domingo, 31 de julho de 2016

O que os Homens mais gostam em mulheres!!






1. Você é tão macia e cheira tão bem

“Eu adoro o cheiro das mulheres. Essa maravilhosa mistura de shampoo, perfume e sabonete líquido feminino que vocês usam no chuveiro é o que os homens gostam em uma mulher. Mulheres tem um cheiro incrível. Quase o tempo todo.”

“Mulheres são sempre tão macias. Adoro a barriga delas – não ser definida demais é bom – e deitar minha cabeça em seus seios.”

2. Você tem um instinto materno

“Adoro como as mulheres tem esse instinto maternal. Elas são muito mais carinhosas e amorosas que os homens. Ah, e se você cozinha, nós te amaremos para sempre.”

3. Biquínis

“O que os homens gostam em uma mulher? Uma palavra: biquínis! Todas as mulheres ficam maravilhosas neles, não interessa se você reclama de se sentir fora de forma.”


4. Você é uma boa ouvinte

“Eu prefiro muito mais falar com uma amiga mulher quando tenho algum problema para resolver. Eu fico com a impressão de que elas escutam mais do que qualquer um dos meus amigos homens e oferecem conselhos muito melhores.”

5. Você é boa em se expressar

“Às vezes vocês pensam que não ligamos porque não sentamos como suas amigas e conversamos com você sobre como estamos felizes de termos conhecido vocês – mas não é o caso. Nós temos dificuldade em nos expressar! Vocês meninas não valorizam como as palavras saem de forma fácil para vocês. Tenho ciúmes.”

6. Conchinha

“O corpo de uma mulher se encaixa perfeitamente no nosso à noite. Conchinha não é tão apreciado como deveria.”

7. Vocês não tem medo de chorar.

“Preciso admitir: Às vezes invejo como as mulheres tem permissão de mostrar suas emoções sempre que querem. Homens querem chorar, poder ter mau humor, tpm ou agir como um bebê, mas engolimos o choro e agimos como machões. É cansativo.”

8. Quadris

“O corpo de uma mulher tem tanta personalidade! Meu Deus, apenas olhar uma mulher andar na rua é algo muito mais interessante do que olhar um homem. O que os homens gostam em uma mulher está nos quadris. Os corpos são muito mais bonitos.”

9. Saltos altos.

“Nada deixa as pernas melhores do que um sexy par de saltos altos. Nós todos amamos – mesmo que às vezes fiquemos um pouco mais baixos do que elas. Ah, mas apenas lembre-se de levar rasteirinhas em sua bolsa para o fim da noite. É chato ouvir vocês reclamando.”

10. Vocês ficam tão bem de moletom.

“Nós adoramos quando vocês se produzem para uma festa, mas há algo super sexy quando vocês estão vestidas de forma simples e sem maquiagem – pontos a mais se você estiver de moletom ou roupa de academia.”



Opiniões de Leitoras :


" Bunda chama muita atenção também

Passo na rua homens ficam travados olhando sabe

Como se tivessem hipnotizados"


" É um tema bem abrangente pq eu msm ñ consigo definir o que exatamente significa pra mim, pq eu num sou de conversar muito sobre isso...😄

Mais minha opiniao seria que as pessoas hj em dia sentem mais atração pela beleza da pessoa . Tipo o sorriso, o bumbum da mulher, os seios tmbm, o peitoral dos homens ! Essas coisas 😀

Alem do preconceito com os homossexuais "

" Concordo na questão do seio. Isso é até meio cultural. O seio da mulher é quase um tabu. Acho que isso influencia muito. Porque gera uma certa curiosidade no homem. O quadril, digo, o conjunto cintura e bumbum. Principalmente os brasileiros se atraem muito por isso. Até nas academia um dos maiores focos das mulheres é o famoso "bumbum na nuca".

MAIS 5 PREFERÊNCIAS DOS HOMENS


1. Mais sexo oral, por favor!

Aparentemente muitos homens sentem que não chupamos seu pênis o suficiente. Quem diria? Dito isto, se você está numa relação com seu amor, dê a ele sexo oral divino. Não espere até ele pedir, apenas faça. Você pode até assistir a alguns filme pornôs e praticar. Essa realmente é surpresa para alguém, meninas? Sempre soubemos que o sexo oral é algo que os homens gostam na hora H. Nada de novo aqui.

2. Não tenha medo do esperma

Eu já tive culpa nisso. Algo sobre o esperma costumava me desagradar e dar nojo. O gosto, a aparência, cheiro. Eu não queria perto do meu rosto, corpo, nada. Na verdade, eu corria para lavar quando caia em qualquer parte do meu corpo. Para sorte do meu atual namorado, eu superei isso. Homens gostam quando você não mostra medo do sêmen deles. Eles adoram quando cai no seu rosto. Meu lema é: você pode deixar cair em qualquer lugar, menos no cabelo. Estou apenas dizendo… Uma das coisas que deve ser mencionada também é a excitação especial que eles têm ao ver sua mulher digerir seu suco.

3. Seja mais ativa

Outra reclamação é que as mulheres são muito submissas e preguiçosas na cama. Eles querem que a gente fique por cima e estão cansados de fazer só papai e mamãe. Tente se mexer com ele. O benefício é que pode te trazer estimulação extra também e não há nada de errado com isso. Sexo é uma atividade para duas pessoas (no mínimo) e eles querem fazer sexo com uma mulher, não uma múmia.

4. Inicie o sexo

Homens também adoram quando nós iniciamos o sexo. É por isso que às vezes eu encurralo meu namorado em um canto e o enlouqueço. Não preciso dizer que ele adora minha agressividade. Os homens gostam na hora H quando sentem-se desejados. Você não acharia nada de errado se seu amor nunca pedisse sexo ou nem tentasse tirar sua calcinha? Claro que acharia.

5. Faça coisas loucas

De vez em quando você tem que lembrar ao seu homem (note que eu disse “seu homem”… por favor, não vire estrela pornô por qualquer cara que não esteja em uma relação com você esperando que isso vá conquistá-lo, você pode se desapontar) do tesouro que ele tem em você e que não há lugar melhor para estar. Em suma, faça coisas loucas. Isso precisa ser algo bem interessante, ótimos orgasmos, brincar com o pênis dele e etc. Precisa ser algo considerado um prêmio, mas que funcione como algo que o lembre que sim, você é louca, e é louca por ele.

Eu acrescentaria uma outra,talvez seja fetiche,talvez  não.

Homens ficam muito paralisados em seios,claro tem para todos os gostos,mais percebo que as mulheres sabem desse "Fetiche"pois em costumeiros selfies que as belas fazem,elas fazem questão de destacar esse atributo que também seria sexual além de fisiológico,mais seios dá sim tesão e muito...




Fonte : http://irresistivel.com.br/
Adaptado por Alan Calvet

sábado, 30 de julho de 2016

O que você quer saber de código genético ?



