sexta-feira, 1 de abril de 2016

Venenos que MATAM e que podem CURAR !!



caramujo do gênero Conus





O animal mais venenoso do mundo é, na verdade, “um pouquinho” menor, apesar de ser consideravelmente grande se comparado com seus parentes mais próximos. Oscaramujos do gênero Conus distribuem-se por toda a área Indo-Pacífica. Seu corpo de mais ou menos 12cm de comprimento esconde um veneno tão poderoso que uma única gota pode derrubar 20 pessoas adultas em questão de minutos.
Por outro lado, as mesmas propriedades que tornam este veneno  tão letal, já estão sendo ironicamente usadas para aliviar as dores crônicas de certos pacientes, com eficácia mil vezes superior a da morfina. Isso porque um veneno não baseia-se apenas em uma substância, mas sim de um combinado de várias delas. Se, por um lado, juntas são letais, o isolamento de certos princípios ativos destes mesmos venenos podem representar grandes avanços na medicina e na ciência. Analise os exemplos a seguir e veja por si mesmo até onde pode chegar a importância destes animais.

Serpentes

Certas culturas orientais já usam o veneno de cobra medicinalmente há um bom tempo, e de uns tempos pra cá, essa aplicação tem se tornado mais e mais específica.  Na década de 1960 Hugh Alistair Reid, médico britânico em pesquisa na região da Malásia, descobriu que o mesmo princípio ativo que torna anticoagulante o veneno da víbora-de-poço-malaia, poderia ser um grande aliado no tratamento de trombose, e outras doenças ligadas ao sistema cardiovascular. Para quem não sabe, mesmo o Captopril, medicamento tão comum em casos de hipertensão, é feito com veneno de cobra (veja mais aqui)

Escorpiões

Vários dados levam a crer que as toxinas presentes no veneno de escorpiões possam não somente reduzir o tamanho de tumores, como retardar o crescimento deles, mas, isso ainda está em fase de testes. Enquanto estas toxinas são testadas e verificado o seu resultado em células cancerosas, nos resta aguardar o que pode vir por aí. Mas…

adult_female_black_widow
O veneno da viúva-negra, mesmo, já é utilizado há um bom tempo artesanalmente em algumas regiões do sul do Chile no tratamento contra disfunção erétil.

Aranhas

…Se o poder do veneno dos escorpiões ainda não é uma certeza, o veneno de algumas aranhas já é usado de alguma forma no tratamento a tumores, além de distrofias musculares.  O veneno da viúva-negra, mesmo, já é utilizado há um bom tempo artesanalmente em algumas regiões do sul do Chile no tratamento contra disfunção erétil.  Isso porque a picada dessa espécie provoca, dentre outros efeitos, ereção prolongada. Diante disso, os cientistas da região isolaram este princípio ativo e já foi desenvolvido e patenteado um medicamento semelhante ao Viagra. A coisa vai tão longe que por lá, o homem muito ativo sexualmente é chamado, popularmente, de “picado de aranha”.

Abelhas

Mesmo o veneno de animais tão corriqueiros, como abelhas, já é usado no combate a tumores. Mas, calma! Se você não sabia que aquele inchaço ao redor de uma picada de abelha deve-se ao efeito do veneno que ela possui de fato, saiba que se você não é alérgico, não precisa se preocupar. Mesmo porque já existem até terapias baseadas nele que ajudam a tratar, dentre outras doenças, artrite, doença de Lyme, eczema e asma, provando de uma vez por todas que se o que diferencia o veneno do antídoto é a dose, o que separa este mesmo veneno de um poderoso remédio é apenas uma ideia.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?