terça-feira, 19 de julho de 2016

Professor ! Qual a diferença entre Líquido seminal e espermatozóide?




Gostaria que você me tirasse uma dúvida: Qual a diferença entre líquido seminal e espermatozoide?
Flávia,seguidora do Facebook..

Muitas mulheres falam sobre possível gravidez devido ao contato com o liquido seminal, aquele liquido que lubrifica o pênis quando ele fica excitado.Então vou explicar o que é esse liquido.O líquido seminal limpa o canal da uretra diminuindo o PH ácido da urina para que não contamine o esperma e mate os espermatozoides e facilitando que a ejaculação saia forte, para alcançar o útero o mais rápido possível.
Entretanto a urina, o liquido seminal e o esperma saem pelo mesmo canal chamado de uretra. A urina mata os espermatozoide devido a sua acidez, logo se o homem ejacular e urinar os espermatozoides morrerão. Porem, se o homem não urinar e depois de uma ejaculação ficar excitado novamente haverá espermatozoides nesse canal e quando o liquido seminal passar trará consigo espermatozoides. Se a mulher estiver em dia fértil, o muco cervical, ajuda esses espermatozoides perdidos a chegarem ao óvulo. Ocorrendo uma fertilização.

Outro fato a esclarecer é que a fertilização com o liquido seminal só ocorrerá se houver penetração, pois os espermatozoides são muito sensíveis e com o contato com o ar e temperatura ambiente morre não podendo haver fecundação.

Outra coisa importante a se dizer é que esse liquido pode transmitir doença e por isso é importante o uso do preservativo já que a gravidez não é a nica consequência de uma relação sexual.



Os espermatozóides são geralmente células, muito menores que os óvulos e estão estruturados de modo a permitir o máximo de eficiência de deslocamento, o que aumenta a chance de eles chegarem ao óvulo. São células pequenas, alongadas com formato hidrodinâmico e com uma longa cauda que é utilizada na propulsão.



Esquema do espermatozóide humano



Apesar de a imensa maioria dos espermatozóides dos animais ser flagelada, existem espermatozóides que não possuem flagelo. É o caso dos espermatozóides dos nematódeos, animais vermiformes cujo representante mais conhecido é a lombriga (Ascaris lumbricóides), um parasita do intestino humano.

Os espermatozóides variam muito em tamanho e forma entre as diferentes espécies.




1- Espermatozóide de caracol (gastrópode)

2- Espermatozóide de Ascaris (nemátoda)

3- Espermatozóide de salamandra (anfíbio)

4- Espermatozóide de sapo (anfíbio)

5- Espermatozóide de galo (ave)

6- Espermatozóide de rato (mamífero)

7- Espermatozóide de carneiro.

8 - Espermatozóide do homem








Espero ter ajudado e façam perguntas!!

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?