sexta-feira, 8 de abril de 2016

ALCOOLISMO ???



Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença crônica, o alcoolismo representa a situação de dependência psicológica que condiciona o organismo à ingestão de substâncias com alto teor alcoólico.


Os fatores, por exemplo: econômicos (de ordem financeira), sociais (de ordem emocional) e ambientais (de ordem cultural), podem levar um indivíduo a ingerir bebidas. O alcoolismo é normalmente causado por depressão, podendo ainda o vício, condicionar o indivíduo a condutas violentas ou mesmo abalo moral (responsabilidade) com reflexo extremamente negativo no campo familiar e profissional.


Dessa forma, o consumo exagerado e prolongado de bebidas alcoólicas, além das alterações momentâneas do comportamento: físico e emocional, e em longo prazo, decorrentes da intoxicação do organismo, atacando principalmente o fígado, também desencadeiam efeitos de exclusão comportamental.


Estudos recentes indicam que a dependência não somente está relacionada a hábitos adquiridos, mas podem ser transmitidos geneticamente.


Filhos de pais alcoólatras possuem maior tendência ao consumo de bebidas, em relação aos filhos de pais não adeptos. Da mesma forma foi observado em indivíduos (crianças) adotados por famílias abstêmias que, após a maturidade, manifestaram o hábito.


Entre os problemas que afetam a saúde do organismo temos: a não assimilação de alguns nutrientes e sua conseqüente eliminação (vitaminas, cálcio, ferro, fibra e proteína), problemas digestivos (gastrite e úlcera), hepáticos (cirrose hepática), neurológicos (falta de memória) e circulatórios (derrame cerebral e doenças cardíacas).


O tratamento é realizado através da combinação do acompanhamento clínico e psicoterápico com ajuda de familiares e amigos, buscando a desintoxicação a parir de orientação médica com prescrição de sedativos e tranqüilizantes que irão auxiliar no controle dos sintomas que causa a abstinência.


Programas como o dos Alcoólicos Anônimos (AA), informam seus associados sobre os males do alcoolismo e dão suporte psicológico durante o período de reabilitação.




Alcoolismo
Alcoolismo: um problema de dependência psicológica

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?