quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Quanto você sabe sobre o Ciclo do Nitrogênio?

Cerca de 78% da atmosfera é composta por nitrogênio na forma de gás (o azoto N2). Esse elemento químico é muito importante, pois constitui as proteínas e os ácidos nucléicos. Entretanto, os seres vivos, exceto alguns microorganismos, não conseguem incorporar e utilizar o nitrogênio na forma de gás, obtendo esse nutriente na forma de íons amônio (NH4+) e íons nitrato (NO3−). O ciclo do nitrogênio é dividido em quatro etapas:
1ª etapa – Fixação do nitrogênio
A fixação ou assimilação do N2 do pode ser feita através da radiação ou com a participação de microorganismos, sendo esse processo denominado biofixação. As cianobactérias dos gêneros Nostoc e Anabaena e as bactérias Azotobacter, Clostridium e Rhizobium (vivem nas raízes de leguminosas). Esses organismos fixam o N2 amosférico em uma forma utilizável pelos seres vivos, como amônio e nitrato. O N2 reage com o hidrogênio para formar a amônia (NH3).
2ª etapa – Amonificação
A amônia pode ser obtida tanto pela ação dos biofixadores como pela decomposição de proteínas, ácidos nucléicos, resíduos nitrogenados dos cadáveres e excretas pelos decompositores (bactérias e fungos).
3ª etapa – Nitrificação
É a conversão da amônia nitrato através da nitrificação que é dividida em duas partes:
-Nitrosação: converte amônia (NH3) em nitrito (NO−2) pela ação das bactérias nitrificantes (Nitrosomonas, Nitrosococcus, Nitrosolobus) que são autótrofas quimiossintetizantes e utilizam a energia da nitrificação para a síntese de substâncias orgânicas.
2NH3+3O2 →2H++2NO−2+2H2O+energia
-Nitração: o nitrito (NO−2) que é liberado no solo é oxidado a nitrato (NO−3) por outras bactérias autótrofas quimiossintetizantes nítricas (Nitrobacter). O nitrato pode ser absorvido pelos vegetais na fabricação de suas proteínas e de seus ácidos nucleicos. O nitrogênio é liberado do corpo do organismo pela excreção de produtos nitrogenados (uréia e ácido úrico) e/ou decomposição de organismos mortos pela ação dos decompositores, que também degradam proteínas dos organismos mortos, transformando-as em amônia.
2NO−2+O2→2NO−3+energia
4ª etapa – Desnitrificação
As bactérias desnitrificantes (Pseudomonas denitrificans) transformam utilizam o nitrato para oxidar compostos orgânicos e produzir energia, sendo transformadas em gás, reiniciando o ciclo.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?