainda evitará que ele surja novamente. Porém, muitos médicos ainda indicam o uso de remédios para reverter esse quadro, menos um que conhecemos aqui no Brasil e que temos um profundo respeito pelo trabalho dele e falaremos mais sobre ele no final deste artigo.
Já agora, é preciso ficar atento(a) também aos sintomas da diabetes em si e vamos falar mais sobre isto.
Quais São os Sintomas da Diabetes?
A Diabetes Mellitus é uma doença que afeta aproximadamente 400 milhões de pessoas no mundo. Se pararmos para pensar nesse número, ele é assustadoramente grande, sendo praticamente o dobro da população do Brasil.
Porém, esse é apenas um número aproximado, pois estima-se que outras milhões de pessoas nem sabem que são portadoras da doença, infelizmente.
Alguns sintomas da doença podem ser um pouco mais genéricos, mas outros são bem mais característicos, facilitando o diagnóstico. Até certo ponto, a doença começa a se desenvolver de modo assintomático, mas quando eles aparecem, não é difícil percerber as mudanças fisiológicas no corpo.
O Que é Diabetes e Quais Os Sintomas da Diabetes
Um dos primeiros sintomas a aparecer é a sede excessiva. Esse fato é explicado devido a alta concentração de glicose no sangue. Como a insulina não funciona corretamente, a glicose que deveria estar no meio intracelular permanece fora.
Com isso, ela acaba sendo excretada na urina, o que já explica também o fato de diabéticos terem a urina adocicada.
Uma vez que a concentração de glicose aumenta, a absorção de água pelos túbulos renais diminui, a quantidade de urina aumenta e mais água é eliminada do corpo, fazendo com que diabéticos precisem ir muitas vezes ao banheiro e consequentemente sintam mais sede.
Alguns outros sintomas característicos são:
  • Perda de peso;
  • Aumento de apetite;
  • Cansaço físico;
  • Déficit de atenção;
  • Vista embaçada, o que pode levar a cegueira;
  • Infecções;
  • Impotência sexual.
Hálito cetônico
O nosso organismo tem a glicose como fonte principal de energia. Como a insulina não está funcionando e não joga as moléculas para dentro das células, não existe uma fonte de energia disponível para elas.
Através de um processo bioquímico denominado gliconeogênese, o corpo produz glicose a partir de outras moléculas denominadas oxaloacetato.
Mas elas não são as únicas moléculas utilizadas. Os ácidos graxos também são degradados, mas nesse processo produzem substâncias denominadas corpos cetônicos, que em altas concentrações podem ser nocivos ao corpo.
Porém, servem como uma reserva energética na falta de glicose. Os corpos cetônicos (um deles é a acetona) são muito voláteis, mas de difícil oxidação. Dessa maneira, são excretados pela urina, mas também saem através do hálito. Daí vem o hálito característico de diabéticos denominado hálito cetônico.
O que pode agravar a situação?
O Que é Diabetes e Quais Os Sintomas da Diabetes
Em outro artigo, vamos falar especificamente da Diabetes Tipo 1, em que a genética é um fator agravante para o desenvolvimento da doença. Mas ela não é a única vilã, a hipertensão e a obesidade também podem afetar ainda mais o quadro.
Além disso, a falta de exercícios físicos podem colaborar para o surgimento da doença, especialmente o tipo 2. Tanto é que campanhas já foram feitas para que as pessoas se alimentassem melhor e passassem a exercer alguma atividade física.
Caminhadas diárias já são suficientes para reduzir bem as chances de se desenvolver o Diabetes.
Sem contar que pessoas com mais de 40 anos são mais propensas a desenvolver a doença, bem como o estresse pode colaborar para isso, e não só para o Diabetes como para a saúde física e mental em geral.
Bom, espero que estas informações realmente te ajudem a esclarecer de uma vez por todas o que é a diabetes e quais são os sintomas dela.
Já agora, se você já é portador de Diabetes Tipo 1 ou 2, tenho aqui uma informação importante para te passar.
Nós aqui do blog Emagrecer Para Sempre, temos como missão ajudar o maior número de pessoas a emagrecer, serem mais saudáveis e, principalmente, serem mais felizes.
Sabemos que a Diabetes é uma doença que atrapalha imensamente a vida das pessoas, pois muda radicalmente o estilo de vida e impõe muitas restrições físicas e também psicológicas que é o mais complicado de se tratar.
Temos estudado a fundo quais são as melhores formas de combater a Diabetes de uma vez por todas, mas sem a utilização massiva de remédios e insulina, que a mídia aí fora sempre mostra como a dita “solução” para amenizar os problemas com esta doença.
Após algumas investigações de tratamentos e remédios para combater a Diabetes, conhecemos um médico super conceituado e que já estuda a Diabetes há mais de 15 anos e se tornou uma das maiores referências no Brasil em tratamentos para obesidade e Diabetes.
Você já imaginou em reverter em 100% o quadro de Diabetes Tipo 2 e reduzir em cerca de 80% o uso de medicamentos para quem é portador da Diabetes Tipo 1?
Talvez nunca tenha pensado nestas possibilidades, pois a mídia lá fora não divulga isto, pois causaria um grande impacto na indústria farmacêutica, afetando muito as vendas e trazendo prejuízo para eles.
http://emagrecerparasempre.com/

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?