domingo, 6 de março de 2016

DEPOIS DE ADQUIRIR MEU YORKSHIRE COMO DEVO AGIR??

Já adquiriu o seu tão sonhado yorkshire? Quando adquirimos, mesmo enchendo o criador de perguntas e todas elas sendo devidamente respondidas, é no momento do convívio que a maior parte das duvidas irão surgir.

Os preparativos

Antes mesmo do seu cachorrinho chegar em casa, já é momento de fazer as primeiras compras:
  1. Tapetinho higiênico (nunca jornal, é proliferador de cistos de giardia);
  2. Recipiente para ração;
  3. Água filtrada e frutas não acidas;
  4. Caminha apropriada e cobertorzinho;
  5. Brinquedos (sempre de borracha para ajudar na mordedura e com barulhinhos para aguçar a atenção);
  6. Shampoo de bebe (lembre-se que os yorkshires são cães de cabelo, é de suma importância seu uso tópico não ser pet), condicionador e sabonete antibacteriano.

A chegada do yorkshire e adaptação à casa

A adaptação é um momento em que nossos pequenos ficam com a imunidade mais baixa, devido ao estress de estar conhecendo seu novo lar, sua nova família e ao mesmo tempo se desligando de seus irmãozinhos, seus amiguinhos e sua mamãe.
Procure pedir ao criador um objeto de referencia olfativa para esse momento de adaptação não ser tão estressante, já que os yorkshires têm no olfato o seu sentido mais apurado.
Não é indicado receber seu bebé num momento de férias, para assim eles não precisarem de ter dois tipos de adaptação: um de reconhecimento da família e depois ter de reaprender a rotina dela. Um final de semana é o ideal para entender e aprender os cheiros de cada pessoa e nos próximos dias aprender a rotina de todos em casa.

Os lugares certos

Yorkshire terrier
FOTOGRAFIA: HJ_WEST
A melhor forma de adestramento sobre xixi e coco, é colocá-lo no sítio certo de início. Para o cachorrinho, tudo é novo e mesmo que ele já tenha noção espacial para as suas necessidades, a casa ainda é nova e precisa de decorar o caminho certo.
Nestes primeiros dias, o ideal é deixar a caminha de dormir os recipientes para alimentação todos juntos, para não confundi-lo.
Após esse período, pode então coloca-lo para dormir e comer onde optar, pois ele já conheceu e “aprendeu” todos os lugares da casa. Pelo fato deles terem forte sintonia com seres humanos, nunca é indicado deixa-los limitados de contato humano.

A primeira visita ao veterinário

Assim como as crianças precisam de consultas periódicas em seu pediatras, seu filhote também necessitará de ter suas visitas ao veterinário.
É ele que dará as vacinas periódicas, conhecerá todo o histórico de seu animalzinho até à fase adulta, é ele que estará lhe orientando em momentos de dorzinhas dele.
Por isso, assim que decidir comprar seu yorkshire, procure de preferência o veterinário do canil onde o comprou, para dar seguimento aos cuidados necessários que ele teve desde seu pré natal. Dê preferência aos que atendem ao domicilio para evitar deixar seus bebes expostos em clínicas (já que podem deixar nossos bebes expostos a cargas virais de animais adoentados).
Dicas para a primeira visita veterinária:
  • Leve a carteira de vacinação, certifique-se de que as vacinas e a vermifugação estão em dia;
  • Preste a atenção se o veterinário examinou seu filhote, literalmente de cabo à rabo… é sinal de preocupação pelo seu filhote;
  • Pergunte todas suas duvidas, por menores e mais absurdas que você ache que sejam.
Se mesmo assim você não sentiu confortável com o veterinário, isso não quer dizer que ele seja um mau profissional, significa que sua personalidade não casou com a dele. Se preferir, procure outro veterinário, seja por indicações ou por pesquisa.
E só pare de procurar quando você encontrar o veterinário perfeito para seu filhote. Pois é ele que lhe acompanhará por longos e felizes anos.

