segunda-feira, 9 de maio de 2016
Questionando EVOLUÇÃO !!
Se por um lado, hoje já está bem estabelecido o absurdo dessas teorias, por outro ainda permanecemos estagnados. Ninguém minimamente inteligente nega a humanidade de outro apenas por este ser de outra etnia. Mas essa “humanidade” AINDA está sendo posta como padrão, como se ela fosse o suprassumo da evolução. Convém lembrar que analfabetismo científico não diz respeito apenas a não conhecer os termos da ciência. Implica também em usá-los incorretamente. “Evolução”, em ciência, nada tem a ver com “superioridade”, mas sim com “mudanças adaptativas”. Para Darwin, não existe um ser “mais evoluído” que outro, mas sim um ser que melhor se adapta a SUA realidade. E na árvore evolutiva de Darwin, todas estas realidades se conectam e exercem uma relação de interdependência na manutenção de um todo. Ou seja, se completam.
É certo que ninguém pretende questionar a importância que os pensadores do passado exerceram na construção do que sabemos hoje. Mas também é inquestionável que muitos desses pensadores se revirariam em suas tumbas se soubessem que ao invés de efetivamente evoluirmos, escolhemos permanecer exatamente onde eles pararam. E enquanto esse impasse ideológico não se resolve, os seres de outras espécies que dividem o espaço conosco continuam esperando pela absolvição do maior crime que cometeram: não terem nascido humanos, sendo condenados à toda uma vida de serviços forçados, tendo seus sentimentos voluntariamente ignorados. A síntese do pensamento evolutivo é: mudança de realidade exige mudança de ação. E olhando para a condição em que nosso planeta se encontra hoje, facilmente se nota que não é apenas no pensamento que estamos preocupantemente atrasados.
Grupos no WHATSAPP,quero PARTICIPAR !!
METODOLOGIA: Será uma vez na semana.portanto,estará ATIVO apenas no dia previamente agendado,evitando assim ociosidade,anexos desnecessários,perda do #FOCO
MEMBROS: no mínimo 10 pessoas para ser ATIVADO.
HORÁRIO: Das 08h às 23hs , encerrando no mesmo dia,para recomeçar na semana seguinte com outro TEMA DA SEMANA.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Além da monitoria feita pelo Prof. todos devem interagir,abordando de preferência post relacionado ao tema da semana...( questões,dúvidas,conteúdos,pdf,podcast,links,mapas,resumos etc )
QUERO PARTICIPAR: É gratuito,chame o Prof. no wpp ou deixem seus números. Abraços dos #amantesdabiologia.
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domingo, 8 de maio de 2016
O Aedes aegypti como você nunca viu...
Anatomia do mosquito da dengue

Ele tem olhos e glândulas salivares especiais para detectar humanos e uma picada imperceptível - ou seja, é um agente de infecção perfeito. Tanto que o Aedes aegypti transmite febre amarela, dengue, zika e chikungunya (e pode carregar os vírus das três últimas e contagiar uma pessoa com todos ao mesmo tempo). Ele vive 30 dias quando adulto, o suficiente para contagiar cerca de 300 pessoas. Apenas a fêmea pica, pois precisa do sangue para nutrir os ovos - o macho se alimenta da seiva de frutas. Os ovos aguentam até 400 dias sem contato com água e as larvas demoram apenas uma semana para atingirem a fase adulta, estando, então, aptas a sair picando gente por aí.
1) CERDAS
Com elas, os machos detectam a vibração das asas das fêmeas, localizando possíveis parceiras. Para as fêmeas, as cerdas possuem função tátil: ajudam o animal a sentir a pele humana e ver se ela é própria para a picada (livre de pelos e lisa)
2) PALPOS
Ajudam o Aedes a manter o equilíbrio na hora de pousar e criam estabilidade na hora de inserir a probóscide. São divididos em cinco segmentos e permitem diferenciar os machos das fêmeas, já que os primeiros possuem palpos maiores
3) PROBÓSCIDE