O código genético

A mensagem genética contida no DNA é formada por um alfabeto de quatro letras que correspondem aos quatro nucleotídeos: A, T, C e G. Com essas quatros letras é preciso formar “palavras” que possuem o significado de “aminoácidos”. Cada proteína corresponde a uma “frase” formada pelas “palavras”, que são os aminoácidos. De que maneira apenas quatro letras do alfabeto do DNA poderiam ser combinadas para corresponder a cada uma das vinte “palavras” representadas pelos vinte aminoácidos diferentes que ocorrem nos seres vivos.



Uma proposta brilhante sugerida por vários pesquisadores, e depois confirmada por métodos experimentais, foi a de que cada três letras (uma trinca de bases) do DNA corresponderia uma “palavra”, isto é, um aminoácido. Nesse caso, haveria 64 combinações possíveis de três letras, o que seria mais do que suficiente para codificar os vinte tipos diferentes de aminoácidos(matematicamente, utilizando o método das combinações seriam, então, 4 letras combinadas 3 a 3, ou seja, 43 = 64 combinações possíveis).

O código genético do DNA se expressa por trincas de bases, que foram denominadas códons.Cada códon, formado por três letras, corresponde a um certo aminoácido.

A correspondência entre o trio de bases do DNA, o trio de bases do RNA e os aminoácidos por eles especificados constitui uma mensagem em código que passou a ser conhecida como “código genético”.



Mas, surge um problema. Como são vinte os diferentes aminoácidos, há mais códons do que tipos de aminoácidos! Deve-se concluir, então, que há aminoácidos que são especificados por mais de um códon, o que foi confirmado. A tabela abaixo, especifica os códons de RNAm que podem ser formados e os correspondentes aminoácidos que especificam.









Dizemos que o código genético é universal, pois em todos os organismos da Terra atual ele funciona da mesma maneira, quer seja em bactérias, em uma cenoura ou no homem.

O códon AUG, que codifica para o aminoácido metionina, também significa início de leitura, ou seja, é um códon que indica aos ribossomos que é por esse trio de bases qe deve ser iniciada a leitura do RNAm.

Note que três códons não especificam nenhum aminoácido. São os códons UAA, UAG e UGA, chamados de códons e parada durante a “leitura” (ou stop códons) do RNA pelos ribossomos, na síntese protéica.

Diz-se que o código genético é degenerado porque cada “palavra” (entenda-se aminoácido) pode ser especificada por mais de uma trinca.

Entomologia e suas atribuições







• Atribuições do Laboratório de Entomologia

  • Taxonomia e Bioecologia de artrópodes de interesse em saúde pública

Tem como objetivo aprimorar conhecimento sobre identificação das espécies com uma abordagem integrativa usando caracteres da morfologia, morfometria e técnicas moleculares; distribuição espacial das espécies, biodiversidade, ecologia de populações, infecção por patógenos, e estudos da capacidade e competência vetorial.

  •  Principais grupos de interesse entre vetores: insetos – Culicidae (malária, arboviroses, filarioses), Phlebotominae (leishmanioses tegumentar e visceral) e Triatominae (doença de Chagas), e carrapatos (febre maculosa, Lyme-simile e erlichiose).

° Pesquisa básica em ecologia e biologia de mosquitos para subsidiar os programas de controle de doenças transmitidas por vetores na Ilha de São Luís; 

° Formação de técnicos em atividades de identificação e outras práticas laboratoriais e de campo, com estágios destinados principalmente às instituições de pesquisa estaduais e secretarias municipais;
° Identificação de culicídeos de interesse médico, atendendo a população em geral, à própria instituição e outras instituições públicas ou privadas, de acordo com o procedimento de envio;
° monitoramento de mosquitos vetores, em colaboração com empresas públicas executoras de atividades impactantes no ambiente, para verificar mudanças na estrutura e na distribuição das populações de mosquitos vetores (relatórios de monitoramento).



• Linha de pesquisa

Biologia, ecologia e capacidade vetorial de mosquitos das tribos Anophelini, Aedini e Culicini de áreas modificadas e silvestres.

° Tópicos atuais de pesquisa

- Caracterizar a atividade sazonal de espécies de importância médica em determinados habitats.
- Descrever o padrão sazonal de atividade hematofágica, os fatores físico-climáticos envolvidos, a fisionomia paisagística, distribuição de criadouros.
- Conhecer períodos de maior abundância e de potencial contato homem-vetor.

Aspectos ecológicos de mosquitos (Diptera: Culicidae) presentes em reservas de mata e na área urbana do município da grande São Luís.


  •    Infra-estrutura e Equipamentos


As atividades de coleta de mosquitos em campo e sua identificação em laboratório representam a base do desenvolvimento das linhas de pesquisa do Laboratório de Entomologia , bem como do atendimento às demais atribuições.

Em relação ao material utilizado em campo o laboratório detém uma série de tipos de armadilhas, cada qual adequada à captura de diferentes grupos taxonômicos ou à captura de exemplares de acordo com diferentes aspectos da biologia e ecologia, sendo: armadilhas de Shannon, armadilhas luminosas do tipo CDC, aspiradores de sucção (Capturador de Castro) ou elétricos de diferentes dimensões (aspirador de Nasci e Tubular-15 cm) e puças.





Foto: CDC (Center for Disease Control)- armadilha automática com luz e CO 2 para coleta de mosquitos de hábito noturno.


Foto: CDC (Center for Disease Control)- armadilha automática com luz e CO 2 para coleta de 
mosquitos de hábito noturno.

Fonte: http://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendencia-de-controle-de-endemias/

terça-feira, 26 de julho de 2016

Protocooperação : Bernardo-eremita e Anemôna-do-mar





O bernardo-eremita é um crustáceo do gênero Pagurus cuja principal característica é a de possuir a região abdominal frágil, em razão do exoesqueleto não possuir a mesma resistência do cefalotórax. Este crustáceo ao atingir a fase adulta (ainda em processo de crescimento, portanto realizando as mudas) procura uma concha de molusco gastrópode (caramujo) abandonada, e instala-se dentro desta. De certa forma o crustáceo permanece protegido. Entretanto, alguns predadores, ainda assim conseguem retirar o Pagurus de dentro da concha. É aí que entra a anêmona-do-mar, um cnidário. Como todos os cnidários (ou celenterados), a anêmona-do-mar é dotada de estruturas que liberam substâncias urticantes com a finalidade de defender-se. A associação beneficia tanto a anêmona quanto o Bernardo: o Bernardo consegue proteção quando uma anêmona se instala sobre sua concha (emprestada), pois nenhum predador chega perto. Já a anêmona beneficia-se porque seu “cardápio” alimentar melhora bastante quando de “carona” na concha do Bernardo. A anêmona normalmente faz a captação de seus alimentos (partículas) através de seus inúmeros tentáculos, esperando que estes passem por perto. Na carona do Bernardo há um significativo aumento no campo de alimentação para a anêmona.


sexta-feira, 22 de julho de 2016

Alcoolismo : Medicina x grupos de auto-ajuda



A crença de que a cura do alcoolismo era questão de vontade impediu avanços na área

Às sete da manhã, o homem encostou no balcão da padaria com as mãos trêmulas e a barba por fazer. O balconista serviu um copo americano com pinga até o friso superior. Ele se debruçou sobre a bebida e deu o primeiro gole sem usar as mãos. Pouco depois, tremendo menos, conseguiu segurar o copo e tomar o resto.

