quinta-feira, 16 de junho de 2016

" Oi professor, tudo bem? Você poderia dar algumas dicas de estudos? Que realmente são eficazes...



" Oi professor, tudo bem? Você poderia dar algumas dicas de estudos? Que realmente são eficazes...


Para biologia, qual melhor método de estudos?



Para entender melhor a matéria..." Carolline seguidora do instagram.



Bem Carol,Nosso cérebro é meio que difícil de entender: Na hora de pensar em estratégias para aquele jogo complicado de videogame ou de ler aquela revista que você adora, ele coopera facilmente. Mas quando é preciso sentar e estudar um pouco, parece não haver jeito de alcançar a concentração,né mesmo ? Tem determinadas práticas que ele faz questão de condicionar nosso organismo rapidamente e facilmente,que o diga o viciado em drogas.

Quando estamos em ano de vestibular então Isso fica ainda mais desesperador e não temos tempo a perder. Algumas dicas de como estudar pesquisadas e adaptadas por mim aqui e como cada pessoa tem um jeito de funcionar, nem todas elas serão igualmente eficientes para todo mundo.




NÃO SE CONTENTE EM LER,ESCREVA...




Segundo o professor e autor de livros com dicas para estudos Pierluigi Piazzi, é importante estudar escrevendo, e não só lendo. "Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente", explica ele. Então neste caso os tais "prints" do quadro não seriam tão eficazes,deixa o cérebro preguiçoso,ganhar tempo neste caso talvez não seria compensador ( P. Alan Calvet ).




ESCREVER À MÃO EM VEZ DE DIGITAR

Pesquisas já mostraram que os alunos que fazem isso aprendem mais do que quem só digita. "Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra a mão, mas isso não existe quando você está digitando. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita", diz o professor.

COMO SABER O QUE VALE COLOCAR NO PAPEL

Faça resumos, fichamentos e esquemas da matéria. Mas nada de ficar copiando todo o conteúdo dos livros. Para saber o que vale escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consulta-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. É disso que você precisa quando for estudar.

REVISE A MATÉRIA QUE APRENDEU EM AULA NO MESMO DIA

Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize. Durante a aula aproveite o máximo,eu falo de tentar acompanhar a aula em até 80%,esqueça as converrsas paralelas,seja um aluno carrapato,pergunte ao professor,indague,insista,hora de aprender é durante a vida escolar ( P. Alan Calvet )

ESTUDE SOZINHO

Vamos combinar que, por mais legal que seja se reunir com os amigos para estudar, você acaba falando mais de outras coisas e as dúvidas permanecem. O professor Pierluigi é um grande defensor da ideia de que só se aprende mesmo no estudo solitário. "Estudar em grupo é útil se você for a pessoa que explica a matéria para os outros. Quem ouve não aproveita", diz ele. A melhor dica para um bom estudo, aliás, é explicar a matéria para si mesmo. Neste ponto entra aquela velha questão existe uma diferença entre ser aluno e ser estudante. Alunos todos que vão cotidianamente a escola ou ao curso podem ser,mais estudantes de fato são aqueles que aplicam o que foi visto naquele dia,fazem exercícios,revisam a matéria,buscam fontes para pesquisa do que foi dado e na maioria das vezes são solitários quando se está estudando,abdicam,tem disciplina,agenda,cronograma ( P. Alan Calvet ).

USE AS AULAS PARA ENTENDER AS MATÉRIAS E TIRAR DÚVIDAS

Um erro comum, segundo o professor Pierluigi, é fazer dois cursinhos para ter um maior numero de aulas - o que realmente vai fazer diferença no vestibular é o momento em que você estuda sozinho, não o número de aulas que pegou. Mas isso não significa que vale cabular ou dormir nas aulas: elas são importantes para entender a matéria e tirar dúvidas.

