segunda-feira, 21 de setembro de 2015
CURIOSIDADES: ESTUDANDO BIOLOGIA EM SUA PRÓPRIA CASA!!??
Parece inacreditável que a tolha de banho macia e cheirosa que passamos em todo corpo, inclusive no rosto e os panos que usamos para limpar nossa cozinha possam estar sendo considerado os objetos mais infestadas de micróbios dentro de uma casa. É melhor encarar o problema!
Cientistas da Universidade do Arizona, examinaram panos de cozinha e descobriram que 89% dos panos de cozinha apresentam coliformes fecais, ou seja, bactérias presentes nas fezes e principais causadoras de surtos de intoxicação e diarreia (Escherichia coli, por exemplo). Os pesquisadores argumentam que estes panos de cozinha estão mais propensos a ser infestado por bactérias, pois oferecem tudo que elas precisam para se reproduzirem. Limpando as mãos, bancadas e utensilios de cozinha estamos passando germes de um objeto para outro e muitas vezes levamos a mão na boca, podendo nos contaminar.
Já nas toalhas de banho, que parecem sempre limpas e cheirosas, são as que apresentam mais facilidade de infestar-se de germes. Isso porque, estão sempre acondicionadas em locais quentes e úmidos, tomando gotículas de água o tempo todo e acumulando células mortas. Isso tudo propicia a contaminação bacteriana. Limpamos os pés e depois limpamos nossos corpos com isso, estamos levando germes causadores de doenças para outras partes do corpo, como o pé de atleta, por exemplo, causado por fungos. E mais: as toalhas de rosto, que normalmente são compartilhadas entre os moradores da casa, transmitem germes de uma pessoas para outra. Não adianta, todo mundo passa por isso!
Para piorar tudo, simplesmente lavar os panos de cozinha e toalhas de banho não oferecem uma limpeza precisa. É preciso usar água quente (a 80°C) nesta lavagem e mergulhar casa toalha em água sanitária para se assegurar de que os germes não resistam ao procedimento. O ideal seria adotar as toalhas de papel que vimos em locais públicos para nossas casas, mas isso parece tão estranho… Ainda bem que temos nosso sistema imunológico que luta diariamente contra estes vilões. Por isso que diante de tantos micróbios estamos vivos e saudáveis!
( Diário de Biologia ).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Que tal deixar um comentário?