Em seguida, começou a transpirar, abriu o colarinho e fez uma série de inspirações profundas que não lhe trouxeram alívio. Ao contrário, o rosto ficou congesto, com as veias saltadas, vermelho como pimentão.

Vou morrer, disse para o balconista atônito que, em segundos, lhe preparou um copo de água com açúcar. Agitado, saiu para a calçada em busca de ar, com o rosto em chamas. Duas senhoras que compravam pão foram atrás. Insistiram que tomasse a água açucarada, enquanto o abanavam com um xale preto.

Lembro como se fosse ontem, dessa cena que presenciei aos 14 anos. No dia seguinte, a vizinhança comentava que a esposa havia colocado na sopa do marido o remédio causador da sensação de morte iminente na padaria.

Durante muitos anos, o único recurso farmacológico para o alcoolismo foi essa droga traiçoeira: o dissulfiram, conhecido popularmente como Antabuse.

No mesmo período em que a medicina desenvolveu antibióticos, medicamentos para controlar hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e tantas outras, a crença ridícula de que a cura do alcoolismo era simples questão de força de vontade impediu qualquer avanço nessa área.

Tanto é verdade que os Alcoólicos Anônimos representavam a única esperança para os que desejavam livrar-se do álcool. Situação humilhante para os médicos: um grupo de auto-ajuda conseguir fazer muito mais do que a medicina inteira.

Tal panorama começou a mudar apenas nos anos 90, quando estudos clínicos e inquéritos epidemiológicos permitiram dividir os dependentes em dois grupos principais.

O primeiro é representado pelos que experimentam grande excitação ao beber. São aqueles que nas festas estudantis riem, fazem algazarra e se apropriam da palavra. O álcool os torna eufóricos, seguros de si. Costumam apresentar problemas causados pelo uso excessivo já aos 20 ou 30 anos. Em suas famílias geralmente há outros casos de alcoolismo.

No segundo, estão incluídos os ansiosos que bebem com a finalidade de aliviar o estresse e a ansiedade. Geralmente, começam a beber com moderação a partir dos 30 ou 40 anos e só apresentarão as complicações características do uso excessivo mais tardiamente.

Como resultado de intenso trabalho com animais de laboratório, em 1994 foi aprovado o segundo medicamento para o tratamento do alcoolismo: a naltrexona, droga que bloqueia no cérebro os receptores opióides existentes nos neurônios responsáveis pelos efeitos euforizantes do álcool.

A terceira droga aprovada, o acamprosato, bloqueia a liberação de um neurotransmissor (glutamato), produzido em quantidades excessivas pela exposição continuada a doses altas de álcool. Embora reduza a intensidade dos sintomas da crise de abstinência, os resultados do acamprosato têm sido contraditórios.

Nos últimos anos, a compreensão dos mecanismos moleculares que levam à liberação dos neurotransmissores envolvidos nas sensações de prazer, euforia, agressividade e dependência química associadas ao álcool, possibilitou a descoberta de novos tratamentos.

Em estudo publicado em 2003, na revista “The Lancet”, o topiramato, usado em casos de epilepsia, enxaqueca e distúrbios alimentares, demonstrou ser capaz de reduzir o número de drinques diários e de aumentar os dias de abstinência.

No ano passado, foi demonstrado que a vareniclina, droga de aprovação recente para os que decidem livrar-se do cigarro, reduz a sofreguidão por bebidas alcoólicas em ratos tornados dependentes. É provável que tenha efeito semelhante em seres humanos.

Ao lado dessas drogas que usam como alvo os neurotransmissores, têm ocorrido avanços significativos no estudo de outras que interferem com o mecanismo de estresse, responsável pelo abuso nos mais ansiosos.

É provável que, nos próximos cinco a dez anos, possamos oferecer aos que fazem uso nocivo do álcool, remédios eficazes que os ajudem a livrar-se da dependência. Talvez até surjam medicamentos que lhes realize o sonho de experimentar o prazer de um copo de vinho ou de um chope com os amigos, sem correr o risco de beber até cair na sarjeta.
http://drauziovarella.com.br/videos-3/dicas-de-saude/

Química dos alimentos : Leite




Depois de saber que o leite contém tantas misturas - até ácidos - você deve estar se perguntando, será que ele faz bem a saúde?
Bom, o leite, em primeira mão, é produzido pelas vacas para alimentar seus filhotes. Nós o usamos para nos alimentar desde o inicio de nossas vidas devido ao seu alto valor nutritivo.
Após ser tirado da vaca, ele vai para indústria, e é ai que a Química entra em ação! Ela tem um papel fundamental para garantir a qualidade do leite, analisando e monitorando as suas propriedades químicas para que ele chegue às nossas geladeiras em perfeitas condições de uso.
.
Seguindo um pouco mais, vamos entrando no mundo da Química do leite; pois este possui várias propriedades químicas. Algumas:
 Possui uma acidez natural logo após a ordenha, isto porque possui entre 0,13 e 0,17 % do seu volume de ácido lático;
 Seu pH é de + ou – 6,6 a 25º C e ... Quem diria?! Pode ser uma ótima solução tampão quando pH estiver em torno de 5 e 6 devido a presença de dióxido de carbono, cítratos, lactatos e fosfatos;
Tem sabor, cor e odor característicos, pois não é doce, nem salgado, ácido, nem alcalino.
E aqui vale a pena lembrar que, se for guardado em condições inadequadas, como em altas temperaturas, ele pode estragar!
Além de possuir densidade, tensão superficial, viscosidade, calor especifico.....
Ufa...
Quanta Química podemos encontrar em um simples copo de leite...
Sem contar que ele serve de matéria prima para muitas outras coisas gostosas...
Chocolate...
Sorvete...
Iogurtes...
Queijos...
E muitas outras.


Mas por hoje , vamos parar por aqui...
E deixar para discutir estes outros pontos em um nova viagem ....
Na nossa busca incessante pela Química dos alimentos!!!!
Até mais....
Foto de Alan Calvet.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Peixe Palhaço: Professor eu quero um!!






