terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Tô com problemas com POMPOS o que fazer?


Gostaria de obter informações de onde comprar equipamentos sonoros para espantar Pombos em locais abertos. Esses aparelhos são eficientes? 

Resposta: Os equipamentos sonoros foram uma coqueluche nos anos 70 e 80 para afastar Pombos. Surgiram várias marcas nos Estados Unidos e alguma coisa no Brasil. Os maus resultados levaram a EPA (Agência de Proteção ao Meio ambiente americana) a proibir a sua comercialização. Hoje, esses equipamentos são encontrados em várias partes do mundo, mas sua eficácia é duvidosa. A maior decepção na adoção deste método foi recentemente implantado na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo. Os barulhos sonoros eram tão irritantes que gerou muitas reclamações dos moradores que residem próximo ao local, imediatamente a Prefeitura da cidade desativou todos os aparelhos sonoros. Você pode consultar uma dedetizadorade sua confiança e procurar saber mais informações sobre outros métodos utilizados no controle de pragas para afastar os Pombos.

Pergunta 2: Próximo a nossa casa  tem um rapaz que alimenta os Pombos. Um casal de Pombos fez ninho em nosso telhado, num local de difícil acesso. Acontece que temos um sótão onde fica nosso escritório e estamos sendo atacados pelos “ácaros – piolho de Pombo”. É uma alergia tremenda, muitas picadas. Não sabemos o que fazer.

Resposta: O primeiro passo é conversar com essa pessoa que está alimentando os Pombos, explique para ele os perigos que os Pombos oferecem para a população, lembre-se o diálogo é tudo. Já em relação a estrutura do imóvel, quando ocorrem infestações de parasitas de Pombos (ácaros principalmente) há necessidade de intervenção de um profissional de controle de pragas pois nesse caso devem ser utilizados produtos químicos de uso profissional específico. Recomenda-se que simultaneamente seja feito um trabalho de remoção de ninhos, limpeza, fechamento e vedação das possíveis aberturas para que a infestação não volte a ocorrer. No momento da remoção dos ninhos muito cuidado. Use sempre máscara para proteger contra a inalação dos resíduos de Pombos incrustados.

Pergunta 3: Existe espantalho para Pombos? Ou é só em filmes? Qual a sua experiência no uso de balões infláveis com aparência de coruja para espantar pássaros? Gostaria de saber se existe alguma planta ou substância que eles não gostem.

Resposta: Existe espantalho para Pombos. Não é ficção não. Ocorre que os Pombos costumam acostumar-se facilmente a estes artefatos. Existem balões com forma de coruja, artefatos em forma de ave de rapina, e muitos outros recursos. Mas os Pombos são extremamente inteligentes e logo percebem que o “animal” não tem nenhuma ação e talvez esteja morto? Eles realmente acabam percebendo que o animal está desativado e passam até a pousar em cima da cabeça dele. Com relação a plantas infelizmente não há nenhuma que possa oferecer esse resultado.

Pergunta 4: Estou com um problema de Pombos em meu prédio e gostaria de saber se há algum tratamento para este tipo de praga desde que o mesmo seja liberado pelo Ibama e pela Prefeitura Municipal. Moro num condomínio com 06 blocos e todos estão infestados de Pombos que fazem sujeira e muito barulho. Estamos percebendo que estão começando a procriar nos vãos entre a parede e o telhado. O que fazer? Gostaria de ter informações a respeito de evitar Pombos nas varandas de coberturas de edifícios. Imagino que haja outras opções além de gel.

Resposta: A infestação de Pombos em prédios de apartamentos é um problema ainda mais sério por que num local onde moram muitas pessoas há também muitas maneiras de pensar e atritos surgem antes que se consiga chegar a uma solução do problema. O fato é que os Pombos são realmente animais que apresentam risco de liberação de patógenos e procriam rapidamente, especialmente se o prédio apresentar as condições favoráveis como varandas, peitoris, telhado, vãos vazios, vãos para aparelhos de ar condicionado.

