quarta-feira, 27 de abril de 2016

Como assimilar o que LEIO?!


Eu sempre digo quem Lê bem e cria o hábito da leitura e escreve o que leu,acaba assimilando melhor....
Busque escrever resumos do que leu e entendeu no final de cada leitura, mas não se esforce ou se torture tentando lembrar de tudo, escreva somente aquilo que lembrar. Depois, após reler o capítulo, escreva novamente e assim por diante. Eu faço isso nas minhas leituras quando estudo conteúdos de biologia, pois preciso ler diariamente e compreendê-los muito bem.

Crie um blog para você! Faça esquemas,resumos!! Faça-o apenas para publicar resenhas diárias do que você está lendo e aprendendo. É uma ótima forma de assimilar ainda mais as suas leituras,muitos estudantes fazem assim. Eu faço isso sempre aqui nos amantes da biologia. Além de ajudar outras pessoas, eu treino a minha produção de textos e ainda consigo transmitir algumas informações que aprendi por meio dos livros. Seu blog não precisa ser visto por ninguém, crie-o apenas para descarregar tudo aquilo que aprendeu e está na sua mente. Ou, se preferir, faça apenas em word ou slides no power point, com esquemas, etc. Use sua criatividade para escrever o que está fresquinho em sua mente e fixar ainda mais!

Porém, lembre-se:
Toda leitura deve ser agradável, sempre. Não perca tempo tentando ler algo que não goste ou algo que não lhe será útil de alguma forma. Não leia um livro de física para treinar sua leitura, sendo que você ama artes,porém pratique o desapego principalmente você que é vestibulando. Se não tem um livro de artes, leia tudo que gostar em blogs! Verá que ler sobre o que gosta vai te dar muito prazer e consequentemente te fará querer ler sempre mais. E, consequentemente, quando precisar ler algo que não goste, talvez por algum trabalho na faculdade por exemplo, terá muita facilidade em entender todo o conteúdo.

Se quer ler e entender tudo que leu, comece a ler logo. Procure primeiro coisas que te agrade, como blogs na internet como esse meu kkk, já que passamos 24hrs conectados. Tire proveito dessa ferramenta. Comece a praticar, depois, vá para o livro. Arrume um lugar confortável com boa luminosidade, se acomode e comece a lê-lo sem compromisso nenhum, mesmo que não entenda um parágrafo sequer. Após ler o primeiro capitulo, leia-o de novo, dessa vez com mais calma, e explique o que entendeu para você mesmo. Explicar em voz alta também é uma ótima forma de assimilarmos o que estamos aprendendo, assim como naqueles trabalhos de faculdade, onde devemos aprender todo o conteúdo para explicar ao professor, caso ele nos questione.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?