Um dos peixinhos mais fotografados e conhecidos, é capaz de viver entre as anêmonas.
peixe palhaço
classificação
Nome Comum: Peixe palhaço
Nome em espanhol: Pez payaso rojo
Nome em Inglês: Red Clownfish or Tomato Anemonefish
Nome Científico: Amphiprion frenatus
Filo: Chordata
Superclasse: Pisces
Classe: Osteichthyes
Ordem: Perciformes
Família: Pomacentridae
Características:
Comprimento: 8 m
Cor: Vermelho-ferrugem, com listras verticais
Cabeça curta, boca pequena, dentes pouco desenvolvidos.



anêmona e peixe-palhaço
Associações entre animais de diferentes espécies
O motivo pelo qual o peixe-palhaço não sofre os efeitos das células urticantes da anêmona ainda não é bem conhecido.
Alguns cientistas acreditam que o muco que recobre o peixe protege-o contra o veneno. Entretanto, somente os peixes-palhaços sadios estão protegidos. Os doentes são mortos pela anêmona.
anêmonas
As associções entre animais de diferentes espécies sempre chamaram atenção.
As anêmonas do mar são perigosas para a maioria dos peixes pequenos, porém o peixe palhaço convive muito bem com o veneno da anêmona.
peixe palhaço
O Peixe-Palhaço e as anêmonas
o peixe-palhaço vive nas anêmonas que ficam em pequenas colônias.
Se ocorrer o fato de nenhum dos peixes ser fêmea, para que se reproduzam, um macho, geralmente o maior, muda de sexo para dar continuidade à espécie.
Na reprodução, a fêmea desova no ambiente marinho e o macho fecunda os ovos com seu esperma.
Em relação a esta reversão sexual, é interessante destacar que é uma transformação hormonal e ocorre de acordo com a necessidade da colônia ou do local em que eles se encontram.
O colorido de seu corpo chama a atenção. Pode-se dizer que é um peixe exótico, cuja cor laranja e as tiras brancas ou azuladas, assim como a maneira desalinhada e desajeitada de nadar, dão sentido ao nome: Peixe-Palhaço. Seu habitat natural são as águas tropicais e subtropicais, principalmente os recifes de corais do Indo-Pacífico, mas podem ser encontrados, em menor quantidade, no Caribe e no Mar Vermelho.
Os Peixes-Palhaço, também denominados Peixes da Anêmona, são da família Pomacentridae e de várias espécies, dentre as quais, as mais conhecidas são o Palhaço Tomate, o Palhaço Comum (Ocellaris), o Palhaço Sebae e o Palhaço Marrom e todas sobrevivem em cativeiro sem grandes dificuldades.
Esses simpáticos peixinhos da foto ao lado medem cerca de cinco centímetros e pesam, no máximo,150 gramas.
Pequeninos no tamanho, mas exuberantes na vibração de suas cores, os Peixes-Palhaço possuem a capacidade de alternar seu sexo.

Isso ocorre quando há necessidade dessa mudança, ou seja, eles nascem machos e, de acordo com a natureza de cada um, transformam-se em fêmeas ou não.


peixe-palhaço
O peixe-palhaço ou anfitrião passa todo o tempo perto das anêmonas-do-mar.
Ele se esconde do perigo e dorme no meio dos tentáculos venenosos da anêmona. Às vezes, chega mesmo a roubar alimento da boca de sua protetora, embora também traga comida para um lugar onde ela alcance.
Este pequeno peixe, ao contrário de outros, está a salvo dos ferrões da anêmona.

peixe palhaço
O peixe-palhaço ou anfitrião é encontrado nos oceanos Atlântico e Pacífico. É pequeno, ágil e de colorido brilhante. A fêmea põe seus ovos na base de uma anêmona-do-mar.
O Peixe-Palhaço é o mais brilhantemente colorido dos cadozes (família cabitidae).
É resistente, decorativo e tem longa vida.
Como acontece com muitos cadozes, ele possui um par de espinhos defensivos, erécteis na frente dos olhos. Não tem glândulas venenosas, mas os espinhos são como facas.




Você tem alergia a esperma ??





A hipersensibilidade seminal humana do plasma é uma condição em que a mulher (ou até mesmo o homem) é alérgica às proteínas do sêmen. Esta alergia resulta de uma má interpretação por parte do sistema imunológico. Quando o sêmen entra no organismo da mulher alérgica, os leucócitos, células de defesa do organismo, identificam erroneamente as proteínas do sêmen como invasoras atacando-as.

Os sintomas deste tipo de alergia variam, sendo que alguns pacientes podem apresentar ardor, prurido, ou vermelhidão nos órgãos genitais. Também pode causar infertilidade temporária, pois os leucócitos impedem que os espermatozoides alcancem o óvulo. Contudo, pessoas que são alérgicas ao sêmen são capazes de gerar filhos. Nos casos mais graves pode estar um choque anafilático, ou seja, uma hipersensibilidade imediata e agressiva, que afeta o corpo todo. A manifestação mais grave passa por um inchaço e obstrução de vias respiratórias, podendo até ser fatal.



Um estudo realizado no centro de ciências da reprodução da Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido, concluiu que pelo menos 12% das mulheres são alérgicas ao sêmen do companheiro e refere ainda que as mulheres mais afetadas pelo problema são as que têm entre 20 e 30 anos. Dr. Carroll, responsável pelo estudo, disse que muitas mulheres não percebem que sofrem deste tipo de alergia, pois os sintomas são comuns e muitas vezes elas confundem com uma dermatite.

O estudo também revelou que a alergia não está ligada ao espermatozoide em si, e sim as proteínas presentes no líquido seminal. Para chegar a esta conclusão os espermatozoides foram isolados do líquido e os testes foram refeitos nas mulheres que se mostraram alérgicas. Todas elas tiveram reação com o sêmen mesmo sem conter as células espermáticas.
Fonte: dailymail/infoescola/cmjornal Imagens: Reprodução/vivabem/ avidadeuma


terça-feira, 19 de julho de 2016

Professor ! Qual a diferença entre Líquido seminal e espermatozóide?




Gostaria que você me tirasse uma dúvida: Qual a diferença entre líquido seminal e espermatozoide?
Flávia,seguidora do Facebook..

Muitas mulheres falam sobre possível gravidez devido ao contato com o liquido seminal, aquele liquido que lubrifica o pênis quando ele fica excitado.Então vou explicar o que é esse liquido.O líquido seminal limpa o canal da uretra diminuindo o PH ácido da urina para que não contamine o esperma e mate os espermatozoides e facilitando que a ejaculação saia forte, para alcançar o útero o mais rápido possível.
Entretanto a urina, o liquido seminal e o esperma saem pelo mesmo canal chamado de uretra. A urina mata os espermatozoide devido a sua acidez, logo se o homem ejacular e urinar os espermatozoides morrerão. Porem, se o homem não urinar e depois de uma ejaculação ficar excitado novamente haverá espermatozoides nesse canal e quando o liquido seminal passar trará consigo espermatozoides. Se a mulher estiver em dia fértil, o muco cervical, ajuda esses espermatozoides perdidos a chegarem ao óvulo. Ocorrendo uma fertilização.

