segunda-feira, 14 de março de 2016

Diário de Biologia: Estudo confirma que os cães realmente podem dizer como seus donos estão se sentindo..

Muitos cientistas tentam desvendar se os animaisconseguem perceber os sentimentos dos donoshumanos. O problema é que tentar interpretar as emoções e respostas entre duas espécies interagindo é muito difícil. Por exemplo, você não pode perguntar a um cachorro como ele está se sentindo. Portanto, evidências científicas e explicações razoáveis são quase sempre evasivas.
Um novo estudo, publicado no jornal Biology Letters, sugere que os cães realmente podem reconhecer emoções de seres humanos e de outros cachorros através de pistas visuais e da audição. Os cientistas já documentaram chimpanzés e macacos Rhesus que foram capazes de identificar estados emocionais entre sua própria espécie. Entretanto, esse é o primeiro estudo que demonstra que qualquer animal pode demonstrar como membros de outras espécies estão se sentindo.
Os cães são capazes de discriminar entre diferentes expressões faciais humanas e sons associados com estados emocionais específicos. Imagens de pessoas e sons específicos associados ajudam os animais a interpretar o estado emocional do dono.
41
Já é bem compreendido que os cães são extremamente bons em leitura corporal e respondem a possíveis intenções humanas. Os cães podem também demonstrar fortes ligações comportamentais com os proprietários e reagem de forma diferenciada em testes cognitivos com base na presença e comportamento do dono. Isso sugere que os cães evoluíram sua capacidade de usar seus companheiros humanos como sistemas de apoio social em situações desconhecidas.
Os seres humanos e os cães viveram e evoluíram em conjunto por pelo menos, 15.000 anos. Diante disso, e do vínculo estreito que muitas pessoas têm com seus cães, não é surpresa que os cães parecem ter desenvolvido essa habilidade em reconhecer emoções humanas.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?