quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CAFÉ: O QUE TEM DE VERDADE?

Mitos e verdades sobre o café

Será verdade que a bebida pode aliviar a dor de cabeça e melhorar o humor das pessoas?

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

cafe-coadores-cafe-octavio (Foto: Roberto Seba/Ed. Globo)


Pesquisas da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) indicam que a bebida está presente em mais de 98% das casas no país. Além do sabor marcante, os grãos de café são ricos em poderosos nutrientes que trazem benefícios à saúde, percepção associada por 72% dos consumidores.


A engenheira de alimentos Eliana Relvas de Almeida explica o que é mito ou verdade sobre esta bebida:


Dor de cabeça: verdade O café pode contribuir para aliviar dores de cabeça, pois contém cafeína, uma substância vasoconstrictora. Quando ingerida, nos primeiros momentos, ajuda a amenizar a dor. Por isso, alguns medicamentos contém cafeína em sua fórmula.


Doenças cardíacas: verdade Pesquisas apontam que o café pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de algumas doenças, como Parkinson, Alzheimer e cardíacas. Mas é preciso procurar orientação médica para esclarecer todas as informações, principalmente quando envolve fatores genéticos.


Café vicia?: mito É ma das dúvidas mais comuns é se o café vicia. Estudos de mapeamento cerebral indicam que a cafeína não está ligada ao circuito de dependência do cérebro.


Bom humor: verdade A cafeína é uma forte aliada do bom humor, pois ajuda a manter o estado de excitação e de relaxamento. Quem busca por concentração, encontra no café muita energia, porque a bebida possui uma substância que libera adrenalina, provocando estado de alerta e mais disposição. Por isso, quem tem dificuldades para dormir deve degustar o cafezinho com um pouco mais de moderação.


Crianças não podem tomar café: mito É mito que crianças não podem tomar café. A ingestão deve ser, de preferência, com leite e moderada, assim como de outros produtos que contêm cafeína, a exemplo do chocolate, do refrigerante de cola e do chá. Grávidas e idosos também podem consumir a bebida, desde que saibam a quantidade tolerada pelo organismo.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?