sexta-feira, 22 de abril de 2016

SUA POSTURA E SEU CELULAR LEIAM!!






Nossa coluna cervical não foi feita pra ficarmos olhando pra tela de um celular (a bem da verdade, não foi feita pra muita coisa que fazemos diariamente, mas quem se importa?). Vocês já pararam para pensar nas forças atuantes sobre ela ao usar um celular? Bem, a Ciência pensou.


O modo de vida que adotamos é uma bosta pro nosso pescoço. Com a cabeça alinhada com o pescoço, a carga sobre o pescoço fica em torno de 4,5 e 5,4 kgf. Já uma inclinação de 45º acarretará num esforço equivalente a 22 kgf, conforme a ilustração.OBS: 1 kgf é o peso normal do quilograma-padrão, ou,


1 kgf = (1 kg).(9,806 65 m/s2) ~ 9,81 N


Por causa dessa postura, há pressão excessiva sobre ossos, músculos, tendões e ligamentos, causando desde desconforto e dores no pescoço. Do seu pescoço reflete em toda a sua postura e você vira o Corcunda de Notredame. E se analisarmos que as pessoas ainda usam leitores de ebook, tablets, phablets etc, aí mesmo que sua saúde ortopédica vai pro saco.


Nossa vida mudou muito com a tecnologia de informação e seus aparelhos maravilhosos. Estamos pagando um preço pela nossa vida moderna, com as comodidades inerentes, mas grandes poderes trazem grandes responsabilidades, e nossa maior responsabilidade é para com a nossa própria saúde, mas ainda assim continuaremos usando todos estes gadgets ( dispositivos portatéis de vários segmentos ), e amargar dores achando que valem a pena.


Mas valerão até quando?

http://ceticismo.net/

ossa coluna cervical não foi feita pra ficarmos olhando pra tela de um celular (a bem da verdade, não foi feita pra muita coisa que fazemos diariamente, mas quem se importa?). Vocês já pararam para pensar nas forças atuantes sobre ela ao usar um celular? Bem, a Ciência pensou.







O celular é quase um companheiro inseparável, visto por muitos como um bem essencial no dia a dia - mas o que muitas pessoas não sabem é que o uso excessivo deles pode causar danos ao corpo humano.


Se você sente constantes dores de cabeça, um couro cabeludo extremamente sensível ou um incômodo atrás de um olho, a culpa pode estar no uso indevido do smartphone.


Especialistas dizem que são cada vez mais comuns os casos de "text neck" - "pescoço de texto" em tradução livre -, dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular.


Segundo a fisioterapeuta Priya Dasoju, a "pescoço de texto" também pode levar a dores no braço e no ombro.


"O que estamos vendo são cefaleias cervicogênicas", afirmou. Ela diz que o problema vem de tanto inclinar a cabeça para frente da tela do celular, e isso cria uma pressão intensa nas partes frontais e traseiras do pescoço.




Esse problema pode se agravar e, em alguns casos, pode levar a uma condição conhecida como nevralgia occipital.


É uma condição neurológica em que os nervos occipitais – que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo – ficam inflamados ou lesionados. Ela pode ser confundida com dores de cabeça ou enxaqueca.


"Cerca de 30% dos nossos pacientes que vemos têm nevralgia occipital", disse a osteopata Lola Phillips.


"Você tende a ter esse problema quando usa muito tablets, laptops ou smartphones. Você começa a sentir uma tensão na parte da frente do pescoço e uma fraqueza na parte de trás dele."


A dor pode ser intensa, como se o pescoço estivesse "queimando", e começa na base da cabeça, se estendendo por toda a parte superior, no couro cabeludo.


Geralmente, as dores começam na parte de trás da cabeça, no nervo occipital, mas às vezes elas ficam localizadas mais na parte da frente, acima dos olhos.


Você pode sentir a dor em um dos lados da cabeça ou nos dois, e até atrás dos olhos quando movimenta o pescoço. O conselho para curar o problema é mudar de postura na hora de mexer no celular – e evitar o uso excessivo dele.


"Quem sofre disso deveria pensar em adotar posturas diferentes quando estiver usando o celular. Sentar na vertical, por exemplo, e levantar o celular ou usar um suporte para ele ficar em uma altura mais adequada", explica a osteopata Lola Phillips.


"É preciso ter mais disciplina com o uso do telefone também", reitera.




O tratamento inclui correção de postura, massagem e remédios anti-inflamatórios, mas em alguns casos é preciso tomar medidas mais drásticas.


Adam Clark Estes teve que injetar um coquetel de esteroides e outros relaxantes nos nervos ao redor do seu pescoço.


"Dói bastante. Acho que o médico me deu quase 20 injeções separadas e depois delas eu fiquei tão mole que achei que iria desmaiar."


"Depois de me recuperar, o médico me disse que me sentiria melhor em um dia – e melhorou mesmo", conta.


Médicos também podem receitar relaxantes musculares, antidepressivos.


Especialistas dizem que a prevenção é a melhor opção. Diminuir o uso de smartphones ou então posicioná-los mais próximo da altura dos olhos são boas estratégias para evitar o problema.


"Tente não manter a mesma postura por muito tempo", disse a fisioterapeuta Priya Dasoju.


"Coloque um lembrete no celular ou no computador para se certificar de que você não está na mesma posição por muitos minutos consecutivos."


Os médicos garantem que as condições causadas por uso excessivo de smartphones são apenas dolorosas, não fatais.


http://www.bbc.com/

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?