quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Café : O lado bom e o ruim


Benefícios do café:

1) O café pode reduzir em até 50% as chances de diabetes. A cafeína melhora a sensibilidade de células relacionadas à insulina (hormônio que ajuda na absorção de glicose pelo organismo)

2) A cafeína pode ajudar a melhorar o seu estado emocional. Seus efeitos podem ajudar no humor, diminuir a fadiga e melhorar a disposição para as atividades diárias.

3) A cafeína melhora o seu desempenho. É comprovado que a cafeína melhora a concentração, memória e, para quem realiza atividades físicas, é altamente recomendável tomar uma dose de café antes dos exercícios aeróbicos para dar maior energia e disposição.

4) O café tem efeitos benéficos sobre a circulação. Apesar de que em excesso o café causa a contração de veias e artérias, dificultando a circulação sanguínea e acelerando o coração, seu uso controlado pode ser usado em tratamentos de enxaqueca pelo mesmo efeito.

5) O café pode ajudar em alguns distúrbios do cérebro. Apesar de causar ansiedade quando em excesso, levando também a distúrbios do sono, estudos apontam que tomar café pode ajudar a evitar problemas como o mal de Parkinson e a depressão. No caso da depressão, atuando como um antidepressivo leve, o café ajuda na produção de determinados neurotransmissores (serotonina, dopamina e noradrenalina).

6) O café é benéfico para homens e mulheres. Uma das vantagens para ELES é a diminuição de um problema muito incomodo, que atinge muitos homens: a disfunção erétil. Como ajuda a relaxar os músculos e artérias dos genitais, o fluxo sanguíneo é aumentado, e então a ereção pode melhorar. Para ELAS, a cafeína pode ser uma grande aliada aos sintomas da TPM.

7) O café pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. Alguns estudos apontam que bebendo algumas doses de café diariamente é possível prevenir o câncer endometrial e de pele.

8) A cafeína pode ajudar a melhorar o sono. Por mais estranho que pareça, um estudo aponta que, como a cafeína têm maior efeito após 30 minutos do consumo (com seu pico máximo após 1 hora), se você tirar uma soneca por 20 minutos, acordará cheio de energia. Então, se você está com sono e quer espantá-lo, uma ótima tática é tomar o cafezinho e cochilar antes de seu efeito acontecer.


Malefícios do café:

1) A cafeína causa efeitos sobre o sistema nervoso. É comum que pessoas que consomem muito café tenham problemas de ansiedade, irritabilidade, agitação, insônia, dor de cabeça, dentre outros. Pessoas que já possuem problemas do tipo ou que estão passando por períodos estressantes, são recomendadas a diminuir drasticamente o uso de café.

2) A cafeína causa dependência. Tomar café com demasiada frequência, não apenas causa dependência química, como também física. Ao parar de consumir café, muitas pessoas sentem sintomas desagradáveis, como dores de cabeça, náuseas e problemas estomacais

3) A cafeína pode causar desidratação. Por seu efeito diurético, em atividades prolongadas, a cafeína ajuda com que a perda de líquido seja ainda maior. Então, se for tomar café e se exercitar logo em seguida, beba muita água, ok?

4) O café expresso aumenta os níveis de colesterol. Por possuir cafestol, uma substância que interfere com os receptores do intestino responsáveis pela absorção do colesterol “ruim”, é recomendado que se dê preferência ao café coado. O filtro de café retêm essas substâncias.

5) O excesso de café altera o sistema circulatório. Por seu efeito vasoconstritor, eleva a pressão sanguínea e pode causar arritmia. Por isso, é ainda menos recomendado o uso em altas doses para quem tem problemas cardíacos.

6) O excesso de café pode causar osteoporose. A cafeína dificulta a absorção de cálcio pelo intestino, o que, com o tempo, acarreta a doença.

7) A cafeína aumenta os problemas gástricos. Irritando o sistema digestório, principalmente quando tomado em jejum, o café piora os quadros de gastrite e refluxo.

8) Gestantes e crianças devem tomar café moderadamente. O uso indiscriminado de café pode acarretar sérios problemas na gravidez, inclusive aumentar os riscos de aborto. Crianças, por possuírem um sistema neurológico mais sensível, devem tomar meia xícara de café. Em pequenas doses, o café pode até ser benéfico para crianças com déficits de atenção.

Pois é, como qualquer droga, o café têm suas vantagens e desvantagens. O uso moderado pode ajudar na saúde e bem-estar. Mas passar dos limites, como em qualquer outra coisa, não é recomendado. Lembre-se, seu corpo precisa de equilíbrio. Não exagere! Beba com moderação!

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?