Outro fato a esclarecer é que a fertilização com o liquido seminal só ocorrerá se houver penetração, pois os espermatozoides são muito sensíveis e com o contato com o ar e temperatura ambiente morre não podendo haver fecundação.

Outra coisa importante a se dizer é que esse liquido pode transmitir doença e por isso é importante o uso do preservativo já que a gravidez não é a nica consequência de uma relação sexual.



Os espermatozóides são geralmente células, muito menores que os óvulos e estão estruturados de modo a permitir o máximo de eficiência de deslocamento, o que aumenta a chance de eles chegarem ao óvulo. São células pequenas, alongadas com formato hidrodinâmico e com uma longa cauda que é utilizada na propulsão.



Esquema do espermatozóide humano



Apesar de a imensa maioria dos espermatozóides dos animais ser flagelada, existem espermatozóides que não possuem flagelo. É o caso dos espermatozóides dos nematódeos, animais vermiformes cujo representante mais conhecido é a lombriga (Ascaris lumbricóides), um parasita do intestino humano.

Os espermatozóides variam muito em tamanho e forma entre as diferentes espécies.




1- Espermatozóide de caracol (gastrópode)

2- Espermatozóide de Ascaris (nemátoda)

3- Espermatozóide de salamandra (anfíbio)

4- Espermatozóide de sapo (anfíbio)

5- Espermatozóide de galo (ave)

6- Espermatozóide de rato (mamífero)

7- Espermatozóide de carneiro.

8 - Espermatozóide do homem








Espero ter ajudado e façam perguntas!!

Diário de Biologia responde: A pele de seu órgão genital é mais escura !!



Muitos homens vivem intrigados com o fato de a pele de seu órgão genital ter a coloração escurecida em relação ao restante do corpo. Antes de mais nada é importante que todos os meninos – e meninas também – entendam que isso é supernormal e acontece com a maioria dos homens que já passaram pela adolescência. Geralmente, quando o adolescente está na puberdade a pele do pênis começa a escurecer ou ficar mais rosada – depende da genética – em função das mudanças que ocorrem no corpo nesta fase.

A pele que recobre o escroto e o pênis fica mais escura do que a cor predominante no resto do corpo depois da adolescência. Isso porque, segundo o dermatologista Lindsey Bordone, do Centro Médico da Universidade de Columbia, EUA, a mudança ocorre devido a um efeito hormonal. É nesta fase que os meninos começam a produzir mais hormônios, como a testosterona, androsterona e androstenediona, que são responsáveis pelos atributos sexuais secundários, tais como pelos faciais e corporais, mudança na voz e pigmentação da pele.

Dr. Solon Maia, anestesiologista diz que nos genitais existe maior quantidade de receptores hormonais. Essa atividade hormonal intensa também contribui para o aumento da melanina na região. Então, esse escurecimento ocorre quando as células da pele que produzem melanina respondem aos hormônios andrógenos.



Contudo, há condições médicas em que o pênis e o escroto podem escurecer ainda mais como fricção crônica, desequilíbrio hormonal, elevados níveis de açúcar no sangue (como em pessoas com diabetes) e obesidade. Outro fator, e menos conhecido, é a acantose nigricans, uma condição rara de pele assinalada pela presença de uma hiperpigmentação e aspecto áspero nas dobras da pele perianal e axilas.

Saiba que não é nada indicado o uso de clareadores no pênis. A pele desta região é muito fininha e sensível e um eventual clareamento poderia machucá-la. Diz a sabedoria popular que o que não tem remédio, remediado está.Fonte: jornalciencia/ agora/ vacextensor Imagens: Reprodução/viralportal/jornalciencia



segunda-feira, 18 de julho de 2016

Estudante do ENEM, seu dia é produtivo ?




1) Pare de abusar da “soneca”: De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos EUA, cerca de 1/3 dos americanos dizem que dormem menos do que precisam para funcionar bem. Com isso, o amado botão “soneca” é o salvador que garante mais uns 20 minutinhos de sono… ou isso é o que pensamos. Uma pesquisa de um hospital de Nova York comprovou que essa funcionalidade do celular é muito mais vilã do que mocinha, porque ela nos interrompe bem no meio de um ciclo do sono. O efeito de uma boa noite de descanso no organismo pode ser cortado através da “soneca”, porque voltamos a dormir, apenas para sermos despertados bruscamente alguns minutos depois. Isso provoca um choque de cansaço logo no início da manhã, causando aquela sensação de estar zonzo quando saímos das cobertas.
Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é interromper o hábito de “só mais 10 minutinhos”. Se precisar, coloque o celular a uma distância suficiente para que você tenha que levantar da cama para desligar o alarme – então, você já vai ter levantado e pode resistir mais facilmente a dormir mais um pouquinho.

2) Não cheque as notificações do celular: A única coisa que acordar e ir direto para o celular faz é aumentar seus níveis de estresse e te fazer pensar em tudo que você tem que fazer antes mesmo de você ter tempo de lavar o rosto.
É claro que isso é mais fácil de falar do que fazer, afinal, como eu disse, a maioria das pessoas usa o celular como despertador. Mas é mais do que justo que você se conceda pelo menos alguns minutos de paz dentro da sua própria cabeça antes de partir para a agitação do dia. E a solução é muito, muito simples: compre um relógio-despertador (um item muito barato que você encontra em qualquer loja de bugigangas) simples e deixe o celular longe de você.


3) Tire alguns minutos para se espreguiçar: Esticar os braços, as pernas e rolar na cama enquanto acorda é instintivo e muito prazeroso, servindo para lembrar ao seu corpo que é hora de levantar. Depois que você termina, já se sente automaticamente mais desperto e relaxado. Muito melhor do que pular da cama assustado, já enfiando a caneca de café na boca, certo?

4) Tome banho e coma com calma: Nada de fazer as coisas correndo, tome o café com calma, de preferência deixando o celular de lado por um tempo e se concentrando na comida. Faça cada atividade no seu tempo determinado, com tranquilidade. Durante a manhã, manter a calma nas atividades é essencial para aquilo que já mencionamos lá em cima: dar a oportunidade para o corpo acordar no seu tempo. Além disso, outro macete bacana para as manhãs é tomar bastante água, porque depois de tantas horas dormindo, o corpo já começa a exigir mais hidratação. Um bom copo antes mesmo do café da manhã vai renovar sua disposição.

