sábado, 15 de outubro de 2016

Dia do Professor,porquê compartilho conhecimentos?






Vivemos em um tempo em que as pessoas, cada dia mais, descobrem, pelo bem ou pelo mal, o valor de compartilhar. 


Isso me levou a refletir sobre os motivos que levam essas tantas pessoas a sentar à frente do computador, periodicamente, escrever um texto para apresentar algum pensamento, alguma ideia ou alguma descoberta que acabou de fazer, apenas com a intensão de compartilhar esse texto e permitir que algumas e, às vezes, uma infinidade, de pessoas, leiam o texto e tenham a possibilidade de refletir a respeito, aprender, criticar, acrescentar, acatar como uma colaboração que, em alguns momentos, chega com extrema pontualidade ou como um milagre.

Eu aprendi, no final da adolescência e início de minha carreira profissional, que o conhecimento tem, como catalizador de seu crescimento, exatamente, o compartilhamento, a troca entre as pessoas, a colaboração entre os seres humanos, que possuem interesses com alguma afinidade. Claro tudo começou na vida escolar,de tudo que aprendi e assimilei hoje eu compartilho como professor e biólogo que sou,veio a facu e me credenciei para tal ofício,mais eu já o fazia mesmo sem ainda ser graduado.

Depois de algum tempo percebi que isso me fez aprender muito mais do que seria capaz de faze-lo sozinho e, graças ao compartilhamento, recebi a ajuda de muitas pessoas que compartilharam seus conhecimentos, até por gratidão, em função de alguma coisa que as ensinei em algum momento passado, embora jamais eu tenha ajudado qualquer pessoa pensando no retorno que isso proporcionaria mas, isto sim, porque eu aprendi em minha casa, com meus pais, que a generosidade é uma das grandes virtudes que devemos cultivar. A generosidade me levou a compartilhar o meu aprendizado e, com isso, aprendi que ela é capaz de fazer com que o conhecimento se torne sabedoria. Mas explicar isso só é possível escrevendo outro texto, muito maior do que este.

Esse comportamento me deu, também, mais notoriedade, mais credibilidade e a admiração de muitas pessoas que viam com simpatia, e até com certa dose de admiração, essa disponibilidade ou esse desapego em relação ao saber e, sobretudo, a admiração daqueles que, por uma ou outra razão acabavam tomando conhecimento das coisas que eu sabia em determinados campos de conhecimento principalmente da biologia e, inclusive, algumas vezes, se surpreendiam com a profundidade desse conhecimento, o que produzia credibilidade e respeito, impulsionando minha carreira e fazendo nascer oportunidades profissionais e pessoais inesperadas e surpreendentes.

Enfim, se o compartilhamento é o catalisador que acelera a obtenção do conhecimento e o seu desenvolvimento, as redes sociais, sem dúvida, são os aceleradores dessa reação, capazes de fazer com que o compartilhamento ocorra de forma muito mais intensa, provocando o aumento do volume do conhecimento apreendido pelo ser humano, em todos os campos de estudo.

Então, acredite nessas verdades aqui colocadas, compartilhe suas ideias, seja generoso com as outras pessoas e desapegado em relação àquilo que você conhece, troque conhecimentos, compartilhe suas ideias, conceda-se a liberdade de ensinar e o direito de aprender mais, para produzir realização pessoal, felicidade compartilhada e muito maior significado para sua vida.

Servir e compartilhar, compartilhar e servir, são ações que estão na base do aprendizado e da construção da sabedoria, portanto, a generosidade torna-se a marca fundamental dos mais sábios, assim como a simplicidade mostra-se essencial para que se viabilize, da melhor forma possível, o compartilhamento.


TEXTO ADAPTADO POR ALAN CALVET, BIÓLOGO

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?