quarta-feira, 9 de março de 2016

os cães vira-lata ainda não são compreendidos por muitos!!



Com a prática da adoção em foco, os cães vira-lata foram colocados no centro de debates que envolvem desde o abandono de animais até a posse responsável de pets; passando pela notável tendência que muitos ainda têm pela compra de cachorros considerados “de raça” ou pedigree.


No entanto, mesmo estando no foco de discussões acaloradas sobre adoção, preferência por raças e abandono, os cães vira-lata ainda não são compreendidos por muitos – sendo considerados como participantes dessa ‘classificação’ específica em função de razões muito mais culturais do que, de fato, físicas.


Também chamados pela sigla SRD (que indica que o animal é Sem Raça Definida), os vira-latas podem ser definidos como cachorros que não são originários do cruzamento de uma única raça – sendo, portanto, produto da mistura entre os mais diferentes tipos, portes, pedigree e estilos de cães.


Em função disso, o grupo dos vira-latas acaba sendo bastante extenso; já que destaca e engloba todo tipo de cachorro cuja raça não possa ser definida com certeza e que tenha origem mestiça. No entanto, o que faz com que esse termo seja amplamente aplicado à diferentes animais nos dias de hoje não tem uma relação grande com raças; mas, sim, com o abandono.


Com isso, boa parte dos animais que vivem nas ruas – independentemente da origem ou pedigree – acabam sendo classificados como vira-latas, ganhando esse nome em função de sua condição de vida, e não por causa de sua condição mestiça. Levando em conta que o termo também já é usado, há tempos, para definir condições e características humanas (geralmente, de uma forma pejorativa), se torna ainda mais difícil o esclarecimento das pessoas em relação ao real significado da definição de ‘vira-lata’ – mantendo estes animais, ainda, no centro de uma série de debates.


Levando para o lado de saúde pública poderia acrescentar aquí que esses animais também chamados de errantes por não possuir domicílio próprio,ou seja,uma lar,uma moradia definitiva e um proprietário,eles são mais vulneráveis a doenças nas quais passam a ser hospedeiros em potencial,como o calazar canino que também é uma zoonoses,portanto,acaba sendo parte do ciclo de transmissão que o homem também faz parte e que o vilão de tudo é o mosquito vetor da doença. Por mais que você tenha cuidados com seu animal domiciliado fica evidente que também está susceptível a doenças como esta, pela simples existência dos hospedeiros que são os cães de rua,onde o mosquito se alimenta do sangue deles e esse mesmo mosquito pode sobrevoar sua casa e se alimentar do sangue de seu cão domiciliado,portanto,urge a necessidade de darmos um lar e cuidar com carinho de nossos cães vira-latas,adote um!!!


Adaptado:Prof. Alan Calvet,Biólogo e http://www.cachorrogato.com.br/

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?