quinta-feira, 5 de novembro de 2015

4 situações em que sua tatuagem pode te causar sérios problemas.

As tatuagens são uma das grandes tendências do século XXI, quer como forma de expressão pessoal, quer como obra de arte ou acessório de moda. Embora ainda mantenha uma certa aura de tabu, a popularidade das tatuagens parece querer ultrapassar todos esses preconceitos à velocidade da luz. Apesar de ser um procedimento bastante agressivo à nossa pele, o American Academy of Dermatology concluiu que 33% da população americana tinha, pelo menos, uma tatuagem; 17% dessas pessoas já tinha contemplado remover essa tatuagem e 5% já tinham tapado essa tatuagem com outra.
A pesquisa da Tattoo Trend aponta que tatuados têm uma auto estima mais elevada que o normal, e são muito orgulhosos de seus corpos e dos desenhos, que na maioria dos casos são verdadeiras obras de arte. No entanto, poucas pessoas que decidem fazer uma tatuagem não estão realmente ligadas aos problemas que poderá ter que enfrentar.
Veja abaixo 4 situações em que sua tatuagem pode te causar sérios problemas.

1- Tinta contaminada

Anvisa-suspende-venda-e-determina-apreensão-de-tinta-para-tatuagem
As mais belas tatuagens não requerem apenas o melhor dos profissionais, mas também o material precisa estar impecável. Em 2012 um dermatologista em Rochester, Nova York relatou um surto de infecções associadas a tatuagens devido a proliferação de bactérias da espécie Mycobacterium chelonae.  13 homens e 6 mulheres desenvolveram um exantema eritematoso persistente na área da tatuada, todos clientes do mesmo profissional. Uma análise posterior encontrou garrafas de tinta cinza ainda lacradas contaminadas com a M. chelonae.

2- Mascarar doenças de pele

ja-pensou-em-cobrir-uma-cicatriz-com-tatuagens-1
Muitas pessoas tem o hábito de querer esconder marcas com um belo desenho. Isso pode não ser uma boa ideia! As tatuagens podem acabar evitando que doenças de pele, inclusive o câncer, sejam diagnosticados a tempo. Em 2013 a revista JAMA Dermatology relatou um caso de uma jovem que desenvolveu um melanoma em uma marca já pré-existente e que esta marca ficou escondida por muito tempo por baixo de uma tatuagem. O caso só foi confirmado quando a tatuagem foi removida com técnica a laser. Os dermatologistas alertam que tatuagens nunca devem ser usadas para esconder lesões pigmentadas.

3- Sensibilidade ao sol

sol_tatuagem
Um estudo de 2011 realizado na Dinamarca mostrou que peles tatuadas são sensíveis ao sol provocando inchaço, prurido, dor, ardor e vermelhidão nos locais tatuados. Este tipo de efeito é bastante comum quando a tatuagem (principalmente com tons de preto e vermelho). No entanto, as reações não parecem estarem ligadas diretamente a uma classe do pigmento ou substância química. Além da sensibilidade da pele, o estudo mostrou que as cores das tintas sofrem degradação em presença do sol.

4- Reação à ressonância magnética

ressonanciamagntica_thumb
Antes de usar o aparelho de ressonância magnética é preciso se livrar de tudo que é acessório de metal. Mas não são somente estas coisas que devemos nos preocupar. De acordo com especialistas, a tinta da tatuagem pode sofrer alterações nos aparelhos de ressonância. Isso porque muitas desses corantes possuem Óxido de ferro em sua composição que reage em presença dos potentes imãs presentes na máquina. Há muitos relatos de pessoas que sofreram queimaduras sérias nos locais tatuados durante uma sessão de ressonância.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?