sábado, 10 de setembro de 2016

Conhece alguém que tenha catarata?




O termo “catarata” é dado para qualquer tipo de
perdade transparência do cristalino, lente situada atrás da íris, seja ela congênita ou adquirida, independente de causar ou não prejuízos à visão. Passa a se desenvolver quando proteínas passam a se acumular ali, impedindo a entrada de luz no olho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. Atualmente, o único tratamento disponível para a catarata é remover cirurgicamente a lente nublado a partir do olho e substituindo-o por uma lente artificial.

Cientistas na Califórnia descobriram que um colírio feito com lanosterol (um esteroide) é capaz de derreter cataratas e impedi-los de retorno quando administrado aos pacientes através de gotas para os olhos. Se aprovado para uso humano, o composto pode estar disponível como um tratamento não-invasivo para indivíduos com formas moderadas de cataratas.



Para o estudo, foi testado lanosterol em cristalinos humanos doados e em animais vivos, como coelhos e cães. Os resultados mostraram repetidamente que lanosterol foi capaz de reduzir significativamente o tamanho de catarata.

Apesar de ainda não ter sido testada em seres humanos, o estudo já está causando excitação, sendo considerado o mais promissor na área dos últimos anos.



QUER SABER MAIS?

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interfere com as atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata. Felizmente, a cirurgia de catarata costuma ser um procedimento seguro e eficaz.
Tipos

Catarata relacionada à idade

Também chamada de catarata senil, essa forma da doença ocorre por causa do envelhecimento. A catarata relacionada à idade é dividida em três tipos, dependendo de sua localização:
Cataratas nucleares se formam no centro da lente, tornando o núcleo do olho turvo ou opaco. O centro do olho pode ficar com uma coloração amarela ou castanha
Catarata cortical aparece na forma de cunha e em volta das extremidades do núcleo
Catarata subcapsular posterior se formar mais rapidamente do que os outros dois tipos, e afeta a parte de trás da lente.
Catarata congênita

A catarata congênita está presente no nascimento ou se forma durante o primeiro ano de um bebê. Esse tipo é menos comum do que catarata relacionada à idade. Esse tipo de catarata nem sempre apresenta sintomas e pode ser removida se ela interfere com a visão do bebê. A catarata congênita pode se desenvolver se a mãe tiver uma infecção ou abusa de substância como drogas e álcool durante a gravidez. A catarata congênita ocorre em um a cada 5 mil nascimentos.

Catarata secundária

Cataratas secundárias são causadas por doenças ou medicamentos. As doenças que estão associadas ao desenvolvimento de cataratas incluem glaucoma e diabetes. O uso de medicamentos esteroides pode levar à catarata.
Catarata traumática

Cataratas traumáticas se desenvolvem após uma lesão no olho, embora possa levar vários anos após o evento para que isso aconteça.
Catarata de radiação

Cataratas de radiação podem se formar depois que um paciente passa por tratamento envolvendo radiação para tratar o câncer, por exemplo.

Fonte: http://diariodebiologia.com/

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?