As bananas compradas no supermercado, que consumimos normalmente, não possuem sementes. Aqueles pontinhos pretos são apenas óvulos não-fecundados da flor da bananeira. A banana é um fruto partenocárpico, tal como o abacaxi, os frutos se formam sem fecundação. É por isso que não possui sementes.
As bananas com sementes só ocorrem nas espécies selvagens, que no Brasil podem aparecer em regiões litorâneas de Mata Atlântica. A espécie Musa balbisiana, vendida no mercado indonésio contém, excepcionalmente, sementes, e é considerada uma das espécies ancestrais das atuais variedades híbridas geralmente consumidas.
As bananas tradicionais, entretanto, reproduzem-se pela chamada propagação vegetativa, onde os brotos das novas plantas surgem a partir da planta-mãe. No caso das bananas, eles aparecem do chamado rizoma (um caule subterrâneo), estrutura na base da bananeira de onde saem as raízes. A grande vantagem é que a muda atinge a fase adulta em muito menos tempo que as frutas que começam a crescer a partir de uma semente. Mas a maior desvantagem é que todas as bananeiras serão idênticas à planta-mãe. Se a planta que deu origem aos brotos tiver doenças, as descendentes também terão.
Nossa, muit bom! Gostaria de compartilhar alguns posts relacionados:
ResponderExcluirIrrigação por gotejamento
Banana Pacovan
Banana nanica
Sigatoka Negra
Mal do panamá
Vlw! ;-)