domingo, 19 de junho de 2016

Conhecem o papagaio-charão ?? Amantes vai te falar...




O papagaio-charão - Taxonomia: Reino- Animalia; Filo: chordata; Classe: Aves; Ordem: Psitaciformes; Fam: Psittacidae; Gen: Amazona; Espécie: A. pretrei.  Amazona pretrei é um dos menores papagaios brasileiros. Apresenta 32 cm de comprimento e 280 g de massa corporal. Sua plumagem geral é verde, destacando-se a máscara vermelha que nos adultos se estende até a região posterior dos olhos. Também apresenta coloração vermelha no encontro das asas e das polainas das patas. O dimorfismo sexual fica evidente pelo fato do macho apresentar maior extensão da coloração vermelha, tanto na cabeça quanto nas asas, além do porte ligeiramente mais avantajado, quando comparados com as fêmeas.

O status de conservação do papagaio-charão é considerado como ameaçado de extinção pertencente à categoria vulnerável para o estado do Rio Grande do Sul.A espécie está intimamente associada às florestas com araucárias do nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina durante o período de maturação das sementes do pinheiro-brasileiro, principalmente entre março e julho, quando os pinhões constituem o principal item alimentar dos papagaios. Nos demais meses do ano, contemplando seu período reprodutivo, o papagaio-charão distribui-se por uma ampla área, principalmente no nordeste, centro e sudeste do Rio Grande do Sul. Nesse período, ocupa uma paisagem caracterizada por pequenas formações florestais conhecidas por capões de mato, em meio a áreas abertas, hoje bastante antropizadas, constituídas por campos ou lavouras.


População ( espécie social ) O papagaio-charão é uma espécie social, apresenta hábito de reunirem-se em bandos, regularmente ao fim de tarde. Para pernoitar utilizam florestamentos de pinus ou de eucaliptos, localizados geralmente em propriedades particulares. Antes do pôr-do-sol, começam a chegar nos dormitórios elegidos pela espécie em pequenos bandos. É através deste comportamento que possibilita aos pesquisadores realizarem a contagem da população.
As contagens dos papagaios são realizadas através de censos de aguardo, em pontos fixos e estrategicamente pré-estabelecidos ao redor de seus dormitórios coletivos. Para o registro dos bandos, os censeadores utilizam fichas padrão e registram os papagaios a medida em que chegam ao dormitório. A contagem é direta, geralmente sem estimativas. Isto exige boa prática dos censeadores.
Alguns dormitórios coletivos são utilizados pelo papagaio-charão com alto grau de fidelidade, a vários anos, como o Parque Municipal de Carazinho, onde o Projeto Charão completou dez anos de monitoramento da população. Atualmente o Projeto Charão monitora em torno de 15 dormitórios coletivos localizados no Rio Grande do Sul e outros 3 em Santa Catarina.
A população do papagaio-charão vem sendo monitorada de maneira sistemática desde 1991, por pesquisadores do Projeto Charão, e os resultados indicam que a população mínima total da espécie, atualmente apresenta um tamanho de cerca de 20.000 aves.

O papagaio-charão é uma ave típica do sul do Brasil. Sua ocorrência está intimamente ligada à Floresta de Araucárias, ambiente florestal caracterizado pelo predomínio do pinheiro-brasileiro - Araucaria angustifolia. Este ambiente florestal chegou a cobrir inicialmente 40% da vegetação no estado do Paraná, 30% em Santa Catarina e 10 % no estado do Rio Grande do Sul. Esta espécie florestal foi amplamente extraída da natureza entre as décadas 20 a 40. Atualmente, apresenta sua extensão reduzida a apenas 1%.

Comportamento durante a reprodução: O papagaio-charão utiliza cavidades de árvores para nidificar, a exemplo da maioria dos representantes dos psitacídeos. Reproduzem-se apenas uma vez ao ano, permanecendo fiéis um ao outro.
Em agosto, os casais começam a investigar as cavidades naturais localizadas nos fragmentos florestais. A fêmea é responsável pela incubação dos ovos, que em sua grande maioria são em número de 3. A incubação dos ovos é de 29 dias. Neste período, o macho é responsável providenciando a alimentação para a fêmea, que apenas deixa o ninho em torno de 3 a 4 vezes ao dia e durante poucos minutos para ser alimentada pelo macho.Após a eclosão dos ovos, quando nascem os filhotes, é necessário permanecer no ninho aproximadamente 53 dias para o seu desenvolvimento. Neste período, ambos participam buscando alimentação aos filhotes. Neste período, os pais retornam aos dormitórios coletivos.
Quando os filhotes deixam o ninho em companhia de seus pais, em alguns dias são recrutados ao bando, que pernoitam em dormitórios coletivos.

Utilizam seu NICHO ECOLÓGICO como forma de subsistência,não há competição intraespecífica: Fora do período de produção das sementes de Araucaria, os charões utilizam em sua alimentação frutos, sementes, folhas e flores de dezenas de espécies de plantas nativas e algumas exóticas, destacando-se os frutos de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa), cereja (Eugenia involucrata), sementes de camboatá-vermelho (Cupania vernalis), canela (Ocotea puberula).



Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?