quarta-feira, 27 de abril de 2016

SÉRIE: ANIMAIS FEIOS !!

Lêmure Aie-Aie

Animais Feios: Lêmure Aie-Aie

Não é só de mico-leão dourado que se faz a lista de animais em extinção. A série Animais Feios traz alguns dos animais não tão fofos quanto um Bicho-Preguiça, mas que compõe tão a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) tão preocupantemente quanto, e ainda são protegidos pela Sociedade de Preservação de Animais Feios. O primeiro de nossa série especial é o Lêmure Aie-Aie. Já viu esse carinha por aí? 

Primata da classe dos lêmures, o Aie-Aie (também chamado de ai-ai ou aye-aye) é originário deMadagascar. De pêlos negros e hábitos noturnos, vive principalmente em árvores, local de onde também retira sua alimentação que se resume em larvas de insetos dos troncos das árvores, frutas, néctar, nozes, sementes e fungos. De fácil adaptação a novos ambientes, o Lêmure Aie-Aie já foi catalogado em regiões como a caatinga e até em manguezais, justamente por sua presença depender basicamente da existência de seu recurso alimentar, que por vezes, é mutável de acordo com a região. 
Pelo menos 50% dos Lêmures Aie-Aie desapareceram nos últimos 40 anos. Considerada “em perigo de extinção” pela IUCN, o desaparecimento contínuo da espécie se dá, principalmente, pela apreciação de sua carne, tanto para o comércio ilegal de animais silvestres, como para o consumo local. Ainda segundo o relatório da Lista Vermelha, o animal é visto como praga e símbolo de má sorte em algumas aldeias e regiões, pois roubam cocos, mangas, cana-de-açúcar e lichia de áreas de cultivo, e por isso são mortos. Se mantido o ritmo, 50% dos animais que ainda restam podem desaparecer nos próximos 25 anos.

Ficha

lemure-aie-aie

Nome Científico

Daubentonia madagascariensis 

Nome Comum

Lêmure Aie-Aie 

Local de Incidência

Madagascar


 

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?