É a tromba que contém a mandíbula, a traqueia e outras partes. A fêmea a utiliza para penetrar a pele em busca de sangue. Possui dois canais: a hipofaringe insere a saliva (contaminada com os vírus) e o labro suga o sangue
SALIVA
Na hora do ataque, o Aedes injeta na vítima sua saliva, a qual contém substâncias anticoagulantes (para manter o fluxo constante de sangue) e anestésicas (para bloquear momentaneamente a sensação de dor). Por isso só sentimos a picada bem depois
PAPILAS GUSTATIVAS
Após identificar possíveis alvos, o Aedes se guia pelos odores emitidos pelo corpo humano e pelo CO2 liberado na respiração. Esses componentes são detectados pelas papilas gustativas, localizadas próximas à probóscide
4) ASAS
As asas são recobertas por escamas escuras. As fêmeas atingem uma frequência de 400 batidas por segundo, enquanto os machos podem chegar a 600 batidas. O som do voo, no entanto, é praticamente inaudível para nós
5) MANCHAS BRANCAS
Marcas típicas do Aedes aegypti, as manchinhas brancas (que, na verdade, são pequenas escamas) estão espalhadas por todo o corpo, mas não possuem nenhum papel importante na vida do inseto
OLHOS

São compostos de até 492 omatídeos, "lentes" minúsculas e extremamente sensíveis à luz. Por meio delas, o Aedes possui um campo de visão de 225°, o que é essencial para o primeiro passo de sua caça: a percepção de nossa silhueta no ambiente
OVOS
O Aedes aegypti bota os ovos nas paredes dos criadouros (qualquer reservatório com água parada e limpa). Eles são colocados bem próximos à lâmina d'água e aguardam a próxima chuva para eclodirem. Têm 1 mm de comprimento

1) Ovos - Levam de 2 dias a vários meses para eclodirem, dependendo do clima
2) Larva - Vira pupa em cerca de 5 dias
3) Pupa - 2 a 3 dias para virar adulta
4) Adulto - Vive por cerca de 30 dias
A PICADA

1) Na picada, um par de maxilares perfura a pele com movimentos para cima e para baixo, como uma serra
2) Quando o vaso sanguíneo é alcançado, o movimento para. A hipofaringe injeta a saliva
3) O sangue é então sugado, passando pelo labro até o estômago do mosquito
MACHO E FÊMEA
Saiba diferenciar. As fêmeas são maiores e apenas elas picam

FONTES Artigos Ultrastructural variations in the anal papillae of Aedes aegypti (L.) at different environmental salinities, de Rajindar Sohal e Eugene Copeland, Aquaporin homologs and water transport in the anal papillae of the larval mosquito, Aedes aegypti, de Jesmilavathani Marusalin, Brieanne Matier, Mark Rheault e Andrew Donini, livroPrincipais Mosquitos de Importância Sanitária no Brasil, de Rotraut Consoli e Ricardo Oliveira
CONSULTORIA Carlos Fernando Andrade, professor do Instituto de Biologia da Unicamp
http://mundoestranho.abril.com.br/
quarta-feira, 4 de maio de 2016
Ecologia para o ENEM: Questões (continuação)
06) A figura abaixo representa relações existentes entre organismos vivos.

(Adaptado de: http://pseudoartes.blogspot.com.br/2010_12_01_archive.html.)
a) O que é representado na figura? Que tipo de organismo é representado por X?
b) Qual seria a consequência do desaparecimento das aves mostradas na figura acima? Qual seria a consequência do desaparecimento das plantas mostradas na figura acima?

