quinta-feira, 16 de junho de 2016

QUE BICHO É ESSE?







CURIOSIDADES: JÁ VIU NA PAREDE DE SUA CASA?

Trata-se de uma larva de microlepidóptera, ou seja, uma mariposaminúscula da família Tineidae. O nome popular deste bichinho é traça-de-roupa que não tem nada a ver com a traça de livros, outro inseto completamente diferente de outra ordem (Thyssanura).

Pois bem, raramente vemos os adultos, pois são “mariposinhas” muito pequenas que voam pouco e não são atraídas pela luz. Vivem no fundo de armários e gavetas. As fêmeas colocam seus ovos em locais aquecido e escuro, onde umidade seja algo em torno de 75% e morrem logo após a postura.


Os ovos possuem uma substância adesiva que prende firmemente a fibras dos tecidos. Assim que os ovos eclodem,em algumas espécies, as lagartas tecem um pequeno estojo achatado e elíptico que serve como proteção para que possam comer muito tecido no nosso armário sem ser achatada quando manuseamos as gavetas (elas pensam em tudo!). Dentro deste invólucro protetor, a lagarta se desenvolve alimentando-se de materiais como lã, penas, cabelo, couro, poeira, papel, algodão, linho, seda e fibras sintéticas. Geralmente deixam fezes nos tecidos que destroem, que são imperceptíveis pelo tamanho e por apresentar a mesma coloração do tecido que ingeriu.

Assim que as larvinhas estão prontas para passarem para o estágio de pupa, elas migram pelas paredes ou cantinhos em busca de frestas. É por isso que vemos elas circulando devagarinho pelas paredes. Quando isso acontece é sinal que já comeram muito dentro do seu armário!
( Diário de Biologia )

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?