segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Afinal o que é um grupo de estudos?



É um pequeno grupo de pessoas que se encontram regularmente para discutir e aprofundar assuntos de interesse comum, geralmente de forma autônoma e cooperativa.

Cada grupo é único e, conforme a formação e habilidades de seus membros, define o conteúdo a ser explorado. Frequentemente, um líder que não está envolvido ativamente com o conteúdo estudado dirige as atividades do grupo.

Um grupo de estudos diferencia-se de um grupo de trabalho por, em um grupo de trabalho, estabelecer-se, como objetivo, a feitura de um produto ou a atividade laboral, enquanto, no grupo de estudos, o êxito no aprendizado de cada membro é visto como o objetivo do grupo, e o desenvolvimento de habilidade técnica, específica e social define-se como objetivo secundário.

Os grupos de estudos se utilizam, atualmente, em quase todas as atividades de formação, universidades, ensino avançado, aperfeiçoamento, etc. Os grupos de estudos são empregados como adjuvantes no aprofundamento de conteúdos, frequentemente entre dois tópicos do programa de ensino . Em muitas concepções, servem eles ao desenvolvimento independente de um conteúdo de aprendizagem.

Na moderna acepção, empregam-se os grupos de estudos em toda a aula. O papel do professor é, então, o de acompanhante do aprendizado pedagogo e moderador. Os alunos aprendem com autonomia e cooperação; elegem o conteúdo de aprendizagem ou a partir de um amplo leque de opções ou o determinam inteiramente por si mesmos.

Os membros do grupo dependem um do outro uma vez que nenhum deles pode obter êxito se os outros não participarem ou procrastinarem. Apenas por intermédio de uma adequada cooperação, os resultados almejados (objetivos comuns) podem ser alcançados. O objetivo comum torna a interdependência essencial, a qual, por sua vez, reforça a motivação dos participantes do grupo.

Cada membro é responsável pelas atividades do grupo como, por exemplo, a execução de tarefas e a participação nas atividades dos outros pela consecução do objetivo final. Os rendimentos de cada participante tornam-se visíveis e pesam no resultado final.

As habilidades sociais dos participantes são fomentadas de tal modo que o estudante se reconhece no grupo. Os membros constroem uma relação de confiança, a qual é reafirmada pelo trabalho em conjunto que se desenvolve. As habilidade sociais são, também, um pré-requisito para o êxito do grupo de estudos.

Acesse o LINK para participar do grupo de estudos dos AMANTES DA BIOLOGIA


NOVO GRUPO DE ESTUDOS DOS AMANTES DA BIOLOGIA ONLINE

  • Será cobrado uma taxa de 20,00
  • Essa taxa será única e paga de uma vez só para temporada
  • Duração do grupo até o enem/2017
  • obrigatório agenda para o grupo/faça seu horário
  • interação no grupo se faz necessário
  • manter o foco principal no grupo
  • Pode interagir com outros assuntos de matérias diferentes da de biologia
  • Outros profs de outras matérias farão parte do grupo
  • Os membros podem postar e assumi seu post no grupo
  • O grupo terá um cronograma de postagens e conteúdos de biologia
  • Será incluídos nas atualizações posts diferentes dos de conteúdos específicos de vestibular e enem,pois o grupo trata de coisas de biologia
  • É necessário gostar de biologia para fazer parte do grupo
  • As ferramentas e materiais do grupo serão diversas e com diversos formatos
  • É necessário ter uma internet suficiente assim como locais para armazenamento de arquivos ( pc,notebook,pendrive )

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?