5) Defina suas melhores horas:
Todo mundo tem algum momento do dia em que se sente mais concentrado. De acordo com o psicólogo americano Dan Ariely, autor do livro Previsivelmente irracional, temos entre 2h a 2h30 de pico de produtividade por dia, período no qual você pode ser até 30% mais eficiente nas suas tarefas. Segundo ele, para a maioria das pessoas, essas horinhas preciosas acontecem entre 1h e 2h depois que você acordou. Assim, se você levanta todo dia às 7h, é provável que suas horas mágicas comecem em torno de 8h30 ou 9h.
É claro que isso não é uma regra. Eu, por exemplo, não funciono nada bem pela manhã (aposto que alguns de vocês, leitores, também). Mas sei bem que meus melhores horários costumam ser à tarde ou à noite, ou seja, o período de horas em que eu mais consigo fazer coisas eficientemente. O segredo é você encontrar quais horas são essas, no seu organismo, e investir nelas. Aí, sim, você vai poder montar um esquema como vou explicar no próximo tópico.

6) Monte um plano com três tarefas importantes para o dia:
Tanto esse item quanto o anterior não precisam necessariamente ser feitos durante a manhã, quando você está acordando. Você pode refletir sobre eles e ver o melhor jeito de aplicá-los na sua rotina, dependendo do horário em que você acorda e quando exatamente é o seu pico de produtividade. O importante é deixar definido na mente as tarefas mais importantes que você deve dar atenção durante o dia que está começando, e qual horário é melhor para realizar cada uma. Lembre-se que não estou falando de muitas tarefas; são, no máximo, três, porque não adianta encher o seu calendário e não conseguir fazer nem metade.
Por exemplo: amanhã, você definiu que vai 1) terminar a lista de exercícios de Física; 2) fazer uma redação; 3) ler 3 capítulos de uma das obras obrigatórias. Digamos que as suas horas mais produtivas sejam à tarde, entre 14h e 16h. Supondo que você esteja precisando treinar sua escrita, uma solução é deixar para fazer a redação às 14h, quando você estará mais concentrado, e passe a lista de Física para outro horário anterior. A leitura do livro pode ficar para depois da redação.


#repost de https://www.instagram.com/concursandanotrt/


Matéria completa em: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/dicas-estudo/2015/04/22/6-habitos-matutinos-vao-tornar-seu-dia-muito-mais-produtivo/

sábado, 16 de julho de 2016

Como funciona uma unidade de vigilância em zoonoses !!!




Centro de Zoonoses ou unidade de vigilância em zoonoses é a opção adotada pelo governo para garantir o bem-estar de animais e da população. Agindo no controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias. Tais unidades de saúde já podem ser encontradas hoje em todos os estados do País. Embora nem todo mundo saiba exatamente como funciona ou qual é o trabalho realizado pelo centro de zoonoses, muitos se sentem mais familiarizados com o tema quando se fala em “carrocinhas”.

Conhecida como a vilã em muitos filmes e desenhos animados onde o protagonista é um animal, as carrocinhas são uma das armas mais eficazes no controle de zoonoses, já que, retirando os bichos acometidos por doenças transmissíveis das ruas, a possibilidade de propagação de problemas pode diminuir consideravelmente.
Mas nem só de carrocinhas vive um centro de controle de zoonoses, e as unidades presentes no País contam com treinamentos, cursos e estágios específicos para os profissionais da área, além de oferecer esclarecimentos e ajudar na educação do público em geral para que o controle da população de animais domésticos e sinantrópicos (como morcegos, pombos,ratos, abelhas e mosquitos, entre outros transmissores de zoonoses) seja feito. Tendo como objetivo principal o de impedir a propagação de zoonoses – doenças que incluem nomes como raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose, leishmaniose e até a dengue – os centros de controle contam, também, com animais para adoção, como cães e gatos.

Os animaizinhos disponíveis nestes locais contam com a vantagem de já estarem devidamente protegidos contra as doenças mais frequentes entre as zoonoses, e podem ser adotados com todas as vacinas necessárias administradas, castrados, vermifugados e com tratamento contra pulgas e carrapatos, além de contarem com identificação por meio de microship, em alguns locais.


Como Atua um centro de controle de zoonoses:

Agindo de maneira a extinguir do País algumas das principais e mais perigosas zoonoses – como raiva e leishmaniose – estes centros de controle também são responsáveis pela vacinação de animais e a educação populacional; direcionada para que a população em geral tenha informações suficientes para saber como se prevenir e evitar a propagação de doenças em animais e pessoas.

Confira, a seguir, algumas das principais responsabilidades dos Centro de Controle de Zoonoses:
Inspeções zoosanitárias: programadas com base nas solicitações da população e de diferentes órgãos públicos, as vistorias zoosanitárias tem o objetivo de averiguar os problemas trazidos pela população animal presente em determinado município. Visando impedir que o contato entre animais e humanos possa gerar riscos e doenças, tais inspeções também verificam denúncias de maus-tratos a animais, alojamento impróprio de pets e falta de higiene, entre outros. Solicitações referentes ao incômodo de vizinhanças pelo barulho excessivo de animais e em relação à infestação de animais sinantrópicos também são atendidas pelos Centros de Controle de Zoonoses, que tem o poder de intimar, notificar e até multar responsáveis de acordo com o caso.
Controle de animais sinantrópicos e peçonhentos: tida como uma das responsabilidades mais importantes dos centros, o controle de animais sinantrópicos e peçonhentos age para impedir a propagação das muitas zoonoses que podem ser transmitidas por este grupo de animais – onde se encaixam ratos, baratas, pombos, moscas, mosquitos, cobras, morcegos, pulgas, aranhas e escorpiões, entre outros.
Vacinação antirrábica: direcionadas para cães e gatos, a vacinação impede que a raiva seja contraída pelos animais, ajudando a controlar esta perigosa doença que, felizmente, já é quase erradicada no País.
Castração: também voltado para a população de cães e gatos dos municípios específicos, o projeto de castração impede a geração de uma superpopulação de animais – evitando problemas que ocorrem em função do grande número de animais, como o abandono deles e a propagação de doenças das mais variadas.
Recolhimento de animais: é aqui onde a atuação das famosas “carrocinhas” ocorrem, recolhendo animais abandonados das ruas, evitando acidentes (provocados, na maior parte das vezes, por animais que permanecem em pistas de estradas) e a propagação de doenças. Determinados municípios recolhem tipos e portes específicos de animais; no entanto, neste grupo pode haver desde cachorros até cavalos e bois.
Controle de dengue: neste tipo de projeto, são identificados os locais com uma propensão maior para o surgimento do mosquito transmissor (que são visitados quinzenalmente para avaliação) e são feitas visitas a casas de moradores, com o objetivo de averiguar a presença de condições para o desenvolvimento do problema e eliminar possíveis criadouros. Além disso, esse tipo de ação também atua na propagação de informações sobre o controle do mosquito Aedes aegypti, fornecendo dados sobre que tipo de conduta seguir para evitar a proliferação da dengue.
Verificação de reclamações: o Centro de Controle de Zoonoses é responsável por verificar todo tipo de reclamação que tenha relação direta com animais, buscando alternativas para solucionar problemas no município.
Acompanhamento de acidentes por maus-tratos: é dever do centro acompanhar o desenrolar de todo tipo de acidente ou denúncia de maus-tratos aos animais.
Monitoramento de Zoonoses: o monitoramento das doenças consideradas zoonoses é feito constantemente para que o controle de tais problemas seja possível e executado com eficiência.
Educação: a atuação dos centros de zoonose busca informar a população sobre as principais doenças, métodos de prevenção e tratamento – além de, em muitos casos, contar com cursos e treinamentos especiais para quem deseja saber mais, ou mesmo, atuar nesse segmento preventivo da saúde.



