Primeiro, dormir com a boca aberta não é normal e esse problema pode acometer até 30% das crianças na fase pré-escolar, mas não precisa entrar em desespero, com o diagnóstico correto e rápido o tratamento precoce pode trazer muitos benefícios e ajudar a ter uma vida melhor.
Dormir com a boca aberta é um sinal de alerta para problemas de saúde e apresenta muitos malefícios nesta prática diária, dentre eles podemos citar: problemas no crescimento, dificuldades de mastigação, dentes tortos e até contrair infecções respiratórias. É por isso que devemos verificar se estamos dormindo com a boca aberta e para isso será necessária outra pessoa observar você dormindo e ajudar nesta constatação. Quando uma criança dorme com a boca aberta é sinal que ela pode sofrer com a síndrome da respiração bucal (SRB), um transtorno que leva sérios problemas respiratórios e má formação dos dentes, além disso, sua causa pode está relacionada com desvio de septo, aumento da adenóide ou na maioria das vezes por causa das alergias e principalmente com a rinite alérgica que causa obstrução do nariz e nos faz respirar pela boca.
É importante observar se a criança tem esse hábito quando dorme e notar sua dificuldade na respiração para que o diagnóstico seja o mais rápido possível, pois o seu desenvolvimento até a fase adulta pode resultar em muitos problemas se não tratado precocemente. O tratamento para essa síndrome é composta de vários profissionais da saúde e envolve participação ativa do paciente, depende também da causa desse transtorno, mas costuma ser tratado por uma equipe especializada em conjunto, como pediatras, otorrinos, alergistas, fonoaudiólogos e ortodontistas.
Além de sérios problemas na formação dos dentes, mastigação, deglutição, respirar pela boca traz sérios riscos de infecções respiratórias, pois o nosso nariz é uma espécie de filtro que impede a passagem de microrganismos ao nosso corpo, evitando a entrada de vírus e bactérias, ou seja, respirando pela boca você leva muito facilmente esses patógenos para dentro do organismo que pode causar várias doenças, principalmente alergias de diversas naturezas, mas também ter infecções respiratórias graves.
O mais importante é o seu diagnóstico o quanto antes para iniciar o tratamento com os especialistas para evitar dormir com a boca aberta, além disso, como a SRB acomete crianças pequenas é necessárioque o tratamento comece bem cedo para evitar problemas futuros e garantir uma boa qualidade de vida e melhorias da saúde respiratória. Não deixe de ir ao médico e especialista, pois quanto mais cedo buscar ajuda melhor será a eficiência no tratamento!
Fontes: hospitalinfantilsabara/minhavida/clinicalucano Imagens: Reprodução/maesamigas/dorminhoco
Nenhum comentário:
Que tal deixar um comentário?