quinta-feira, 26 de novembro de 2015

( Mulher ) CORRIMENTO VAGINAL,VOCÊ SABE O QUE É?

Toda mulher apresenta conteúdo vaginal. A diferença entre o conteúdo normal e o corrimento está na alteração do volume, da cor e do odor, além dos sintomas que causam. O conteúdo vaginal normal tem odor inespecífico e varia de mulher para mulher. O volume normal varia de pessoa para pessoa e de acordo com as fases do ciclo menstrual e as fases da vida da mulher. Na segunda metade do ciclo, o volume aumenta, podendo às vezes sujar as vestes íntimas. Na juventude, antes da primeira menstruação, e após a menopausa, o conteúdo é quase nulo por conta dos baixos níveis dos hormônios femininos no organismo. Na gravidez, no geral aumenta.

Serão sinais de corrimento:

* O aumento do volume do conteúdo vaginal
* Quando umedecer as vestes íntimas todos os dias, às vezes passando para as roupas externas
* Quando variar a cor de branco opalescente e cristalino (de acordo com a fase do ciclo) para amarelo tipo pus, amarelo-acinzentado, amarelo-esverdeado, branco-amarelado etc
* Quando o odor se tornar fétido principalmente após relação sexual e no final do ciclo menstrual.
Os sintomas são principalmente:

Coceira vulvovaginal
Ardor
Dor pélvica
Dor e ardor ao urinar
Dor durante a relação sexual.
Causas
Na maioria das vezes o corrimento é provocado por alterações do equilíbrio da flora vaginal. Algumas bactérias são próprias da vagina e fazem a defesa contra infecções. Estas são algumas condições que predispõem a este desequilíbrio:

* Hábitos de higiene desfavoráveis
* Relações sexuais sem uso de preservativo
* Alérgenos (perfumes, geleias contraceptivas, tecidos, sabão , duchas vaginais, banho de espuma, etc)
* Agentes infecciosos, como vaginose bacteriana, candidíase, tricomoníase, clamídia, gonorreia e HPV
* Problemas dermatológicos, como dermatite atópica, psoríase, etc
* Alteração do PH vaginal: o ph ácido da vagina normal fica entre 3,5 e 4,5. Esses níveis constituem uma barreira de defesa contra germes
* Condições que alteram o PH e ou a flora bacteriana, como diabetes, queda imunológica por estresse ou doença, uso de antibioticoterapia, duchas vaginais, gestação, ciclo menstrual etc
* Causas inespecíficas, como ausência de bacilos de Doderlein, bactéria que faz uma barreira de defesa do aparelho genital
* Atrofia vaginal, que é o afinamento e ressecamento das paredes vaginais durante menopausa
* Infecção pélvica após cirurgia.
Fatores de risco
Uso de antibióticos prolongado
Sexo sem proteção
Uso de pílulas anticoncepcionais
Diabetes não controlada
Menopausa
Sistema imunológico comprometido.
Sintomas de Corrimento vaginal
A cor do conteúdo vaginal pode mudar durante o ciclo menstrual sem que isso caracterize uma doença. Na maior parte do tempo ela é branca, mas no meio do ciclo menstrual, costuma ter aspecto de clara de ovo. Também é possível que ela apareça ligeiramente amarelada na calcinha por conta de reações químicas que a secreção sofre quando entra em contato com o ambiente externo.

Corrimento vaginal pode ser sintoma de algo mais grave
Você sabe quando o corrimento vaginal indica um problema?
Já o corrimento vaginal suspeito provoca uma espécie de mancha branco-acinzentada ou amarelo-esverdeada na calcinha e, além do cheiro forte, do ardor e da coceira, pode estar associado a uma dor na região pélvica.
Confira os diferentes tipos de corrimento vaginal e o que eles podem indicar:
Marrom ou cor de sangue escuro
Pode indicar ciclos menstruais irregulares, ou com menos frequência, câncer cervical ou do endométrio. Pode vir acompanhado de dores abdominais e sangramentos.
Amarelo semelhante a pus
Pode indicar gonorreia, e pode vir acompanhado de sangramento entre os períodos; dor e sangramento ao urinar, com curta duração podendo por isto passar despercebido.
Amarelo-esverdeado ou acinzentado, bolhoso, fluido e com mau cheiro
Pode indicar tricomoníase, principalmente se houver dor e desconforto em baixo ventre e durante a relação sexual e coceira vaginal intensa.
Cor de rosa
Eliminação do revestimento interno do útero após o parto, também chamado de lóquios.
Espesso e branco esverdeado, com grumos
Se o corrimento for semelhante a leite talhado indica infecção vaginal por fungo (cândida), que podem vir acompanhada de inchaço, sensibilidade vulvovaginal intensa, irritação e ardor ao redor da vulva, coceira intensa e relações sexuais dolorosas e dor ao urinar. Costuma melhorar durante as menstruações.
Amarelo-acinzentado fluido, com odor de peixe podre
Se esse corrimento ocorrer após as relações sexuais e ou menstruações indica vaginose bacteriana, que vem acompanhada de coceira ou ardência, vermelhidão e inchaço da vagina e vulva.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?