sexta-feira, 8 de abril de 2016

Sabe o que é ALERGIA?

 As alergias são reações imunológicas exageradas do organismo, ocorrendo quando se entra em contato com determinados agentes físicos, químicos ou biológicos, geralmente inofensivos: os alérgenos. Pólen, poeira, ácaros, pelos ou penas de animais, picadas, fumaça e alguns fármacos, alimentos e cosméticos são exemplos.
Ao entrar em contato com os alérgenos, o organismo libera substâncias químicas, como as histaminas, provocando uma série de reações. Os sintomas variam e podem se manifestar na pele, provocar manifestações respiratórias ou digestórias, etc.; com diferentes graus de intensidade. A rinite, por exemplo, é uma alergia respiratória típica, e tem como manifestações o entupimento do nariz ou coriza, espirros e coceiras, principalmente na garganta, nariz e pele do pescoço. Ela pode ocorrer eventualmente ou de forma crônica.
As alergias geralmente têm influência hereditária; e não são curáveis. Entretanto, existem medidas e tratamentos que controlam suas manifestações. O primeiro passo é tentar evitar o contato com os fatores que desencadeiam as alergias; e, desta forma, testes alérgicos podem ser feitos, sob orientação médica, para identificar tais alérgenos.
O uso de remédios específicos e/ou vacinas, além de suplementos alimentares, podem ser indicados pelo profissional, e prometem melhorias significativas na qualidade de vida da pessoa, principalmente em casos de alergia crônica.

Alergias

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?