DESLIGUE TODOS OS APARELHOS ELETRÔNICOS

Na hora de estudar, nada de deixar o celular por perto avisando você de cada notificação no Facebook. E nem caia na tentação de abrir o Facebook só por "dois minutinhos". Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração. Reserve um tempinho do seu dia só para as redes sociais e faça isso virar rotina para que se acostume a checá-la apenas nesse tempo específico. Neste caso aqui eu ponderaria um pouco,isso depende do perfil do usuário da rede social,tenho ÁUDIOS e VÍDEOS sobre o uso da NET ou REDES SOCIAIS como ferramenta de estudos,corre lá no canal !! Na verdade você usando a rede social como mais uma ferramenta de estudos,ela até te ajuda é só saber filtrar. ( P. Alan Calvet )

ESTUDE EM UM LOCAL ORGANIZADO E TRANQUILO

O resto da sua casa até pode ser uma bagunça, mas o local onde você costuma estudar precisa estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a sua concentração e há o risco de perder tempo procurando coisas que sumiram na bagunça. Todo estudante deveria ter sua biblioteca particular,lembrem-se eu sempre falo quem estuda por livros didáticos costumam ser mais competitivos e outra tenham seu cantinho de estudos,pode até postar nas redes sociais serve como motivação pra outros e como autoestima. ( P. Alan Calvet )

MÚSICA? SÓ EM UMA LÍNGUA QUE VOCÊ NÃO COMPREENDA A LETRA

Não é proibido estudar ouvindo música - há quem precise dela para se concentrar. Mas evite ouvir músicas em idiomas que você entenda - isso pode fazer com que você desvie sua atenção para a letra e esqueça a matéria.
USE MARCA-TEXTO

Usar canetas coloridas e marca-texto para enfatizar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que for importante, especialmente se você tem problemas mais sérios de déficit de atenção. Post-its também podem ser úteis.

Adoro aqueles papeizinhos que alguns alunos fazem e colam no caderno.
RESPEITE SEU TEMPO.

Se você é mais produtivo de manhã, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Quando sentir que a concentração não está rolando de jeito nenhum, faça uma pequena parada e depois volte. Manter intervalos regulares é fundamental - e a frequência vai depender do seu ritmo.
TENHA UMA PROGRAMAÇÃO ORGANIZADA,MAS SEJA FLEXÍVEL

Use uma agenda ou quadro branco para organizar suas tarefas e respeite-a! Mas faça programações realistas para que você não se desanime. Definir que você vai estudar durante oito horas por dia se você tem várias outras atividades, por exemplo, não é algo razoável. E esteja aberto para mudanças, caso seja necessário.Neste ponto eu acrescentaria ter DISCIPLINA digo assim,se você estipulou naquela semana estudar tantas horas por dia,estude tantas horas por dia,mais estude todos os dias e se for dia de finado,feriado etc..continue estudando todos os dias,pode até diminuir a quantidade de horas estudadas,no domingo por exemplo,antes de sair para fazer outras coisas,estude 1/2 hora,mais tenha disciplina e com isso seu cérebro fica condicionado ( P. Alan Calvet ),opa!! é como ter que escovar os dentes todos os dias...
CRIE UM PEQUENO RITUAL ANTES DE ESTUDAR

Sempre que for mergulhar nos estudos, crie e respeite um ritualzinho antes. Pode ser um alongamento, pegar um copo de suco para deixar na sua mesa, ou que mais achar melhor. Com o tempo, seu cérebro vai entender que é hora dos estudos e ficará mais fácil se concentrar.

COM RELAÇÃO ESTUDAR ESPECIFICAMENTE UMA MATÉRIA,COMO BIOLOGIA

Bom o autor do blog tem sim várias ferramentas que podem te ajudar,são conteúdos selecionados que me preocupo em observar o que mais são exigidos pelos vestibulares e os conteúdos mais prováveis de cair numa eventual prova. No grupo dos AMANTES DA BIOLOGIA no facebook,se você faz uso de uma NET razoável e acessa pelo PC,NOTBOOK etc..basta você usar a janela de pesquisa da página e colocar uma palavra chave de algum conteúdo que queira estudar,você vai encontrar a essência do conteúdo,ainda tem questões comentadas,links de vídeos e etc. O professor ainda dispõe de esquemas,resumos,mapas,apostilas em pdf que podem ser solicitados a ele,com certeza serão de grande valia nos seus estudos. Além de tudo isso,temos ainda os excelentes ÁUDIOS ( Podcasts ) com DICAS de que você precisa entender,dando especial atenção a conteúdos exigidos no ENEM tais como ecologia,parasitoses,fisiologia,genética,temos ainda links com vídeos e podcasts explicando exatamente o que estudar em biologia para o ENEM e VESTIBULAR,você pode acessar o canal no youtube dos AMANTES DA BIOLOGIA ou agendar uma monitoria com o professor,a primeira é gratuita.

SIGAM AS REDES SOCIAIS DO PROFESSOR @alancalvet dos AMANTES DA BIOLOGIA!!










Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?