Nomeie o nível trófico no qual é encontrada a maior concentração de energia, indique a letra que o representa no esquema e justifique sua resposta. Nomeie, também, o nível trófico responsável pela reciclagem da matéria no meio ambiente, indique a letra que o representa no esquema e justifique sua resposta
08) As técnicas modernas de engenharia genética tornaram possível a produção de plantas transgênicas que possuem genes introduzidos artificialmente no seu genoma. Entre as várias estratégias de produção de plantas transgênicas destacamos duas:
1) plantas resistentes a certos vírus patogênicos que, na ausência do gene de resistência, as matariam.
2) Plantas mais resistentes aos efeitos dos defensivos agrícolas (agrotóxicos). Essas plantas toleram concentrações maiores de agrotóxico sem alterar as propriedades tóxicas dos defensivos agrícolas.
Do ponto de vista ambiental, qual das duas estratégias não é recomendável? Justifique sua resposta.
09) O processo da fotossíntese é uma forma de transferência da energia do Sol para os vegetais. Nesse processo, os vegetais captam CO 2 atmosférico e produzem O 2 . Uma árvore contém, portanto, uma certa quantidade de energia acumulada do Sol. O carvão mineral (carvão fóssil) é formado essencialmente por árvores mortas e soterradas em eras passadas. Quando são queimados, tanto as árvores quanto o carvão liberam energia sob a forma de calor. Se a destruição das florestas e as taxas de queima de carvão mineral continuarem a aumentar, o que deverá acontecer com a temperatura da atmosfera terrestre? Justifique sua resposta.
A Divisão de Meio Ambiente Natural em parceria com os Escritórios de Construção do Rio de Janeiro e de Cachoeira Paulista vêm realizando, desde junho de 2005, um trabalho na área da Linha Ouro Preto 2/Vitória.
As ações do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) na linha Ouro Preto 2/Vitória têm como objetivos principais reconstituir a vegetação, recompor a paisagem e controlar os processos erosivos nos locais onde houve interferências para a construção de estradas de acesso, áreas de manobras e de torres, praças de lançamento de cabos e áreas de empréstimo (locais de onde se retira material para construção). Para isso, são combinadas medidas biológicas, como plantação de gramíneas, leguminosas e arbóreas, com medidas físicas, construção de bueiros, canaletas e caixas de sedimentação.
Justifique a inclusão de plantas leguminosas para a revegetação em programas de recuperação de áreas degradadas.

(Adaptado de: http://pseudoartes.blogspot.com.br/2010_12_01_archive.html.)
a) O que é representado na figura? Que tipo de organismo é representado por X?
b) Qual seria a consequência do desaparecimento das aves mostradas na figura acima? Qual seria a consequência do desaparecimento das plantas mostradas na figura acima?
Resolução:a) A figura representa uma teia alimentar, onde x representa os organismos decompositores.07) Observe a cadeia alimentar representada no esquema abaixo.
b) O desaparecimento das aves causará um desequilíbrio na teia alimentar, ocasionando a variação nas populações das espécies remanescentes. O desaparecimento das plantas causará colapso na teia alimentar, resultando na extinção de todas as espécies.

