quinta-feira, 26 de novembro de 2015

VOCÊS CONHECEM OS ANIMAIS AMIGOS DA HORTA??

Quem tem um quintal grande e espaçoso em casa, com boa parte de terra, jardins e hortas, sabe também que terá a visita constante de alguns bichinhos, como insetos, percevejos ou joaninhas.
Muitas pessoas saem correndo para matá-los, pensando que esses animais podem ser prejudiciais. Alguns, claro, são, mas em compensação tem muitos que são extremamente benéficos para a produção agrícola caseira. Manter um certo nível desses bichinhos na horta é fundamental.
No entanto, para que a horta seja bem sucedida, é preciso que o hortelão saiba fazer o controle biológico. Alguns bichinhos fazem tão bem para a produção de alimentos que substituem os agrotóxicos, pois combatem seus inimigos naturais (pragas) que atacam os alimentos.
Confira a lista que GLOBO RURAL preparou para você:
Abelha
abelha-controle-biologico-horta (Foto: Creative Commons)
Uma colmeia não é apenas importante para a produção de mel. As abelhas são extremamente eficazes no processo de polinização, essencial das algumas plantas. Sua importância é tão grande, que alguns apicultores alugam suas criações para agricultores polinizarem suas plantações.
A presença de abelhas indica que há diversidade e que as flores vão se multiplicar. Não as extermine. Agora, se o enxame for muito grande, chame o corpo de bombeiros para uma orientação mais adequada.
Joaninha
joaninha-controle-biologico-horta (Foto: Creative Commons)
joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso, sua dieta também inclui larvasácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos.
Uma joaninha é capaz de devorar 200 pulgões em um dia.
Aranha
aranha-controle-biologico-horta (Foto: Creative Commons)
Principais predadoras, as aranhas comem mais pestes insetos prejudiciais que todos os outros bichos juntos. Portanto, pense duas vezes antes de pisar naquela pequena aranhazinha que resolveu dar uma voltinha em sua plantação.
Claro, tome o maior cuidado quando estiver por perto: as aranhas, para se defender, podem atacar o homem também. 
Minhoca
minhoca-controle-biologico-horta (Foto: Creative Commons)
Um dos principais fatores de sucesso de uma boa horta, a minhoca cava túneis e buracos que, além de arejar o solo para que as plantas “respirem” melhor, escoa a água da chuva e de irrigação.
A minhoca também despeja suas fezes no solo e colabora na produção do húmus, matéria orgânica que inclui fezes e decomposição de animais e restos orgânicos de plantas. O húmus é essencial para o enriquecimento e fortalecimento do solo.
Percevejo
percevejo-controle-biologico-horta (Foto: Creative Commons)
Junto com os escaravelhos, os percevejos constituem o “exército dos mais temidos” das hortas. As pequenas pestes, como pulgões e formigas que se alimentam do caule e das plantas, tendem a fugir do habitat de percevejos. As que ficam são devoradas por eles, que ajudam a manter o controle biológico da horta.
Libélula
libelula-controle-biologico-horta (Foto: Creative Commons)
Conhecida como a ave rapina dos insetos, a libélula está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo importante controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais.
Segundo biólogos, elas comem sem parar e, apesar da aparência frágil, são capazes de consumir até 30 moscas em um dia. 
É importante que sua horta não esteja localizada em lugares onde habitam grandes predadores da libélula, como grandes aranhas, rãs e sapos.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?