quarta-feira, 6 de abril de 2016

Diário de Biologia : NÃO JOGUE SAL NOS SAPOS, sua vida também depende deles!!!!



Adoro ANFÍBIOS GALERINHA.......





Com a chegada das chuvas ocorre um aumento na população de os anfíbios anuros (sapos, pererecas e rãs). Muitas pessoas têm verdadeiro horror destes bichinhos e outras simplesmente estão interessadas em fazer maldade mesmo… E por isso seguem o hábito de décadas de jogar sal no dorso dos animais.


O que muita gente não sabe é que os pulmões dos sapos têm uma capacidade muito menor que a dos humanos de absorver gases. Por isso, cerca de metade da absorção de oxigênio acontece por meio da pele. De lá, ele vai para a corrente sanguínea e é distribuído pelo corpo. A pele do animal é bastante úmida, uma característica indispensável para que a troca de gases possa ocorrer. Se jogarmos sal no sapo, o mineral suga a água, impedindo que o processo ocorra.


Além disso, dói muito. A pele do sapo não possui um revestimento protetor como a dos seres humanos. Por isso, é muito mais sensível. Se colocarmos sal em suas costas, a dor que o animal vai sentir é semelhante àquela que nós sentimos quando jogamos sal em um ferimento.
53924_Papel-de-Parede-Sapo-Americano_1600x1200


Os sapos não merecem este tratamento, eles são animais indispensáveis no controle de mosquitos que são vetores de doenças como a Zika, Dengue, Febre Amarela, Malária. Eles também se alimentam de outros insetos, como baratas e outros invertebrados, como as lacraias.


Caso um deles entre na sua casa, apenas guie-o com uma vassoura por exemplo, até a porta, isso bastará. Vamos divulgar essa ideia, NÃO JOGUE SAL NOS SAPOS, sua vida também depende deles!!!!

Um comentário:

  1. Tenho post sobre as diferenças entre sapo,rã e perereca. Caso queira solicite,ok

    ResponderExcluir