O primeiro banho

Yorkshire terrier
FOTOGRAFIA: MIKE
O seu cachorrinho apenas pode passear ou tomar seu primeiro banho após estar vacinado.
Então, mãos à obra para deliciar-se em dar banho pessoalmente neles… tenho certeza absoluta que será o melhor banho deles e um dos momentos mais prazeirosos de vocês!
Não limite seus filhos, deixe todos curtir esse momento, porem para que resulte tudo bem, é sempre necessário ter os devidos cuidados e precauções.
O primeiro banho será aquele que servirá de referência ao seu cachorro para os demais, por isso, faça-o ser prazeiroso, divertido e relaxante.
Preparação para o banho:
  1. Coloque em uma banheira (pode ser de bebê) com água morna;
  2. Coloque o cão com os ouvidos protegidos com chumaços de algodão a fim de não permitir que entre água e assim prevenir infeções;
  3. Use shampoo neutro e esfregue-o como se estivesse fazendo uma massagem sobre ele. Lembre-se: esse momento pode ser muito prazeiroso para vocês, esfregue o corpo e a carinha com cuidados para não entrar a espuma na boca, nariz e olhos e enxague;
  4. Passe condicionador, deixe atuar por alguns minutos (nesse momento, aproveite para brincar com ele) e enxagúe;
  5. Com uma toalha felpuda, enxugue-o;
  6. Passe um creme para pentear e dê uma massagem;
  7. Penteie com pente próprio para pêlos de yorkshires terrier (nunca uma rasqueadeira ou escova com cerdas e com bolinhas na ponta). Penteie com muito cuidado, para não machuca-lo;
  8. Quando o pêlo do yorkshire estiver todo desembaraçado, ligue o secador em velocidade branda e temperatura baixa, vai secando e penteando. Quando passar o secador na carinha dele, sempre proteja os ouvidos, boca, nariz e olhos. Lembre-se que o barulho pode assusta-lo, nessa hora, faça carinhos, abrace-o, mostre a ele que você está por perto, ele assimilará o barulho com toda sua dedicação.
  9. Passe o pente para dar acabamento;
  10. Nunca esqueça de que todo este processo terá que ser prazeiroso para ambos, pois servirá de referência para futuros banhos.
Prontinho! O seu cãozinho está limpinho, cheirosinho e com certeza após uma boa alimentação, ele irá dormir muito relaxado.

A primeira visita ao petshop

Após a carga de vacinação, seu mocinho está pronto para a primeira visita ao petshop.
Porem, há cuidados que devemos ter. Já que deixaremos nosso bebe nas mãos de alguém estranho, temos de escolher um petshop que ofereça garantias:
  • Certifique-se que o petshop é idôneo, procure ouvir referencias de quem já levou algum cãozinho no estabelecimento;
  • Sem atrapalhar o bom andamento do profissional que está dando o banho em seu filhote, presencie o mesmo;
  • Aconselho não levar aos sábados, pois a procura desses estabelecimentos é grande e infelizmente, há alguns petshop que, mesmo não sendo permitido, dão tranquilizantes para os cães não latirem demasiado, acarretando sérios riscos para a saúde dos animais.

A primeira escovagem dos dentes

Cuidar dos dentinhos é outro item importante.
Devido à arcada dentária que eles possuem, há possibilidade deles desenvolverem arcada dupla e se no inicio ele não se acostumar a escovar os dentinhos (que já é uma forma saudável), quando eles realmente precisarem (por conta dos dentes encavalados, desenvolvendo maior tendência de acumulo de alimentos e assim bactérias) será mais difícil.
Na verdade, a primeira escovação não será necessariamente uma higienização perfeita dos dentes, mas sim uma forma de adaptação para as próximas, para assim, naturalmente ele ir deixando você escovar, sem stress.
  1. Pegue uma dedeira (dessas de escovar a gengivinhas de bebês) e coloque uma pequena porção de pasta de dente exclusivas para cães, de preferência as saborizadas, para o filhote relacionar aquele sabor gostoso, com a higienização bucal que você fará;
  2. Deixe-o lamber a pasta (não faz mal, ela é saborizada para isso mesmo) e com movimentos leves, vá massageando os dentinhos dele e o acarinhando-o;
  3. Não é necessário enxaguar;
  4. É necessário, pelo menos três vezes por semana fazer a higienização.

O primeiro passeio

Se seu bebe não possui tratamento de imunização intensiva, ele apenas poderá ter seu primeiro passeio a parques, shoppings ou quaisquer outros lugares que tenham contato com outros animais, após receber todas as cargas de vacinas.
Uma vez vacinado, então vocês poderão usufruir desse momento que é o passeio: deixe-o conhecer, cheirar tudo que ele se interessar, isso o fará não apenas interessado em aprender o que é novo, mas também ser um cão ativo, sem medos ou receios, já que você está lá para o proteger daquilo que lhe é prejudicial.

Preparado(a)?

Yorkshire terrier
FOTOGRAFIA: CHAD MILLER
Tenha certeza que esse texto é apenas a ponta do icebergue.
A cada momento que estivermos com eles, mesmo após seguirmos orientações dos criadores, dos veterinários e até mesmo amigos que já tenham tido a mesma experiência, é o convívio que nos fará entender e compreender a melhor forma de cuida-los.
Não há melhores cuidados, apesar de estar munido de informações e orientações corretas, que o nosso carinho e o nosso amor… pois ele sentirá, entenderá e em menos tempo que se imagina, ele não mais será um bebé…. e sim o mais novo integrante da sua família!

2 comentários:

  1. Orientação muito boa para o donos de cães, principalmente para a raça Yorkshire. Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Orientação muito boa para o donos de cães, principalmente para a raça Yorkshire. Ótimo texto.

    ResponderExcluir