Nomeie o nível trófico no qual é encontrada a maior concentração de energia, indique a letra que o representa no esquema e justifique sua resposta. Nomeie, também, o nível trófico responsável pela reciclagem da matéria no meio ambiente, indique a letra que o representa no esquema e justifique sua resposta
Resolução:
Produtores - A; Decompositores - F
Ao longo de uma cadeia alimentar terrestre, os vegetais são denominados produtores, sendo os responsáveis pela absorção da energia luminosa do Sol. Como, a cada nível da cadeia alimentar, há uma perda de energia representada pelo metabolismo dos seres vivos, as plantas representam o nível trófico de maior energia em qualquer cadeia alimentar terrestre. A matéria orgânica produzida pelos resíduos metabólicos de todos os seres vivos e por suas estruturas depois de mortos sofre a ação decompositora de bactérias e fungos, que transformam essa matéria em substâncias simples capazes de serem absorvidas pelos produtores de todas as cadeias alimentares. Desse modo, bactérias e fungos são responsáveis pela reciclagem de matéria na natureza.
08) As técnicas modernas de engenharia genética tornaram possível a produção de plantas transgênicas que possuem genes introduzidos artificialmente no seu genoma. Entre as várias estratégias de produção de plantas transgênicas destacamos duas:
1) plantas resistentes a certos vírus patogênicos que, na ausência do gene de resistência, as matariam.
2) Plantas mais resistentes aos efeitos dos defensivos agrícolas (agrotóxicos). Essas plantas toleram concentrações maiores de agrotóxico sem alterar as propriedades tóxicas dos defensivos agrícolas.
Do ponto de vista ambiental, qual das duas estratégias não é recomendável? Justifique sua resposta.
Resolução:A segunda. A maior resistência das plantas aos agrotóxicos permitirá o aumento da quantidade de agrotóxicos lançados no ambiente, com a consequente contaminação do solo e das águas levando a eliminação local de várias espécies.
09) O processo da fotossíntese é uma forma de transferência da energia do Sol para os vegetais. Nesse processo, os vegetais captam CO 2 atmosférico e produzem O 2 . Uma árvore contém, portanto, uma certa quantidade de energia acumulada do Sol. O carvão mineral (carvão fóssil) é formado essencialmente por árvores mortas e soterradas em eras passadas. Quando são queimados, tanto as árvores quanto o carvão liberam energia sob a forma de calor. Se a destruição das florestas e as taxas de queima de carvão mineral continuarem a aumentar, o que deverá acontecer com a temperatura da atmosfera terrestre? Justifique sua resposta.
Resolução:A temperatura da atmosfera deverá aumentar devido ao aumento da quantidade de CO2 , que intensificará o efeito estufa.10) Furnas Recupera Área Degradada na Linha Ouro Preto 2 / Vitória.
A Divisão de Meio Ambiente Natural em parceria com os Escritórios de Construção do Rio de Janeiro e de Cachoeira Paulista vêm realizando, desde junho de 2005, um trabalho na área da Linha Ouro Preto 2/Vitória.
As ações do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) na linha Ouro Preto 2/Vitória têm como objetivos principais reconstituir a vegetação, recompor a paisagem e controlar os processos erosivos nos locais onde houve interferências para a construção de estradas de acesso, áreas de manobras e de torres, praças de lançamento de cabos e áreas de empréstimo (locais de onde se retira material para construção). Para isso, são combinadas medidas biológicas, como plantação de gramíneas, leguminosas e arbóreas, com medidas físicas, construção de bueiros, canaletas e caixas de sedimentação.
Justifique a inclusão de plantas leguminosas para a revegetação em programas de recuperação de áreas degradadas.
Resolução:Enriquecimento do solo através dos mecanismos de fixação do nitrogênio atmosférico pelos microorganismos que se associam às leguminosas.Aproveitem galerinha e bons estudos, meu WHATSAPP para solicitar materiais: 98-99117-6002
Ecologia para o ENEM: QUESTÕES
01) As citações:
I. “A floresta Amazônica deve ser preservada a qualquer custo. Afinal ela é o verdadeiro pulmão do mundo”.
II. “Diante das demandas promissoras dos mercados de carbono, algumas áreas de plantio na Amazônia têm sido abandonadas para dar lugar a uma nova dinâmica de recolonização nessas áreas”. foram extraídas, a primeira, de uma propaganda de TV de cunho ambientalista, e a segunda, de uma revista de divulgação científica. Considerando tais citações:
a) pode se falar em erro conceitual, quando se faz referências a florestas maduras como a Amazônia, como “pulmão do mundo”? Justifique sua resposta.
b) indique duas diferenças básicas encontradas entre comunidades de início e de final de sucessão relacionadas com a dinâmica dos processos ecofisiológicos em um ecossistema florestal.
a) Qual o problema ambiental causado pelo aumento das emissões de gás carbônico e quais suas consequências?
b) Segundo os cientistas, a flexibilização no Código Florestal estimulará o desmatamento e reduzirá a restauração obrigatória de áreas nativas ilegalmente desmatadas. Explique como essas mudanças no código podem levar à extinção de espécies e ao aumento nas emissões de gás carbônico.
a) Indique e explique objetivamente a relação ecológica que se estabelece entre a copaíba e as aves frugívoras.
b) Considerando que as sementes poderiam germinar ao redor da planta-mãe, por que a dispersão é importante para a espécie vegetal?

