terça-feira, 19 de julho de 2016

Diário de Biologia responde: A pele de seu órgão genital é mais escura !!



Muitos homens vivem intrigados com o fato de a pele de seu órgão genital ter a coloração escurecida em relação ao restante do corpo. Antes de mais nada é importante que todos os meninos – e meninas também – entendam que isso é supernormal e acontece com a maioria dos homens que já passaram pela adolescência. Geralmente, quando o adolescente está na puberdade a pele do pênis começa a escurecer ou ficar mais rosada – depende da genética – em função das mudanças que ocorrem no corpo nesta fase.

A pele que recobre o escroto e o pênis fica mais escura do que a cor predominante no resto do corpo depois da adolescência. Isso porque, segundo o dermatologista Lindsey Bordone, do Centro Médico da Universidade de Columbia, EUA, a mudança ocorre devido a um efeito hormonal. É nesta fase que os meninos começam a produzir mais hormônios, como a testosterona, androsterona e androstenediona, que são responsáveis pelos atributos sexuais secundários, tais como pelos faciais e corporais, mudança na voz e pigmentação da pele.

Dr. Solon Maia, anestesiologista diz que nos genitais existe maior quantidade de receptores hormonais. Essa atividade hormonal intensa também contribui para o aumento da melanina na região. Então, esse escurecimento ocorre quando as células da pele que produzem melanina respondem aos hormônios andrógenos.



Contudo, há condições médicas em que o pênis e o escroto podem escurecer ainda mais como fricção crônica, desequilíbrio hormonal, elevados níveis de açúcar no sangue (como em pessoas com diabetes) e obesidade. Outro fator, e menos conhecido, é a acantose nigricans, uma condição rara de pele assinalada pela presença de uma hiperpigmentação e aspecto áspero nas dobras da pele perianal e axilas.

Saiba que não é nada indicado o uso de clareadores no pênis. A pele desta região é muito fininha e sensível e um eventual clareamento poderia machucá-la. Diz a sabedoria popular que o que não tem remédio, remediado está.Fonte: jornalciencia/ agora/ vacextensor Imagens: Reprodução/viralportal/jornalciencia



Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?