segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Como animais perdidos encontram o caminho de volta para casa?

Dias atrás, conversando com minha mãe que mora no interior do Paraná, fiquei sabendo que minha tia havia, enfim, achado um novo dono para um de seus gatos. O bichano iria ser criado por meu avô, que mora a vários quarteirões de distância. Quando fui visitá-lo, quis saber onde estava o gato e tive uma surpresa: ele voltou sozinho para a casa da minha tia no dia seguinte à chegada ao novo lar.
Mas como isso é possível, sendo que ele nunca havia ido muito longe? Na internet, podemos encontrar diversos relatos de bichinhos que foram perdidos e mesmo assim encontraram um jeito de voltar para casa. Mesmo aqui no Mega Curioso, contamos as histórias do gatinho que voltou após ter sido enterrado e do papagaio que ficou 4 anos sumido até reaparecer falando outra língua.
Um caso bastante impressionante aconteceu em 2013: uma gatinha chamada Holly percorreu mais de 320 km até reencontrar seus donos, depois de ter sido extraviada em uma viagem pelo EUA. O sumiço durou dois meses, e Holly teve sua identidade “confirmada” por conta de um microchip que estava implantado em seu pescoço.
A viagem de Holly durou dois meses, mas acabou com final feliz

Faro e campos magnéticos

A ideia de animais perdidos voltando para casa já virou até filme: quem não se lembra de “A Incrível Jornada”? Um gato e dois cachorros precisam trabalhar em equipe para reencontrar seus donos. É um clássico da Sessão da Tarde!
De acordo com os pesquisadores, dois mecanismos diferentes entram em ação nesses casos. Os cachorros utilizam principalmente o olfato para retornar para casa. E não pense que apenas o seu cheiro vai atraí-lo: o animal pode reconhecer até mesmo objetos que estão nas redondezas de onde ele faz o seu passeio, como árvores ou latas de lixos.
Já no caso dos felinos, a principal teoria é que a viagem é feita através dos campos magnéticos – algo parecido com o que fazem as aves migratórias. Quando se veem perdidos, eles ativam uma espécie de bússola interna e encontram um jeito de retornar.
Cachorro utilizam o olfato apurado

Alerta!

Porém, os motivos para o retorno dos animais, de acordo com os estudiosos, são bem distintos. No caso dos cães, realmente é saudade do dono. Já para os gatos, é a saudade de um terreno conhecido, no qual ele se sente seguro e confortável – apesar de que os seus donos sempre vão acreditar que é por causa deles, não é mesmo?
Os veterinários alertam, porém, que não se deve apostar na sorte: para cada animalzinho que encontra seu caminho de volta para casa, inúmeros permanecem perdidos ou morrem na viagem. Então, cuide bem de seu bichinho para ele nunca se perder, combinado?
Você conhece alguma história que envolva animais perdidos que retornaram para casa? Compartilhe conosco!

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?