a) Que tipo de pirâmide, entre os três tipos citados no texto, não poderia ser representada por essa estrutura? Por quê?
b) Dê um exemplo de uma pirâmide que pode ser representada pela estrutura indicada. Substitua 1, 2 e 3 por dados quantitativos e qualitativos que justifiquem essa estrutura de pirâmide.
a) Que tipo de relação biológica existe entre a vaca e esses outros seres vivos? Justifique.
b) Que nutrientes do mesmo grupo da celulose os humanos conseguem digerir?
I. “A floresta Amazônica deve ser preservada a qualquer custo. Afinal ela é o verdadeiro pulmão do mundo”.
II. “Diante das demandas promissoras dos mercados de carbono, algumas áreas de plantio na Amazônia têm sido abandonadas para dar lugar a uma nova dinâmica de recolonização nessas áreas”. foram extraídas, a primeira, de uma propaganda de TV de cunho ambientalista, e a segunda, de uma revista de divulgação científica. Considerando tais citações:
a) pode se falar em erro conceitual, quando se faz referências a florestas maduras como a Amazônia, como “pulmão do mundo”? Justifique sua resposta.
b) indique duas diferenças básicas encontradas entre comunidades de início e de final de sucessão relacionadas com a dinâmica dos processos ecofisiológicos em um ecossistema florestal.
Resolução:a) Sim. As florestas em equilíbrio atingem um estágio denominado estágio clímax, no qual tudo que é produzido através do processo da fotossíntese será consumido metabolicamente e, portanto não se observa a emissão de oxigênio e nem absorção do carbono a partir do meio-ambiente.2) Em carta enviada à revista científica Science, cientistas brasileiros afirmaram que as mudanças no Código Florestal Brasileiro, aprovadas por comissão especial da Câmara dos Deputados neste ano, poderão levar mais de 100 mil espécies à extinção, além de aumentar substancialmente as emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera.
b) A comunidade inicial ou ecese apresenta baixa biodiversidade e alta produtividade primária, enquanto que a comunidade clímax ou final possui alta biodiversidade e baixa produtividade primária.
a) Qual o problema ambiental causado pelo aumento das emissões de gás carbônico e quais suas consequências?
b) Segundo os cientistas, a flexibilização no Código Florestal estimulará o desmatamento e reduzirá a restauração obrigatória de áreas nativas ilegalmente desmatadas. Explique como essas mudanças no código podem levar à extinção de espécies e ao aumento nas emissões de gás carbônico.
Resolução:3) Copaifera langsdorffii é uma árvore de grande porte, amplamente distribuída pelo Brasil e conhecida popularmente como copaíba. A dispersão das sementes da copaíba é feita por aves frugívoras.
a) O aumento das emissões de gás carbônico na atmosfera aumenta o efeito estufa. As consequências são a ampliação da temperatura global e o derretimento das calotas polares, levando à elevação dos níveis dos Oceanos.
b) As mudanças no Código Florestal estimularão o desmatamento, que ocasionará uma redução da cobertura vegetal. Isso interfere nas teias alimentares, empobrece o solo, altera a temperatura e umidade do ambiente e reduz a transformação do carbono (CO2) em biomassa aumentando o seu teor na atmosfera.
a) Indique e explique objetivamente a relação ecológica que se estabelece entre a copaíba e as aves frugívoras.
b) Considerando que as sementes poderiam germinar ao redor da planta-mãe, por que a dispersão é importante para a espécie vegetal?
Resolução:4) As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar os diferentes níveis tróficos de um ecossistema e podem ser de três tipos: número de indivíduos, biomassa ou energia. Elas são lidas de baixo para cima e o tamanho dos retângulos é proporcional à quantidade que expressam. Considere uma pirâmide com a seguinte estrutura:
a) Proctocooperação. A árvore é beneficiada pela dispersão de suas sementes, enquanto as aves se alimentam da polpa carnosa de seus frutos
b) A dispersão das sementes é importante para a espécie vegetal porque diminui a competição entre a planta-mãe e sua descendência por nutrientes do solo e luz, e amplia a ocupação territorial.

