Nada pior do que pegar um ônibus lotado e alguém do seu lado com o braço levantado exalar um odor quase mortal da axila não é mesmo? O odor forte que sai do sovaco tem uma explicação mas antes, é preciso saber um pouco mais sobre as glândulas que ficam na nossa pele.
Se nós temos que utilizar desadorantes para evitar o mau cheiro do sovaco, a culpa é da glândula sudorípara. Nosso corpo tem aproximadamente dois milhões de glândulas sudoríparas distribuídas em todas as regiões, exceto nos mamilos, lábios e órgãos genitais, sendo que a maior parte delas se localiza no rosto, palma das mãos e planta dos pés.
A glândula sudorípara possui uma parte espiralada onde é produzido o suor. Além disso um ducto longo liga a glândula ao poro na superfície da pele. Só que no caso das axilas são as glândulas apócrinas que produzem o suor e aquele odor característico. A diferença entre essa glândula e a sudorípara é que a apócrina termina em um folículo capilar, no caso, nossos pêlos debaixo do braço.
Além de água e sais, nosso suor também elimina restos celulares e do metabolismo e que em combinação com a ação de bactérias e fungos, pode gerar um cheiro desagradável. Sim, o famoso CC (que significa Cheiro Corporal) também é causado por ação de bactérias. Nós temos aproximadamente 1 milhão de bactérias por centímetro quadrado em nosso corpo.
Como controlar
Para controlar o mau cheiro corporal é essencial manter seus hábitos de higiene em dia. Manter axilas depiladas também ajuda na evaporação do suor e impede o mau cheiro causado pelas bactérias. Desodorantes neutros também vão evitar que o perfume do produto se transforme em um mau cheiro terrível.
Nenhum comentário:
Que tal deixar um comentário?