quinta-feira, 26 de novembro de 2015

( Botânica ) 7 ÁRVORES PARA PLANTAR EM AMBIENTE URBANO!!

A falta de arborização nas grandes cidades transformam os ambientes urbanos em grandes ilhas de calor. A cidade de São Paulo, por exemplo, registrou  34,3º C no último dia 17/9 ,a temperatura mais alta registrada no inverno desde 2004. E o fato, não é isolado. As temperaturas estão subindo em muitas capitais das regiões Sudeste e Centro-oeste, enquanto na região Sul, está geando.
Por isso, algumas cidades estão investindo em campanhas que visam incentivar o plantio de árvores - e não só isso, mas também a manutenção delas - para minimizar os efeitos do calor, aumentar a umidade do ar, deixar as cidades mais verdes e mais bonitas.
Na cidade de Senhora dos Remédios, em Minas Gerais, por exemplo, a população já tem o hábito de plantar uma árvore cada vez que nasce um bebê na cidade. A campanha caiu na internet e se espalhou pelo Brasil. Hoje, outras cidades já implantaram o "Uma criança, uma árvore". Veja a lista: Clevelândia (PR), Sorocaba (SP), Diamantina (MG), Guarapari (ES), Itaperuna (RJ), Ituverava (SP), Penápolis (SP), Passos (MG), Tramandaí (MG), São José do Rio Preto (SP) e São Caetano do Sul (SP).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), entre as cidades brasileiras que tem uma população com mais de 1 milhão de habitantes , Goiânia (GO) aparece em primeiro lugar quando o assunto é árvore plantada ao redor das casas, com quase 90% dos domicílios contemplados . A seguir vêm Campinas (SP) Belo Horizonte (MG), com 88,4% e 83%, respectivamente.
"O plantio de árvores nas cidades deve ser orientado por especialistas na área, pois algumas espécies podem ser prejudiciais à outras árvores nativas do local", explica Ricardo Rodrigues, doLaboratório de Ecologia e restauração Florestal (LERF), da Esalq/Usp, em Piracicaba (SP). "Cada bioma tem suas espécies e, mesmo na cidade, isso precisa ser respeitado".
GLOBO RURAL reuniu 7 espécies recomendáveis para deixar as cidades mais verdes. Confira:
1 - Ipê amarelo (Tabebuia serratifolia)
ipe-amarelo (Foto: Wikimedia Commons)
Natural da Mata Atântica, o ipê, também conhecido como pau d'arco, é uma excelente árvore para o plantio urbano, isso sem falar da bela coloração amarela. É uma árvoré que pode chegar até 20 metros, apesar de crescer de forma mais demorada. 
2 - Ipê roxo (Tabebuia avellanedae)
arvore_ipe (Foto: Gustavo Lourenção)
Da mesma família do ipê amarelo, o ipê roxo tem características parecidas, mas pode alcançar até 35 metros de altura. Muito usado na arborização urbana.
3 - Resedá (Lagerstroemia indica)
Popularmente conhecida como Extremosa ou Escumilha, a resedá é bastante utilizada na arborização urbana devido à coloração intensa de suas flores, mas esta espécie não é nativa do Brasil. Ela veio da Índia e se desenvolve em locais de clima mais frio, como as cidades da região Sul.
4 - Cássia (Cassia spectabilis)
cassia-carnaval (Foto: Wikimedia Commons)
A cassia não é uma árvore muito alta, alcança até 8 metros. Em compensação, seu crescimento é considerado rápido. 
5 - Quaresmeira (Tibouchina granulosa)
Tem esse nome por conta de sua época de floração, que acontece entre janeiro e abril, mesmo período da quaresma. Essa espécie ocorre naturalmente na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Muito aplicada em canteiros e praças públicas, a quaresmeira tem um forte apelo paisagístico, até em função de sua beleza durante a floração.
6 - Manacá-da-Serra (Tibouchina mutabilis)
manaca-das-serras (Foto: Wikimedia Commnons)
O manacá pode chegar alcançar até 12 metros e é excelente para a arborização urbana. É uma árvore pioneira da Mata Atlântica brasileira, comum nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
7 - Pata-de-vaca (Bauhinia forficata)
Árvore genuinamente brasileira, a Bauhinia forficata pode produzir lindas flores para colorir a cidade. Geralmente, ela ocorre em regiões como o Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de países vizinhos como o Uruguai, Paraguai, Peru e Bolívia.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?