quarta-feira, 11 de novembro de 2015

CURIOSIDADES: Quem são os animais do desenho Bob esponja?? DIÁRIO & AMANTES RESPONDE!!


O Bob Esponja é uma Esponja-do-mar. Ao contrário do personagem, as esponjas, animais pertencentes ao Filo Porifera, são organismos primitivos e sésseis (não se movem) e são os animais mais simples que existem, com tecidos parcialmente diferenciados, porém sem músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos. A maior parte das esponjas é marinha, alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células. Nem todas as esponjas são amarelas, existem esponjas de todas as cores!

O Patrick é uma Estrela-do-mar. Pertencem ao Filo Echinodermata, à classe Asteroidea. São animais com o corpo formado por duas partes: o disco central com a boca e o ânus voltada para baixo (ventral); e os braços, que têm carreiras de pequenos pés tubulares capazes de movimentá-la. É um animal carnívoro e grande predador, com preferência por molusco e esponjas (o Bob Esponja não tem nenhuma razão para ser amigo do Patrick). Algumas espécies são capazes de regenerar-se. Se um dos braços é separado do corpo ele é substituídos, enquanto um novo organismo completo crescerá do braço isolado. Para comer, tiram seu estômago para fora do corpo sobre a vítima e faz a degustação. Depois de satisfeita, o estômago volta para dentro do corpo.

O Senhor Siriguejo é um caranguejo. Apesar do nome sugerir uma mistura de siri com caranguejo, essa combinação não é possível. Os caranguejos do Filo Arthropoda e do Sub-filo Crustacea. São animais bastante resistentes com uma carapaça protetora nas costas. Habitam as regiões litorâneas do mundo todo, sendo que algumas espécies preferem área de mangue. Alimentam-se de peixes e outras espécies de animais mortos. Possuem dois olhos na extremidade da cabeça assim como o personagem.

O Lula Molusco é um polvo e de lula não tem nada. O polvo são do filo Mollusca da classe Cephalopoda que possuem oito braços com fortes ventosas dispostos à volta da boca, o corpo é mole e não tem esqueleto. Como meios de defesa, o polvo possui a capacidade de largar tinta camuflagem que confunde o inimigo. Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e invertebrados. Possuem 8 braços e não 6 como o personagem do desenho animado.
O Gary é um Caramujo-marinho. Esse animal também pertence ao Filo Mollusca, só que são da Classe Gastropoda. Esses animais tem o corpo protegido por uma concha, com formato helicoidal sobre o lado direito. Muitos dos gastrópodes marinhos têm modo de vida endobentónico, isto é, vivem enterrados no subsolo. O personagem não poderia viver em harmonia com um polvo e uma estrela-do-mar por perto, pois são seus pratos favorito!

OBS!! O desenho do Bob Esponja existe desde 1999 e foi criado pelo desenhista e cientista marinho americano Stephen Hillenburg, que imaginou o cartoon enquanto dava aulas de biologia. Ou seja, o criador do desenho é um colega!


Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?