As estruturas contemporâneas são mais lisas, usam mais vidro e não costuma ter peitoris. A grande maioria dos prédios são coloniais ou já tem muitos anos de construídos e são observadas muitos detalhes da obra que servem de pouso de abrigo para essas aves. Uma grande preocupação dos condomínios é com a manutenção da estética da fachada. Até mesmo o uso de vidro para o fechamento das varandas só pode ser feito com autorização em Assembleia. As telas de segurança costumam ser rejeitadas por que a sua aparência modifica de certa forma a estética. Elas são visíveis e sua utilização não está ligada exclusivamente à necessidade de segurança.

Há, no entanto, telas chamadas de invisíveis, que são telas que vistas a pouca distância não são perceptíveis e de certa forma alguma modificam o aspecto da fachada. Talvez essa seja uma das melhores soluções a ser sugerida para os prédios de apartamentos bem como para os prédios históricos. O uso de espículas não é aconselhado pois incomoda bem como o uso de géis, já que eles têm que ser repostos continuamente.

Pergunta 5: Tenho um imóvel tipo sobrado localizado em uma praça, próximo a um restaurante e devido à altura do imóvel os Pombos ficam permanentemente no telhado. Já fechei todos os buracos por onde poderiam entrar no telhado, já fixei arames em volta do telhado e na canaleta, agora eles ficam em cima do telhado e da canaleta depositando toda a sujeira possível. Tem me causado inúmeros problemas, entupimento da canaleta, gera estragos na pintura interna, já gastei o que estava ao meu alcance. Não sei mais o que fazer.

Resposta: As residências sofrem demais a ação dos Pombos já que a sua presença causa sérios riscos às estruturas, como vazamentos, entupimentos de calhas, muita sujeira por paredes, piso. E muitas casas estão localizadas em regiões onde um ou outro vizinho alimentam de alguma forma esses pombos e isso acabar tornando-se um grande problema. A primeira providência é verificar se há alguma coisa a ser feita em relação à vizinhança. Os vizinhos necessitam aproximar-se e procurar esclarecer aos que ainda não sabem dos males que os pombos podem trazer a todos, em especial à saúde pública.

A segunda tarefa é evitar que os Pombos aninhem sob o telhado e o fechamento de todos os acessos é a ação a ser tomada em seguida. Em terceiro lugar está o telhado. Este é um pouco mais trabalhoso. Nos Estados Unidos há artefatos que são colocados sobre o telhado e ligados a uma fonte de energia. Quando o Pombo pisa sobre eles leva um choquinho e acaba evadindo-se. Se o Pombo não encontra abrigo ele dificilmente vai permanecer no local, só se houver uma fonte boa de alimento. A eliminação do abrigo é a ação mais forte a ser tomada.

Para os terraços a solução seria esticar vários fios de nylon em direções e ângulos diferentes. O Pombo vem para pousar e esbarra num desses fios que ele não percebeu. Depois de algumas tentativas ele vai buscar outros pousos. Esses fios devem permanecer esticados durante um bom tempo pois os Pombos são muito apegados ao local principalmente se já estiverem há bastante tempo por lá. Não se recomenda o uso de venenos ou de espingardinha. São recursos que além de cruéis não vão impedir que novos bandos de Pombos se instalem.

O problema com Pombos é mundial e em outros países há constantemente campanhas de conscientização da população. Isso aconteceu na Inglaterra na famosa Trafalgar Square, onde havia um grande número de carrocinhas que vendiam milho para os Pombos e foi necessariamente um trabalho árduo para a retirada desses carrinhos e para a redução da população de Pombos. Hoje Portugal enfrenta uma grande infestação e anuncia que pretende usar anticoncepcional para Pombos para resolver o problema.

