sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Algumas DST'S consideradas importantes!!

DST'S

As doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como DST’s, são doenças infeciosas transmitidas, principalmente, durante o ato sexual. O método contraceptivo eficaz para prevenir todas essas doenças é o uso da camisinha durante a relação sexual tanto masculina como feminina. Além da higienização das áreas genitais, algumas dessas doenças podem ser, também, transmitidas congenitamente e por transfusões sanguíneas. Abaixo se encontra a lista das principais DST’s.

Gonorréia

É uma doença de origem bacteriana, a Neisseria gonorrhoeae, que se caracteriza pela presença de uma secreção purulenta amarelada liberada pela uretra e vagina, no homem e na mulher, respectivamente. O contágio com essa bactéria causa uma inflamação na uretra, próstata e útero e provoca uma série de complicações como aborto espontâneo, endometrite pós-parto, septicemia, dentre outros. O tratamento é feito com o uso de antibióticos.

Sífilis

A sífilis, também conhecida como cancro duro, é uma doença causada pelo contágio com a bactéria Treponema palidum e pode ser fatal e, inclusive, no caso da mulher, transmitir congenitamente para o feto, o que pode ocasionar abortos ou, no caso do nascimento, problemas físicos e mentais para a criança. A evolução dessa doença é lenta, inicia-se com uma ferida sem dor, com bordas elevadas e avermelhadas nas regiões que tenham entrado em contato com a bactéria, como por exemplo, as áreas genitais, ânus e boca. Esses sintomas aparecem e somem, até que a bactéria pode atingir órgãos vitais, como o coração, sistema nervoso, artérias, causando cegueira, paralisia, loucura e morte. O tratamento é feito com o uso de antibióticos.

Herpes genital

É doença recorrente causada pelo Vírus do Herpes Genital ou Herpes Simples Genital ou HSV-2, que causam lesões, pequenas bolhas, vermelhas e dolorosas na genitália feminina ou masculina. A pessoa pode ter sido contaminada pelo vírus, mas não necessariamente apresentar os sintomas da doença, que podem aparecer após uma crise de estresse, baixa imunidade, entre outros. Como complicações encontram-se o aborto, vaginite, proctite, etc. Ainda não há um tratamento eficaz para essa doença.

Condiloma genital ou HPV

Essa infecção é causada pelo papilomavírus humano, que forma verrugas, principalmente na glande, no prepúcio e no meato uretral no homem e a vulva, o períneo, a vagina e o colo do útero, na mulher. Sabe-se que o HPV está intimamente relacionado ao câncer de útero nas mulheres. Não há tratamento para eliminar o vírus, mas removem-se as verrugas por meio de congelamento, laser, cirurgia ou produtos químicos.

Hepatite B

Essa doença causa uma infecção hepática pelo vírus Hepatite B, que pode gerar tanto um sintoma inaparente como danos sérios (cirrose ou câncer do fígado). Essa doença caracteriza-se por um amarelamento da pele e mucosa. O vírus pode ser transmitido congenitamente. Não há tratamento, embora possa ser realizada uma prevenção através da vacinação.

Tricomoníase

É uma protozoonose causada pelo Trichomonas vaginalis, podendo causar inflamações com secreções brancas ou amareladas e mal cheirosas na vagina e, no caso dos homens, ardência ao urinar. O tratamento é com quimioterápico tanto oral, como no local.

Candidíase

É uma doença fúngica provocada pelo Candida albicans que se caracteriza por vermelhidão, coceira intensa, dor durante a relação sexual, corrimento branco e grumento. Nas mulheres, as lesões ocorrem no períneo, região perianal e virilha, entretanto no homem, na glande e no prepúcio. Raramente ocorrem complicações, mas em alguns casos pode ocorrer disseminação sistêmica. O tratamento é local ou sistêmico com um antifungicida.

Aids

Aids
É uma infecção crônica causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que infecta e destrói as células do sistema imunológico, o linfócito T CD4, resultando na baixa imunidade do organismo tornando-o susceptível a doenças oportunistas como pneumonia, tuberculose, tumores dentre outros, levando o indivíduo à morte. Os sintomas iniciais são febre, fadiga, distúrbio no sistema nervoso central, inchaço dos gânglios, dentre outros. Os tratamentos, os antirretrovirais, combatem o vírus e as infecções, mas não eliminam o patógeno do organismo, apenas controlam a doença, prolongando a vida do paciente.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?