O que são as zoonoses?



Conforme explicado anteriormente, as zoonoses são todas as doenças que podem ser transmitidas aos animais vertebrados e aos homens, podendo contar com agentes de diversas origens e, inclusive, serem transmitidas por meio contato direto entre homem e animal. Conheça, a seguir, algumas das zoonoses mais conhecidas e temidas:
Raiva Transmitida pela mordedura de um animal raivoso, a doença, quando não tratada, pode levar a pessoa ao coma e até ao óbito. A transmissão da doença por cães já é praticamente erradicada nas regiões Sul e Sudeste, e há a previsão de sua eliminação completa ainda nesta década.


Leishmaniose O mosquito chamado de Lutzomia Longipalpis é o seu principal agente, e se reproduz com facilidade em locais com acúmulo de sujeira, lixo e matas. Nos humanos, a doença causa uma série de sintomas de mal-estar, podendo gerar lesões em diferentes regiões do corpo, de acordo com o seu tipo específico.


Leptospirose Animais roedores e carnívoros são os principais agentes da doença, transmitida pelo contato direto com a urina do animal infectado ou água que contaminada. Pode causa uma infecção aguda, complicações renais e até meningite.


Com todos esses fatos em mente, lembre-se: quais comportamentos estranhos que forem observados em seu animal e que puderem estar indicando algo errado com a saúde dele, não hesite em consultar um médico veterinário.





Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/centro-zoonoses/


Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/centro-zoonoses/

Resumão 1 ENDÓCRINO !!



A tireóide produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade de metabolismo do corpo. Se ocorrer hipertireoidismo, isto é, funcionamento exagerado da tireóide, todo o metabolismo fica acelerado: o coração bate mais rapidamente, a temperatura do corpo fica mais alta que o normal; a pessoa emagrece porque gasta mais energia. Esse quadro favorece o desenvolvimento de doenças cardíacas e vasculares, pois o sangue passa a circular com maior pressão. Pode ocorrer o bócio, ou seja, um “papo” causado pelo crescimento exagerado da tireóide. Também pode aparecer a exoftalmia, isto é, os olhos ficam “saltados”.

Se a tireóide trabalha menos ou produz menor quantidade de tiroxina que o normal, ocorre ohipotireoidismo, e o organismo também se altera: o metabolismo se torna mais lento, algumas regiões do corpo ficam inchadas, o coração bate mais vagarosamente, o sangue circula mais


lentamente, a pessoa gasta menos energia, tornando-se mais propensa à obesidade, as respostas físicas e mentais tornam-se mais lentas. Aqui, também pode ocorre o bócio.

Quando o hipotireoidismo ocorre na infância, pode provocar um retardamento físico e mental. Um das possíveis causas dessa doença é a falta (ou insuficiência) de iodo na alimentação, já que o iodo é um elemento presente na composição da tiroxina. Na maioria dos países assim como no Brasil, existem leis que obrigam os fabricantes de sal de cozinha a adicionar iodo nesse produto. Com tal medida, garante-se que a maioria das pessoas consuma diariamente a quantidade necessária de iodo.

Os hormônios são substâncias que são secretadas pelas glândulas endócrinas e mistas do corpo e participam do controle da atividade dos órgãos. Eles podem ser de origem protêica (insulina, adrenalina, glucagon, etc) ou esteróides (lipossolúveis e derivados do colesterol. Ex: progesterona, aldosterona, etc)



Pâncreas

O pâncreas produz dois hormônios importantes na regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon.

A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Ela retira o excesso de glicose do sangue, mandando-o para dentro das células ou do fígado. Isso ocorre, logo após as refeições, quando a taxa de açúcar sobe no sangue. A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).







Já o glucagon funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que dá a sensação de fraqueza, tontura, podendo até desmaiar. Quando ocorre a hipoglicemia o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio em moléculas de glicose. A glicose é, então enviada para o sangue, normalizando a taxa de açúcar.

Além de hormônios, o pâncreas produz também o suco pancreático, que é lançado no intestino delgado e desempenha um papel muito importante no processo digestivo.


OBS: Mecanismo de controle dos hormônios

O controle é feito por Feed Back, também conhecido como retroalimentação. É um mecanismo de controle sobre a atividade de uma glândula, que ocorre de acordo com aconcentração de uma determinada substância na circulação. Existem dois tipos de Feed Back, o negativo e o positivo. O positivo ocorre toda vez que há estímulos diretamente proporcionais, por exemplo, quando a glicose aumenta no sangue a insulina também aumenta, quando a glicose diminui, a insulina também diminui. O Feed Back negativo ocorre quando os estímulos são contrários, ou seja inversamente proporcionais, por exemplo, quando o Ca aumenta o Paratormônio diminui, e quando o Ca diminui o Paratormônio aumenta, o mesmo exemplo se aplica a glicose e o glucagon.
Fonte: http://vetdani.blogspot.com.br/


Localização das glândulas endócrinas e mistas no corpo humano:



1) Hipófise
A hipófise é dividida em duas partes: a neuro-hipófise (lobo posterior) e a adeno-hipófise (lobo anterior).


A. Neuro-hipófise (Lobo posterior)
Armazena e secreta hormônios produzidos no hipotálamo.


* ADH (vasopressina; hormônio antidiurético)
Aumenta a reabsorção de água por osmose nos tubos renais do néfron.


OBS1: Diabetes Insipidus
A falta de ADH ou o não reconhecimento desse pelos rins causa o que chamamos de Diabetes Insipidus.
O diabetes insipidus ocorre basicamente por 2 motivos: Um problema no sistema nervoso central que impede a produção e liberação do ADH, mesmo em estados de desidratação; Ou um problema nos rins que passam a não responder a presença do hormônio. Em ambos casos o resultado final é um excesso de perda de água pela urina, chamada de poliúria.

Quando existe ADH mas o rim não responde ao mesmo, damos o nome de diabetes insipidus nefrogênico. Quando há falta de produção do ADH pelo sistema nervoso central, chamamos de diabetes insipidus central.
Os doentes com diabetes insípidus apresentam intensa diurese, se desidratam facilmente e por isso bebem muita água. Enquanto o doente tiver acesso fácil a líquidos, não ocorrem grandes complicações além do inconveniente de precisar urinar o todo tempo. Se o paciente urina em excesso e não bebe água para repor as perdas, inicia-se um processo de desidratação severa que coloca a sua vida em risco.

