quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Afinal, por que os gatos gostam tanto de se esconder em lugares escuros?

Afinal, por que os gatos gostam tanto de se esconder em lugares escuros? 
Todo dono de gato já deve ter reparado que por mais que os bichinhos se sintam à vontade as se estirar no meio da sala, muitas vezes eles se enfiam em lugares que você nem acredita. Alguns passam horas debaixo da cama, normalmente naqueles lugares que a vassoura não alcança. Por quê? Pra quê? “Saia daí agora!”
Diversos são os fatores que levam os gatos a se esconderem em lugares pouco insalubres, mas pode ficar tranquilo que a maioria não requer uma atenção maior do seu dono. Como eles são curiosos por natureza, é bastante normal que eles se enfiem em buracos apertados ou encontrem conforto junto ao pó atrás das mobílias. Em outros casos, eles estão simplesmente entediados da rotina e resolvem “dar uma variada”.
Gatos se escondem para brincar

Fique calmo

Para as sonecas diárias, eles costumam procurar lugares confortáveis, e você não deve estranhar se isso for em uma caixa de sapatos largada pelo caminho ou no cesto de roupas sujas. Já lugares como o seu travesseiro ou a pia do banheiro são ótimos lugares para um cochilo acalentador ou refrescante, dependendo da temperatura do dia.
Outro motivo para os gatos ficarem escondidos é simplesmente a diversão: debaixo da cama, por exemplo, eles podem estar esperando algum humano desavisado passar para atacarem os seus pés. Provavelmente você já deve ter passado por isso, não é mesmo?
Já para gatos mais novinhos, procurar lugares escuros é uma forma de se esconder do ambiente amedrontador em que ele foi inserido. Ficar quietinho no escuro é uma ótima tática para não ser perturbado e se acostumar com a nova casa.
Gatos costumam buscar lugares confortáveis para se esconder

Fique de olho

Mas nem tudo são flores: gatos podem se esconder por motivos que você deve, sim, se preocupar. Um dos principais está relacionado às pulgas, que costumam se acumular em tapetes, por exemplo. Ao escolher lugares escondidos, os gatos querem fugir dessas praguinhas e você precisa dar um jeito de combatê-las.
A ansiedade pode ser outra razão que os leva a se esconderem. Gatos antissociais também costumam ficar mais isolados. Isso pode ser uma característica comum, mas que tende a aumentar com o avanço da sua idade. Quanto mais idosos eles ficam, mais eles irão procurar um cantinho escondido de todos.
Se isso estiver acontecendo com seu gato e você sentiu que ele adquiriu esse comportamento nos últimos tempos, é uma boa hora para fazer um checkup no seu bichano. Demência e tumores cerebrais podem fazer com que eles passem a se esconder por mais tempo, então fique de olho na evolução da saúde do seu felino.
Isso acontece porque doenças os deixam mais vulneráveis – e eles odeiam demonstrar fraqueza. Se além do isolamento você sentir que ele tem outros comportamentos que indiquem uma enfermidade, procure imediatamente um veterinário.
Gatos detestam demonstrar fraquezas, então fique de olho na sua saúde

O amor pelas caixas

Já o amor por caixas ou lugares apertados está muito relacionado à segurança que eles sentem nesses espaços. No ano passado, por exemplo, pipocaram imagem de gatos parados dentro de círculos feitos com diferentes tipos de materiais.
Caixas de papelão podem ser encaradas pelos bichanos como um refúgio – afinal, muitos gatos preferem se esconder a enfrentar seus problemas. E por “problemas”, entenda todo tipo de situação que cause estresse. E isso pode ser usado a seu próprio favor: em uma mudança, por exemplo, deixe algumas caixas espalhadas pela casa até ele se adaptar ao novo território.
Outro motivo para isso é em relação à temperatura: veterinários apontam que a zona de conforto para os gatos varia entre 30 e 36 graus Celsius. Ao entrar em uma caixa, eles criam um isolamento térmico que deixa sua vida muito melhor.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?