sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

E AÍ COMO ESCOLHER O PESCADO,AMANTES RESPONDE!!



Alimento indiscutivelmente saudável, saboroso e cada vez mais presente no cardápio , o peixe pode ser encontrado nos quatro cantos de sua cidade, mas é preciso ficar atento às condições de higiene e qualidade do produto.


Para que o pescado continue sendo essa fonte rica em saúde, são necessários vários cuidados, desde a hora de pescar ou do cultivo, até quando ele vai à mesa do consumidor.


Para escolher um pescado de qualidade o consumidor deve estar atento em primeiro lugar ao estabelecimento, é obrigatório o uso de luvas descartáveis por quem manuseia o produto, o ambiente de manipulação do pescado deve estar bem higienizado, bem como os instrumentos de trabalho do peixeiro.


PESCADO FRESCO


Os peixes frescos devem possuir pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes e salientes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as brânquias (guelras) devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade; odor característico e não repugnante; livre de contaminantes (como areia, pedaços de metais, plásticos, combustíveis, sabão e moscas).


PESCADO SECO


O pescado seco é dessecado de forma apropriada sem adição de sais. O pescado salgado seco é dessecado inteiro e tratado com sal (cloreto de sódio). Ele deve estar armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos; ausência de mofo, ovos, ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável.


PRODUTOS CONGELADOS - Os produtos congelados devem ser conservados sempre a temperaturas inferiores a -18ºC e resfriados abaixo de 0ºC; no caso de produtos resfriados ou congelados, preste atenção se há poças de água no freezer e a presença de produtos molhados. Esses fatores podem indicar que o freezer foi desligado ou teve a sua temperatura reduzida, o que pode comprometer a qualidade do produto, causando sua deterioração; os peixes já fatiados e industrializados só devem ser adquiridos se estiverem carimbados com o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal);


PESCADO ENLATADO


- o pescado em conserva é armazenado em recipientes herméticos, podendo ser vendido nas seguintes categorias: ao natural é o pescado armazenado com salmoura fraca, adicionada ou não de temperos; em azeite ou em óleos comestíveis é o pescado armazenado em azeite de oliva ou outro óleo comestível, adicionado ou não de temperos.


Os rótulos ou embalagens devem apresentar informações obrigatórias, como identificação da origem, prazo de validade, instruções para uso, quando necessário, o Selo de Inspeção Federal (SIF).


CUIDADO COM AS EMBALAGENS


- A embalagem deve conter o nome do produto; lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade. Isto é, o ingrediente que estiver em maior quantidade deve vir primeiro, e assim por diante; conteúdo líquido (quantidade ou volume que o produto apresenta); identificação da origem (identificação do país ou local de produção daquele produto); identificação do lote;


PRAZO DE VALIDADE:


o DIA e o MÊS para produtos com duração mínima menor do que 3 meses e o MÊS e o ANO para produtos com duração superior a 3 meses; instruções para o uso, quando necessário. Selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual ou Municipal. No caso de produtos importados, as informações devem estar em português.


Os produtores de pescado embalado devem ainda declarar a rotulagem nutricional obrigatória com as seguintes informações: valor Energético, carboidratos, proteínas, gordura totais, gorduras saturadas, gordura trans, fibra alimentar e sódio.


Escolha um estabelecimento organizado e limpo; verifique a higiene dos atendentes; observe se os pescados estão mantidos na temperatura recomendada pelo fabricante (refrigerados, congelados ou à temperatura ambiente); adquira o pescado (refrigerado ou congelado) ao final das compras.


RESUMINDO:






Repare na pele – O peixe bom tem a sua pele brilhante, ao contrário do ruim, que já tem sua superfície opaca e sem vida.

Foco nas escamas – Elas devem estar bem firmes no corpo do peixe. Se você puxar uma delas e soltar com facilidade, é um indício de que você deve buscar por outro animal.

Olhos brilhando – Assim como a pele, os olhos devem estar brilhando com cores vivas. Caso estejam cinza ou esbranquiçados, é mau sinal.

Brânquias vermelhas – Também conhecidas como guelras, essa parte localizada no fim da cabeça deve estar o mais avermelhada possível. Descarte os que estiverem com elas rosadas ou acinzentadas.

Aperte a barriga – Musculatura firme é uma característica de peixe fresco. Apertando a barriga, seu dedo pode até fazer uma marca, mas ela deve sumir em pouco tempo. Caso a pele não volte ao normal, também procure outro peixe.

Sinta o cheiro – Peixes têm cheiro forte, mas não igual em todos. Os bons cheiram à maresia.
Alan Calvet é Prof e Biólogo com experiência em saúde pública
Crbio: 107.266/05-D

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?