a) Que tipo de pirâmide, entre os três tipos citados no texto, não poderia ser representada por essa estrutura? Por quê?
b) Dê um exemplo de uma pirâmide que pode ser representada pela estrutura indicada. Substitua 1, 2 e 3 por dados quantitativos e qualitativos que justifiquem essa estrutura de pirâmide.
Resolução:5) A vaca é um ruminante, cujo estômago tem compartimentos onde ocorre o processo de digestão da celulose. Esse processo é auxiliado por microrganismos.
a) Pirâmide de energia. A pirâmide de energia só pode ser representada com a base larga (produtores) e com os níveis superiores mais estreitos, pois sempre há perda de energia quando se passa de um nível trófico para outro.
b) A pirâmide pode ser representativa da biomassa do plâncton marinho, na qual 1 representa a massa do fitoplâcton, 2, a massa do zooplâncton e 3, a dos peixes. A biomassa do fitoplâncton pode ser menor do que a do zooplâncton, porque a biomassa que o constitui se reproduz com grande velocidade e apresenta alta eficiência fotossintética, assegurando a nutrição do zooplâncton, que possui maior biomassa e menor capacidade reprodutora. A pirâmide também pode ser de números, na qual 1 pode ser uma árvore, 2, os pulgões parasitas dessa planta e 3, as joaninhas (besouros), que são predadores dos pulgões. Uma árvore pode nutrir milhares de parasitas, os quais alimentam um menor número de predadores.
a) Que tipo de relação biológica existe entre a vaca e esses outros seres vivos? Justifique.
b) Que nutrientes do mesmo grupo da celulose os humanos conseguem digerir?
Resolução:
a) Mutualismo: é uma relação obrigatória, em que ambos os indivíduos ganham com a associação. O microrganismo encontra um ambiente (abrigo) com alimento e a vaca tem a digestão favorecida. b) A celulose é um polissacarídeo, assim como o amido e glicogênio.
O Blog está de volta!
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Olá Guerreiros, |
Dessa vez quem escreve não é o professor Alan Calvet... rsrs
Venho dar as boas vindas para vocês e pedir perdão pelo período que o blog ficou fora do ar, eu estava alterando algumas coisas para que o blog ficasse mais atual e de carinha nova. Espero que vocês gostem da nova cara do blog. Sintam-se a vontade, conteúdo que não falta aqui!
Mas quem sou eu?
Eu sou Valléria Carvalho, tenho 18 anos e também sou blogueira, assim como o Professor Calvet.
Sou uma das leitoras desse blog, que tanto tem me ajudado, pois eu sou uma vestibulanda. Sou a Vestibulanda Guerreira, nome que leva o meu blog e meu instagram, @VestibulandaGuerreira.
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Logo o professor voltará a postar aqui. :)
Mas e agora? Quero saber o que estão achando do design do blog! Comenta aí!
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segunda-feira, 2 de maio de 2016
ENTENDA DE VEZ: O que são Cálculos Renais?
Cálculos renais, ou pedras nos rins, são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina.

Sua presença pode passar despercebida, sem sintomas, mas pode também provocar dor muito forte que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção da região inguinal. É uma dor que se manifesta em cólicas, isto é, com um pico de dor intensa seguido de um certo alívio. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos e requerem atendimento médico-hospitalar.
- Litotripsia, ou seja, bombardeamento das pedras por ondas de choque visando à fragmentação do cálculo o que torna sua eliminação pela urina mais fácil;
- Cirurgia percutânea ou endoscópica: por meio do endoscópio e através de pequenos orifícios, o cálculo pode ser retirado dos rins após sua fragmentação;
- Ureteroscopia: por via endoscópica, permite retirar os cálculos localizados no ureter.
Diagnóstico:
Além das evidências clínicas (dor intensa e sinais de sangue na urina), cálculos renais podem ser diagnosticados por Raios X de abdômen, ultra-som ou pela urografia excretora, um exame mais específico das vias urinárias.Sintomas:
- Sangue na urina;
- Suspensão ou diminuição do fluxo urinário;
- Necessidade mais frequente de urinar;
- Infecções urinárias.
Tratamento:
- Ao contrário do que se recomendava no passado, durante as crises deve ser evitada a ingestão exagerada de líquidos. Liquido em excesso pode aumentar a pressão da urina no rim e, consequentemente, aumentar as dores. Medicamentos podem ser indicados apenas pelo médico levando em conta a causa da formação dos cálculos. Durante as crises, é indicado o uso de analgésicos e antiinflamatórios potentes para aliviar a dor que é extremamente forte, quase insuportável;- Litotripsia, ou seja, bombardeamento das pedras por ondas de choque visando à fragmentação do cálculo o que torna sua eliminação pela urina mais fácil;
- Cirurgia percutânea ou endoscópica: por meio do endoscópio e através de pequenos orifícios, o cálculo pode ser retirado dos rins após sua fragmentação;
- Ureteroscopia: por via endoscópica, permite retirar os cálculos localizados no ureter.
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