quinta-feira, 10 de março de 2016

Eu escolhi MEDICINA!!

A escolha por medicina é boa, principalmente por ser uma área ampla, com muitas especialidades para escolher. Porém, um dos pontos negativos é o valor das mensalidades para quem não consegue passar em uma federal, mas as bolsas e financiamentos estão aí para isso!
Para você que pretende ingressar em uma faculdade de medicina, mas ainda está na dúvida, confira abaixo sobre o curso e a profissão para que possa tomar essa decisão. Como tudo começa no teste do vestibular, falemos primeiramente sobre concorrência.
Concorrência
Como a procura pelo curso é muito grande em comparação ao número de vagas, e existem instituições de ensino onde a proporção chega a ser maior que 100 concorrentes por vaga. Com certeza, quem tem intenção de cursar medicina deve se preparar muito para garantir seu espaço em qualquer faculdade.
O tempo de duração é de aproximadamente seis anos (fora a residência), e as aulas ocorrem em período integral, e por isso não é possível trabalhar para pagar a faculdade particular no caso dos futuros médicos.
Grade
São inúmeras as matérias presentes nesse curso, e compõem a grade básica as disciplinas de Anatomia; Bioquímica; Pediatria; Patologia; Obstetrícia e Ginecologia; Iniciação ao Exame Clínico; Ciências Fisiológicas; Ciências Morfológicas; Biologia Celular e Molecular; e Histologia. Elas dão uma boa introdução e uma base fundamental para a profissão.
A vocação
Entre os significados de medicina no dicionário, encontram-se as palavras socorro e auxílio. Um médico ajuda a remediar e prevenir doenças de uma pessoa ou comunidade, então, é necessário ter, além da frieza em alguns casos, também atenção ao paciente. É comum ser atendido por um médico que aparenta exercer sua função forçadamente, e isso não é bom. É necessária maior humanização no sistema de saúde, com profissionais seguindo o Código de Ética Médica. Para trabalhar em qualquer área da medicina, é necessário, além de se formar, estar cadastrado no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Faça nosso Teste Vocacional e tenha um indicativo sobre seu perfil profissional e as profissões que combinam com você.
Salário e Oportunidades de Emprego
A remuneração é um ponto forte na profissão de médico. Inicialmente, se ganha em média R$ 2.300,00. Com o tempo e experiência, é possível receber um valor que chega a R$18.000,00 aproximadamente.
As oportunidades variam de região para região. Em cidades do interior dos estados, a demanda de médicos é maior do que nas capitais, e normalmente, a remuneração também. Então, se você está disposto a se mudar para essas cidades, muitas vezes carentes, tanto de profissionais especializados, quanto clínicos gerais.
Residência e internato
Além dos seis anos de grade regular, é necessário que o estudante resida por mais dois anos, em instituições incluídas e credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica. É possível também que o estudante opte pelo internato, que é uma espécie de estágio em hospitais da própria universidade ou que tenham convênio com ela.
Para inscrever-se em programas de residência, é necessário aguardar até o fim do ano, usualmente entre setembro e outubro. A diferença entre internato e residência é que o primeiro pode ser feito durante a graduação, e não substitui o segundo, que deve ser feito após a conclusão do curso.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?