sexta-feira, 22 de abril de 2016

Ecologia: 40% das questões do ENEM & VESTIBULARES.

O Blog hoje vem com DICAS para galerinha que está estudando!!

1) As citações:
I. “A floresta Amazônica deve ser preservada a qualquer custo. Afinal ela é o verdadeiro pulmão do mundo”.

II. “Diante das demandas promissoras dos mercados de carbono, algumas áreas de plantio na Amazônia têm sido abandonadas para dar lugar a uma nova dinâmica de recolonização nessas áreas”. 

Foram extraídas, a primeira, de uma propaganda de TV de cunho ambientalista, e a segunda, de uma revista de divulgação científica. Considerando tais citações:
a) pode se falar em erro conceitual, quando se faz referências a florestas maduras como a Amazônia, como “pulmão do mundo”? Justifique sua resposta.

b) indique duas diferenças básicas encontradas entre comunidades de início e de final de sucessão relacionadas com a dinâmica dos processos ecofisiológicos em um ecossistema florestal.
Resolução:
a) Sim. As florestas em equilíbrio atingem um estágio denominado estágio clímax, no qual tudo que é produzido através do processo da fotossíntese será consumido metabolicamente e, portanto não se observa a emissão de oxigênio e nem absorção do carbono a partir do meio-ambiente.

b) A comunidade inicial ou ecese apresenta baixa biodiversidade e alta produtividade primária, enquanto que a comunidade clímax ou final possui alta biodiversidade e baixa produtividade primária.  
2) A tabela apresenta as características gerais de duas importantes classes de Angiospermas.
                          
Considerando as Classes I e II representadas na tabela,
a) dê, para cada uma dessas classes, um exemplo de planta cultivada e escreva sobre sua importância econômica.

b) a rotação de culturas envolvendo uma importante família de plantas pertencentes à Classe I e uma importante família de plantas pertencentes à Classe II, e a adubação verde são práticas agrícolas de grande relevância ecológica. Dê dois exemplos de plantas normalmente usadas na adubação verde e na rotação de culturas, e mostre qual a importância dessas práticas.
Resolução:
a) As plantas da classe I correspondem às dicotiledôneas (feijão, soja, amendoim etc).As plantas da classe II correspondem às monocotiledôneas (arroz, milho, cana-de-açúcar). As dicotiledôneas citadas, soja, amendoim e feijão, podem ser utilizadas, respectivamente, para extração de óleo e alimentação (soja e amendoim) e alimentação somente (feijão), são ricas em proteínas e ferro. As monocotiledôneas são usadas na obtenção de etanol, como é o caso da cana-de-açúcar e também na alimentação, com o arroz.

b) A soja e o feijão são plantas leguminosas que se associam com bactérias fixadoras de nitrogênio, dando início ao ciclo desse elemento na natureza e que, com a participação de outras bactérias, forma-se nitrato, importante fonte de nitrogênio para outras plantas que através desse macronutriente, poderá produzir compostos orgânicos.
3) Em carta enviada à revista científica Science, cientistas brasileiros afirmaram que as mudanças no Código Florestal Brasileiro, aprovadas por comissão especial da Câmara dos Deputados neste ano, poderão levar mais de 100 mil espécies à extinção, além de aumentar substancialmente as emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

a) Qual o problema ambiental causado pelo aumento das emissões de gás carbônico e quais suas consequências?
b) Segundo os cientistas, a flexibilização no Código Florestal estimulará o desmatamento e reduzirá a restauração obrigatória de áreas nativas ilegalmente desmatadas. Explique como essas mudanças no código podem levar à extinção de espécies e ao aumento nas emissões de gás carbônico.
Resolução:
a) O aumento das emissões de gás carbônico na atmosfera aumenta o efeito estufa. As consequências são a ampliação da temperatura global e o derretimento das calotas polares, levando à elevação dos níveis dos Oceanos.

b) As mudanças no Código Florestal estimularão o desmatamento, que ocasionará uma redução da cobertura vegetal. Isso interfere nas teias alimentares, empobrece o solo, altera a temperatura e umidade do ambiente e reduz a transformação do carbono (CO2) em biomassa aumentando o seu teor na atmosfera.
4) Copaifera langsdorffii é uma árvore de grande porte, amplamente distribuída pelo Brasil e conhecida popularmente como copaíba. A dispersão das sementes da copaíba é feita por aves frugívoras.

a) Indique e explique objetivamente a relação ecológica que se estabelece entre a copaíba e as aves frugívoras.
b) Considerando que as sementes poderiam germinar ao redor da planta-mãe, por que a dispersão é importante para a espécie vegetal?
Resolução:a) Proctocooperação. A árvore é beneficiada pela dispersão de suas sementes, enquanto as aves se alimentam da polpa carnosa de seus frutos
b) A dispersão das sementes é importante para a espécie vegetal porque diminui a competição entre a planta-mãe e sua descendência por nutrientes do solo e luz, e amplia a ocupação territorial.

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