sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Mas será que chocolate realmente vicia?

Vivemos ouvindo várias pessoas dizerem que são viciadas em chocolate. Mas será que chocolate realmente vicia?
Estudos feitos em animais concluíram que os alimentos altamente processados (como o chocolate, pizzas e batata fritas) ou alimentos com carboidratos refinados (farinhas e açúcar) podem causar vícios. Apesar disso, ainda não se sabe se os alimentos altamente processados em geral podem causar vícios em seres humanos. Contudo, pesquisadores afirmam que após comer chocolate, o mesmo centro de “recompensa” ativado pelas drogas é ativado no cérebro, fazendo com que elas se tornem dependentes.
As pessoas com sintomas de vício em comida ou com alto índice de massa corporal apresentam maior possibilidade em se viciarem no poder da sensação de “recompensa” que esses alimentos produzem.
Quando comemos um chocolate, estimulamos a liberação da serotonina, que é um composto orgânicopresente no nosso organismo com diversas funções. É um neurotransmissor presente no cérebro e também é um hormônio conhecido como o “hormônio da felicidade”. Com o alto nível de serotonina nos sentimos felizes, relaxados e com energia. O contrario também acontece e com baixos níveis de serotonina, podemos nos sentir tristes, irritados e até apresentar quadros de depressão e outras doenças psiquiátricas.
Portanto, a resposta é sim, o chocolate realmente vicia!!!
acne-e-chocolate
Quando comemos um chocolate, estimulamos a liberação da serotonina, que é um composto orgânico presente no nosso organismo com diversas funções. Foto: atualizacaofarmaceutica


Este texto é de autoria da biomédica Tânia Paradinha.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?