quarta-feira, 6 de julho de 2016

Para que serve os pêlos do nariz ?




Os pêlos do nariz têm uma função muito importante. O papel deles é filtrar o ar que respiramos, evitando que corpos estranhos e sujeira entrem em nossas vias aéreas e consequentemente cheguem aos nossos pulmões. Além disso, eles ajudam a aquecer o ar que respiramos, para que este chegue aos pulmões em uma temperatura conveniente.

Os pêlos do nariz apanham sujeira, vírus, bactérias e toxinas, até nós expulsarmos tudo isso para fora espirrando, tossindo ou engolindo. Contudo, os pêlos do nariz são apenas a primeira linha de defesa do nosso corpo, pois dentro do nariz há também pequenos cílios, que são cobertos por um líquido pegajoso, o muco. Quando as partículas de poeira e micro-organismos entram por nossas narinas, elas ficam presas nesse muco e com o movimento dos cílios, essa poeira juntamente com os micro-organismos é varrida para fora do corpo ou para a garganta. Quando engolidos, esses invasores serão digeridos pelas enzimas produzidas ao longo do tubo digestivo.




Não é recomendável cortar ou arrancar os pêlos do nariz, pois podemos causar infecções se puxarmos as fibras.


Fonte: Hoje Descobri.

Fonte do conteúdo: Para que servem os pêlos no nariz? | Mundo Biologia http://www.mundobiologia.com/2013/07/para-que-servem-os-pelos-no-nariz.html#ixzz4Df1UHDoM

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?