sexta-feira, 18 de março de 2016

Diário de Biologia: Álcool e estômago vazio!!!

O álcool pode nos trazer certa euforia, alegria, a timidez pode desaparecer por um momento e todas as pessoas se tornam mais atraentes, mas isso é muito passageiro e os problemas que ele pode trazer quando exagerado pode ser fatal, por isso vamos entender como ele é absorvido e seguir algumas dicas para não vacilar numa festa!
Quando o álcool é ingerido ele é absorvido principalmente pelo nosso intestino delgado que através das veias é levado para a nossa circulação sanguínea e principalmente para o fígado onde será exposto a enzimas e será metabolizado, até aí tudo bem e tudo certo! Porém, a nossa vontade de ingerir bebidas alcoólicas só aumenta e esse álcool em excesso fica circulando no sangue e começa a causar prejuízos à saúde, confusão mental, sonolência, suor, calor, aumento da pressão arterial, vertigens, entre outros e pode levar ao coma e morte quando as dose de álcool são muito superiores.
Um dos maiores erros das pessoas que ingerem álcool é beber com o estômago vazio. Quando o álcool chega ao estômago, os sucos gástricos iniciam o processo de degradação do mesmo, porém ele é rapidamente absorvido pelo nosso organismo e como não há nada para digerir o nosso sistema digestório fica à disposição inteiramente nesse processo. Comer antes e durante uma festa em que hajaconsumo de álcool irá ajudar a “distrair” esse processo, ou seja, o estômago cheio faz com que essa degradação e absorção se tornem mais lenta e por isso à atenção fica divida nesse processo e o álcool é mais vagarosamente absorvido pelo nosso organismo e consequentemente não ficará circulando na corrente sanguínea.
thumb-98336120703-cerveja-resized
É por isso que quando estamos com o estômago vazio ficamos bêbados com maior rapidez e nemprecisa da ingestão de vários “copos”, apenas uma dose de cachaça pode ser o suficiente para uma pessoa ficar embriagada, porém para que isso ocorra será necessária a intervenção de alguns fatores, como: taxa de metabolização do álcool, quantidade de álcool ingerido, desidratação, estômago vazio, entre outros. O mais importante é se alimentar bem antes e durante essa bebedeira e escolher alimentos como cereais, proteínas magras, frutas e legumes, pois se entupir com comidas gordurosas pode até retardar os efeitos do álcool, mas pode deixar com um mal-estar e causar vômitos.
É fundamental que haja uma boa hidratação quando for ingerir álcool, pois como ele é diurético e faz a pessoa ir ao banheiro várias vezes, hidratar-se é essencial para que não haja uma bela ressaca no dia seguinte. Portanto, fica o alerta, se for beber, coma bem antes, durante e depois, tome bastante água e principalmente, se beber nem pense em dirigir, chame um táxi ou pegue um ônibus, pois sua vida vale muito mais que uma noite de festa!

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?