Pergunta 6: Gostaria que me informasse quais os produtos que posso utilizar para repelência de Pombos em um prédio hospitalar, pois a legislação brasileira protege esses animais da mortandade. Os Pombos estão nos parapeitos das janelas de um edifício de 8 andares onde funciona um centro médico. Há bastante espaço para eles se alojarem e frequentemente fazem ninhos. O maior problema é que os aparelhos de ar condicionado que ficam em cada janela estão trazendo para dentro das salas odores dos animais, das fezes e muitas vezes seus vestígios e propicia também calor, pois se alojam justamente embaixo dos aparelhos. Já orçamos telas, mas não querem modificar a estética do prédio. Os Pombos causam muitos estragos, pois suas fezes rapidamente sujam todos os parapeitos, por mais que se lave e sempre voltam a sujar tudo, além de sujarem também os carros dos clientes que ficam estacionados na área externa.

Resposta: Os Pombos devem ser repelidos desses ambientes e a experiência nos mostra que a grande maioria dos casos tem solução. Talvez não uma solução mágica, mas que seja baseada nas técnicas disponíveis preservando a saúde e a integridade predial. O uso de espículas, de molas, de telas, de gel, de espumas, de cortinas, de artefatos que vão sendo muitas vezes construídos a partir da necessidade de cada um. Uma coisa certa, a pior maneira é através de envenenamento ou de tiro. Os Pombos retornam, muitos sobrevivem e voltam. Certa vez ouvi em um hospital o administrador contar que tinha dificuldade em repelir os Pombos, pois os pacientes apreciavam ouvir o arrulhar dos Pombos em suas janelas. Esse é um argumento que não justifica colocar em risco a vida de tantas pessoas. Há outros pássaros lindos e cantadores que vão poder alegrar a vida de quem está hospitalizado, não é mesmo?

Pergunta 7: Onde eu moro tem muitos Pombos no telhado da vizinha, e a janela do meu quarto fica de frente para o telhado. Muitas vezes os Pombos sentam na minha janela. Queria saber se mesmo eles ficando no telhado da vizinha corro algum risco.

Resposta: Os Pombos são realmente responsáveis por liberar microrganismos patogênicos no ambiente e conhecer esse assunto é um passo para a conscientização. A proximidade de um criatório com acúmulo de excretas de Pombos é um alto risco à saúde pública. As fezes ressecadas liberam esporos de fungos que são aspirados pelas pessoas envolvidas. As medidas de controle devem ser bem estudadas para que o processo usado tenha um resultado definitivo.

Pergunta 8: Gostaria de informações e sintomas sobre a toxoplasmose. As fezes de Pombos causam toxoplasmose?

Resposta: Muitas pessoas preocupam-se com a toxoplasmose, que o Pombo possa de alguma forma transmitir essa doença para as pessoas. Na verdade, o que se sabe até a data de hoje é que a toxoplasmose não pode ser transmitida para humanos através da inalação de excretas de Pombos. A contaminação só ocorre se o homem ingerir o microrganismo na forma de oocisto. Este encontra-se em fezes de gatos filhotes, que são o hospedeiro definitivo do microrganismo. Os Pombos podem eventualmente até ingerir fezes de gatos contaminadas, podem até liberar nas próprias fezes, mas não há possibilidade de que o homem entre em contato com o protozoário, a não ser se ingerir carne de Pombo crua ou mal cozida, o que não é muito provável.

Pergunta 9: Gostaria de mais informações sobre o gel repelente aplicado na superfície onde o Pombo pousa.

Resposta: O gel repelente é um material viscoso aplicado com o mesmo aplicador usado para distribuir silicone. O gel deve ser aplicado em sentido de zig zag nas superfícies onde os Pombos pousam. Não é um produto caro mas tem vida curta (2 a 3 meses), necessitando ser removido e reaplicado. A poeira ambiental costuma se depositar no gel e na sua eficiência se perde. Os Pombos pousam na superfície com o gel e sentem-se escorregadia. Procuram assim evitar o ponto de pouso onde houver o gel.


Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?