OBS2: O álcool e o ADH
Algumas substâncias podem atuar como inibidora da secreção do hormônio antidiurético, tais como, o álcool, a cafeína e a água. Uma das características da ressaca, por exemplo, é a sede excessiva. Esta necessidade de água que o nosso corpo manifesta pela sede é compreensível, se considerarmos que durante o período de ingestão de álcool muita água foi eliminada pela urina.


* Ocitocina
Estimula as contrações uterinas durante o parto e a liberação de leite.


B. Adeno-hipófise (Lobo anterior)


* FSH (folículo estimulante)
No homem, estimula a produção de espermatozóides pelos testículos. Na mulher, estimula a produção de estrógenos pelos ovários (folículos)


* LH (luteinizante)
No homem, estimula a produção de testosterona pelos testículos. Na mulher, estimula a produção de progesterona pelos ovários (corpo lúteo)


* TSH (tireotrófico)
Atua sobre a tireóide estimulando sua atividade.


* ACTH (adrenocorticotrófico)
Atua sobre as suprarrenais estimulando sua atividade.


* GH (somatotrófico)
Estimula o crescimento através da indução a divisões celulares.
Baixa produção de GH >> Nanismo
Alta produção de GH >> Gigantismo


* PROLACTINA
Estimula a lactação (secreção de leite pelas glândulas mamárias)


2) Tireóide


* T3 e T4
Responsáveis pela variação da taxa metabólica. Possuem em sua composição o iodo.



OBS: Bócio Endêmico
- Baixa quantidade de iodo no sangue
- Baixa taxa de T3 e T4 (hipotireoidismo) >> Iodo é constituinte dos hormônios T3 e T4.
- Formação do "papo" >> O iodo é armazenado na tireóide por uma proteína, a tireoglobulina. A tireoglobulina iodada inibe a produção, por feedback, da própria tireoglobulina. Na falta de iodo ocorre excesso da produção de tireoglobulina, o que retém água e aumenta a tireóide.


* Calcitonina
Atua na regulação da taxa de Ca2+ no sangue estimulando a calcificação.


Paratireóides


As paratireóides são quatro glândulas localizadas em volta da tireóide. Elas produzem o paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.

Supra-renais

As supra-renais, duas glândulas que se situam acima dos rins, produzem adrenalina, também conhecida como hormônio das “situações de emergência”. A adrenalina prepara o corpo para a ação, ou seja, em termos biológicos, para atacar ou fugir.







Os principais efeitos da adrenalina no organismo são:

Taquicardia (o coração dispara e impulsiona mais sangue para os braços e pernas, dando-nos capacidade de correr mais ou de nos exaltar mais em uma situação tensa, como uma briga);
Aumento da frequência respiratória e da taxa de glicose no sangue (isso permite que as células produzam mais energia);
Contração dos vasos sanguíneos da pele (o organismo envia mais sangue para os músculos esqueléticos) – por essa razão, ficamos pálidos de susto e também “gelados de medo”!

Fonte: http://www.sobiologia.com.br/index2.php

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Quero passar em Biologia !! Estude online...



Olá galerinha!!! Tudo bem com vocês? Hoje resolvi escrever,ou melhor digitar,porque escrever é diferente de apenas digitar ou copiar algo ( ctrl C e ctrl V ) né mesmo? Quando você escreve com o próprio punho você ativa várias áreas do cérebro relacionadas a assimilação do que você está abordando,estudando naquele momento,eis mais uma #DICA então esqueça print..kkk!!

Neste texto quero direcionar àqueles que acessam meu blog ou outras ferramentas online que disponho na NET e principalmente aos estudantes pré enem ou pré vestibular que precisam da biologia como pré requisito aos cursos ligados a medicina ou áreas afins,áreas de saúde,medicina veterinária,odontologia,farmácia,enfermagem,enfim,são várias. Disponho de muitas ferramentas que se você souber aproveitá-las vai com certeza fazer uma diferença na hora do certame ( vestibular ou enem ),desde que tenha um cronograma diário,semanal de estudos.

Eu tenho por exemplo um grupo de estudos,grupo no facebook que é uma verdadeira biblioteca online,onde você acessando de preferência por um PC e usando a janela de pesquisa do grupo vai obter informações valiosas,dicas,questões comentadas ( palavra chave-pergunta ),belas imagens,esquemas,mapas,resumos,para isso basta digitar a palavra chave e buscar. Tenho ainda uma monitoria que venho fazendo pelo meu whatsApp e na medida do possível e com um prévio agendamento respondo a todos,já atendi centenas de estudantes com todo tipo de dúvidas,orientando,encaminhando materiais,áudios com dicas etc...



Como vocês podem perceber hoje em dia estudar pela rede e muitas vezes "sozinhos " diga-se estudantes sem cursinho é cada vez mais uma realidade e tem ajudado muito. Vários são os professores ou até mesmo outros estudantes que em rede compartilham o que sabem e muito da vezes essa prática de compartilhar,acaba ajuda ele próprio,como se fosse uma metodologia de estudos dentre várias que existem. Tenho ainda um canal de informações à cerca de conteúdos de biologia e outras dicas que também está no rol das ferramentas que disponho online é só acessar,lá inclusive tenho um vídeo ou podcast que falo " Como estudar pelas redes sociais " acessem é interessante.

Não poderia deixar de falar sobre meu perfil no INSTAGRAM que é quase perfeito,uma página ou IG de estudos que está com mais de 2 MIL posts e dicas valiosíssimas para quem quer fechar em biologia no ENEM procuro pela experiência até mesmo de outras edições abordar o que realmente vai ser exigido na prova de biolgia ( Quer apostar como vou acertar? kkk ) é só seguir e principalmente compartilhar porque só assim estarei ajudando,alcançando cada vez mais quem precisa. Para àqueles que não sabem,eu já compartilho na rede há uns 3 anos e de forma gratuita,se bem que acho que chegou a hora de ganhar um quinhãozinho kkkk não acham? Porque vejam bem existe centenas de sites,canais de vídeo-aulas,blogs que você clica e logo você é encaminhado para uma plataforma que você tem que pagar por algo a mais que você queira, e às vezes percebo que muitos acabam aderindo e até dando mais valor ainda " O que é pago tem mais valor " será? mais vou seguindo com meu projeto,quem sabe chego lá porque trabalhar e fazer o que gosta com amor sem dúvida é vocacional,mais sendo remunerado até que ajuda.

Vou deixar aqui alguns Links para vocês acessarem e estudarem biologia pela redes sociais,façam seu plano de estudo,filtrem os sites,blogs,canais etc..escolha aqueles que encaixe mais com seu perfil enquanto internauta estudante e bons estudos,abraços do Professor,biólogo...Alan Calvet