terça-feira, 8 de novembro de 2016

Minha menstruação tá muito escura !!


Geralmente a menstruação escura e em pouca quantidade é normal e não indica qualquer problema de saúde, especialmente se surgir no início ou final da menstruação. No entanto, quando este tipo de menstruação é recorrente ou aparece em maior quantidade pode ser sinal de alterações hormonais, problemas no útero, estresse ou doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo.

Além disso, quando a mulher começa a tomar a pílula anticoncepcional pela primeira vez, troca de pílula ou utiliza a pílula do dia seguinte, a menstruação também pode ficar mais escura, voltando ao normal no próximo ciclo.

O que pode ser

A menstruação preta, marrom ou tipo borra de café, pode ser causada por:
1. Útero largo

Além das situações em que a menstruação escura é normal, o útero largo é a causa mais comum do escurecimento do período, acontecendo mais frequentemente em mulheres no pós-parto em que o útero demora muito tempo para voltar ao tamanho normal.

Assim, quando ocorre a mentruação, o sangue se acumula no interior do útero antes de ser expelido, tornando-se mais escuro, grosso e com mais coágulos.
2. Alterações emocionais

Algumas alterações do estado emocional da mulher, como excesso de estresse ou desenvolvimento de depressão, podem afetar a estrutura do útero, diminuindo a espessura das suas paredes. Essa alteração atrasada o descamamento das células e, por isso, facilita a oxidação do sangue, tornando a mentruação mais escura.
3. Alterações hormonais e menopausa

Quando surgem alterações hormonais provocadas por problemas tireoide, ou até mesmo, pela menopausa é muito comum alterações nas características da menstruação. Uma dessas alterações consiste no escurecimento do período e diminuição do fluxo normal.
4. Doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexuais causadas por bactérias, como a gonorreia ou a clamídia, por exemplo, provocam uma degradação mais rápida do sangue da mentruação, tornando o período mais escuro. Além disso, este tipo de menstruação geralmente é acompanhada de cheiro fétido, dor pélvica e febre acima de 38º C.
5. Endometriose e outras condições

A endometriose consiste no crescimento de tecido endometrial fora do útero. Este tipo de problema e outras condições como a adenomiose podem provocar dores frequentes na região pélvica e sangramentos escuros, que podem acontecer tanto dentro como fora da mentruação.

Nestes casos, a menstruação além de escura também é mais prolongada, podendo demorar mais de 7 dias para desaparecer.
Quando deve procurar o médico

Normalmente alterações no sangramento menstrual são normais e não indicam problemas, mas o ginecologista deve ser consultado se também surgirem sintomas ou sinais como:
Período que dura mais de 7 dias;
Ficar sem período por mais de 3 meses;
Ter sangramentos entre os períodos;
Dor na região íntima;
Febre acima de 38º C;
Tonturas;
Palidez na pele ou abaixo das unhas.

Também é importante lembrar que em casos de suspeita de gravidez, o aparecimento de sangramentos escuros, em pedaços ou em grandes quantidades também é motivo para procurar o médico.
Quando pode ser sinal de gravidez

O surgimento de um pequeno sangramento marrom ou vermelho escuro é comum nas primeiras semanas de gravidez, pois está relacionado com o momento em que o embrião se prende nas paredes do útero.

Porém, quando esse sangramento acontece numa fase mais avançada da gestação ou é acompanhado de outros sintomas como dor abdominal, dor no ombro, tonturas ou fraqueza excessiva pode indicar o desenvolvimento de gravidez ectópica ou aborto, sendo recomendado ir no obstetra para confirmar se existe algum problema.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?